Bia Cardoso relembra trajetória no futebol e revela meta para a temporada: “Meu objetivo é conseguir o acesso para a A1”
Bia Cardoso foi um dos reforços do Futebol Feminino do Fluminense para a temporada 2022. A zagueira de 23 anos concedeu uma entrevista ao site oficial do clube e demonstrou ansiedade em estrear com a armadura tricolor. A atleta falou sobre sua trajetória no futebol, revelou a paixão por outro esporte, ressaltou o apoio da família e suas inspirações no futebol.
Confira a entrevista na íntegra:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Paixão pelo futebol:
“O meu amor pelo futebol começou cedo. Com 5 anos eu já assistia os garotos jogando em frente ao condomínio onde eu morava, em São Paulo, então, comecei a ter a paixão pelo esporte, querer jogar, aprender a fazer o que eles faziam com a bola. Depois disso, comecei a acompanhar muito a Seleção Brasileira e jogar bola na rua todos os dias.”
Duas paixões:
“Dos 6 anos aos 11 anos, me apaixonei por outro esporte, que é o taekwondo. Treinava todo sábado e domingo e dividia com a paixão de jogar futebol na rua, porém, o meu amor pelo futebol era tão grande que eu queria entrar em alguma escolinha ou algum time.”
Início da carreira:
“Perto de casa, conheci o projeto Peneirinha. Depois disso, o futebol foi ficando ainda mais constante na minha vida. No começo de 2011, meu professor de Educação Física falou sobre o Centro Olímpico. Fiz a peneira, mas minha mãe pediu que eu terminasse o que comecei, se referindo ao taekwondo, pois eu já estava na faixa mais avançada e tinha que me formar como professora. Quando ouvi meu nome foi uma sensação de alívio, o técnico conversou comigo e falou que eu tinha passado e que fazia parte do time Centro Olímpico. Foi uma felicidade enorme, mas realmente não podia deixar de lado o taekwondo. No final de 2011 me tornei faixa preta, cumprindo a promessa para a minha mãe. Participei de vários campeonatos que na época era famosos para as categorias de base como: Taça São Paulo, Fedeesp, Regionais, Copa Coca Cola, Copa Juventus, entre outros.”
Clubes:
“Em 2017 fui para o Juventus da Mooca, meu primeiro time profissional e adulto. Trabalhei com ótimos profissionais e fiquei até o começo de 2021, quando o clube desfez o time por falta de patrocínio. No mesmo ano, o Vasco da Gama me contratou para jogar o Brasileiro A2 e Carioca. Foi minha primeira vez longe da família e correndo atrás do meu sonho. Também trabalhei com profissionais excelentes.”
Objetivos no Fluminense:
“Em 2022 fui contratada pelo Fluminense e sabia que eu precisava encarar isso como uma oportunidade única e motivadora, então aceitei o convite e estou aqui agora, motivada para defender esta camisa. Meu objetivo é conseguir o acesso para a A1 com o Time de Guerreiras.”
Objetivos pessoais:
“Meu maior sonho é poder dar tudo aquilo que minha família deseja. Já sonhei muito com a Seleção Brasileira, mas hoje acho que é consequência do meu trabalho. Se eu estiver bem e tiver a oportunidade de ser chamada, irei agarrar com toda força”.
Apoio da família:
“Além de me inspirarem a continuar o meu sonho, minha família me apoia em tudo que faço. Assistem aos jogos, comentam comigo, criticam, elogiam. Eles são meu alicerce de tudo.”
Inspirações no futebol:
“Tem jogadores que admiro e que me inspiram dentro e fora de campo. Cristiano Ronaldo, Érika, Formiga, Grazi, entre outros. Com todos eles eu aprendi que para chegar onde queremos não podemos parar de tentar. Então eu carrego comigo a seguinte frase: “Believe in Yourself“, acredite em você.”
Fotos: Leonardo Brasil/FFC