Do 13° ao Z4 – os cenários do Fluminense após o fechamento da 18ª rodada
O Fluminense volta a campo amanhã querendo vencer para se afastar da zona maldita da competição e, ao mesmo tempo, abrir novos horizontes no cenário do Brasileirão. Com os resultados até aqui, o Flu não foi ultrapassado por nenhum adversário – Grêmio perdeu e ficou com 16 pontos; América-MG venceu, mas segue atrás no saldo de gols – e pode terminar a rodada tanto em 13° lugar quanto dentro da zona, a depender dos demais resultados, e o do seu próprio jogo.
No melhor dos cenários, o Flu vence o Bahia e chega aos 21 pontos. Vejam os jogos que podem impactar na classificação:
Confronto direto em posições logo acima do Flu: o São Paulo, com 21 pontos em 12° lugar, recebe o Juventude, em 13° com 20 pontos. Caso haja vencedor nesse jogo, o Flu ultrapassa o perdedor; em caso de empate, o tricolor ultrapassaria a equipe do sul pelo saldo de gols – terminariam empatadas em pontos (21pta cada) mas o saldo de gols do Flu passaria a ser melhor;
No outro jogo que nos importa, o Cuiabá, com 20 pontos e em 14°, visita o Fortaleza, que faz boa campanha e está em 3°, com 32 pontos. Caso de vitória dos cearenses, ou de empate, o Flu ultrapassa o Cuiabá na tabela.
Trocando em miúdos: o Flu só entra na zona se for goleado pelo Bahia – pois aí ficaria atrás no saldo do América-MG. Em caso de derrota simples, ainda dorme fora da zona. Já em caso de vitória, no mínimo, o Flu ultrapassaria dois concorrentes: o Bahia e ou o São Paulo e ou o Juventude. No melhor cenário, ultrapassa três concorrentes, e se aproxima do pelotão intermediário.
Vale ressaltar que o Flu ainda joga nessa semana pelo Brasileirão, para cumprir o jogo contra o Juventude, adiado devido ao rearranjo da Libertadores e Copa do Brasil. Caso vença, o Flu volta à briga pelo G6 e o sonho de voltar à Libertadores em 2022, através do Brasileirão.
ST

