Análise Tática: com mais velocidade no ataque, Fluminense vence Fla-Flu

Compartilhe

Aos 22 minutos do segundo tempo do Fla-Flu, Roger Machado sacou Fred para entrada de Lucca no Fluminense. A alteração mudou a configuração do ataque, deixando mais veloz e com mais mobilidade. Mas, no fim, foi André que marcou o gol da vitória tricolor na Arena Corinthians.

O Flu começou o clássico acuado mesmo com os retornos de Samuel Xavier e, principalmente, de Caio Paulista. O rival terminou a primeira etapa com 68% de posse de bola. Além disso, segundo dados do SofaScore, também realizou mais desarmes (11 a 8) e interceptações (5 a 3).

O Tricolor voltou a ter o baixo índice de acertos nos passes das partidas anteriores. Apenas 76% de aproveitamento. E Cazares, que entrou com a função de articulador, teve dificuldade em dar sequência às jogadas. Tendo nove perdas da posse de bola em 67 minutos em campo. O equatoriano não conseguiu, por exemplo, enxergar as subidas de Egídio pela esquerda.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Egídio no lance perigoso de Fred no Fla-Flu
Mesmo sendo pouco acionado, Egídio aparecia livre pelo lado esquerdo. Em uma das raras oportunidades do Fluminense no primeiro tempo, o lateral cruzou na cabeça de Fred, mas Diego Alves defendeu a única finalização no alvo do Tricolor na etapa inicial (Frame: Reprodução/ge)

Mudanças surtem efeito e Fluminense melhora no segundo tempo do Fla-Flu

Nenê, André e Lucca entraram no Fluminense durante o Fla-Flu
Nenê, André e Lucca entraram no segundo tempo do Fla-Flu (Foto: Lucas Merçon/FFC)

A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira. Até que, aos 22 minutos, Roger fez a substituição que abre este texto. Com Lucca, o Fluminense passou a ter mais mobilidade e, sobretudo, mais velocidade para explorar os espaços deixados pelo Rubro-Negro. Conforme explicou o treinador.

“Ao colocar o Lucca na frente, que é um jogador de velocidade, a estrutura é a mesma, mas a característica mudou. A gente não pode ficar muito preso ao desenho que está dentro de campo sem pensar nas características dos jogadores. Eu posso alterá-la de várias formas, entre elas, mudando a característica do jogo como eu fiz hoje”, disse Roger Machado na coletiva de imprensa.

Mapa de calor de Lucca durante o Fla-Flu
O mapa de calor mostra que Lucca tocou na bola em diversos pontos do campo. Atacante ainda teve duas finalizações no alvo e perdeu uma grande chance ao driblar Diego Alves, mas chutou fraco (Foto: Reprodução/SofaScore)

O gol, no entanto, sairia com a participação dos cinco que entraram na segunda etapa. Nenê segurou a bola no meio-campo e encontrou Kayky. O camisa 37, por sua vez, tocou para Luiz Henrique, que utilizou toda a sua habilidade e ousadia para passar por dois marcadores e cruzar. Lucca fez o corta-luz para a André finalizar. Detalhe para a infiltração do volante que apareceu dentro da área.

André comemora gol decisivo no Fla-Flu
André precisou de apenas um toque na bola para garantir a vitória do Fluminense. Volante marcou o primeiro gol como profissional e depois do jogo revelou o hábito de balançar as redes contra o Flamengo nas divisões de base (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Próximo jogo

Com a vitória no Fla-Flu, o Fluminense voltou a somar três pontos após quatro jogos sem vitória. Assim, sobe para a nona colocação, com 13 pontos. O Tricolor volta a campo na próxima quarta-feira (07), contra o Ceará em São Januário.

ST

Lucas Meireles


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.