Mário Bittencourt explica como recebe as parcelas da venda de jogadores e revela alguns atrasos: “Da mesma forma que esperamos que nossos credores tenham paciência, também compreendemos”
Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira para falar sobre os dois anos de sua gestão à frente do clube. Ao final da apresentação, o mandatário abriu para perguntas dos jornalistas presentes.
Dessa forma, Mário Bittencourt foi questionado a respeito do recebimento de parcelas tanto da venda de jogadores, quanto de valores provenientes do Mecanismo de Solidariedade da FIFA. O presidente explicou que o clube recebe os valores devidos e que eventuais atrasos nas parcelas são tratados com paciência, principalmente observado o momento de pandemia e as consequentes dificuldades financeiras de todos os clubes.
Sobre a venda de Evanilson ao Porto, por exemplo, Mário Bittencourt afirmou que o clube português pagou apenas metade do valor da primeira parcela. O presidente, no entanto, diz se pautar na boa relação entre os clubes e do momento de crise compartilhada dos clubes, afetados diretamente pela pandemia de Covid-19.
“O Porto só pagou 50% da primeira parcela porque passa por dificuldades financeiras também, assim como quase todos os clubes no mundo. Devem pagar a outra metade da primeira parcela em breve. Mas tem boa relação conosco. Optamos em não ajuizar, porque há custo financeiro e porque temos boa relação. E da mesma forma que esperamos que nossos credores tenham paciência, nós também temos um nível de compreensão. Temos certeza que, aos poucos, vamos recebendo”, disse o presidente.
Foto: Mailson Santana/FFC
Em relação ao recebimento dos valores referentes ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA, o presidente tricolor afirmou que em sua maior parte o dinheiro é recebido também de forma parcelada, já que a maior parte das negociações são feitas dessa forma.
“Nós recebemos sim esses valores. Recebemos parcelado quando as compras são parceladas. Recebemos no mesmo dia que o clube que vendeu recebe a parcela da compra. Em alguns casos se paga diretamente, em outros o clube faz o repasse. Do Wendel estamos recebendo direitinho. A relação com a Fiorentina (Pedro) é boa, estamos recebendo o do Gilberto direitinho. A Fifa faz um controle muito grande”, explicou Mário.