Secretaria Municipal de Saúde multa Maracanã por convidados no Fla-Flu

Compartilhe

A Prefeitura do Rio de Janeiro emitiu uma multa de R$ 14.060,72 reais para ao Maracanã por causa dos convidados no último sábado (15). Em nota oficial, a Secretaria de Saúde classificou como “infração gravíssima” a presença de torcedores no primeiro jogo da final do Carioca. De acordo com o jornal “O Globo”, a FERJ permitiu que cada clube levasse até 150 convidados. No entanto, segundo o órgão, a Federação de Futebol do Rio não informou e nem teve autorização da Vigilância Sanitária. A multa recai sobre a dupla Fla-Flu, responsável desde 2019 por administrar o Maraca.

FERJ e Flamengo vinham tentando a liberação de até 30% do público na final desde o início da semana. Mas tiveram o pedido negado pela Prefeitura com base no Decreto 48425/21. mesmo que ainda ficado de analisar a solicitação para a segunda partida. A Federação então enviou, na noite de sexta, um e-mail confirmando que cada clube poderia levar até 150 pessoas. Também ficariam responsáveis pela testagem dos mesmos.

De acordo com a própria Entidade, a FERJ registrou 148 convidados no Maracanã. A maior parte (114) por parte do Fla. Mas, segundo o “ge”, o clube não fez testes para a COVID. A diretoria rubro-negra apenas teria orientado que se mantivessem a distância. Os torcedores ainda protagonizaram brigas no fim do jogo como conta o repórter do ST, João Gurgel. Veja no vídeo:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Prefeitura do Rio multa Maracanã pela presença de convidados. Torcedores arranjaram confusão no fim do jogo
Confusão envolvendo os torcedores e a PM no hall das arquibancadas (Frame: Reprodução/João Gurgel)

O Fluminense, por outro lado, confirmou em nota oficial que não levou nenhum convidado. De acordo com o clube — que vinha sendo contra o público na final —, os presentes no lado tricolor eram membros da diretoria ou funcionários do Flu.

 

Nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde sobre a multa por causa dos convidados no Maracanã

“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a presença de público em estádios e ginásios esportivos, ainda que não pagante, está expressamente vedada por força do Decreto 48425/21.

A iniciativa de manter 300 convidados no interior do estádio do Maracanã para assistirem à partida entre Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Carioca, ocorrida sábado (15/05), configurou infração sanitária classificada como gravíssima, pelo potencial do dano causado, conforme previsto no art. 30, XXV do Decreto 45585/18, combinado com o Decreto 48425/21, que prevê a penalidade de multa.

Por isso, será aplicada uma multa, no valor de R$14.060,72, à administração do Maracanã, que tem a responsabilidade de zelar pelo cumprimento das medidas de proteção à vida.

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) ressalta ainda que tanto o Maracanã quanto a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), organizadora da competição, não fizeram qualquer pedido para a liberação da presença de público no estádio”.

Próximo jogo

FERJ e Flamengo ainda tentam a liberação de público para a segunda partida. Em nota, a Federação disse que iria “chamar o VAR” para ter torcedores no estádio. Os dois esperam poder contar com até 18 mil torcedores (um terço da capacidade) no Maracanã.

O primeiro jogo da final terminou empatado em 1 a 1 com gols de Gabriel Barbosa e Abel Hernández. A dupla Fla-Flu volta a campo no próximo sábado (22), às 21h, no Maracanã. Como não há vantagem, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.