Roger utilizou 22 jogadores nas três partidas no comando do Flu – Veja os números
Por: Edu Marques e Gabriel Gonçalves
Roger Machado chegou a marca de três jogos no comando do Fluminense e colocou, ao todo, 22 jogadores em campo. O treinador está na busca das melhores peças para compor a equipe para essa temporada. E nessas partidas, o ataque foi o setor com o maior número de mudanças tanto nos times titulares, tanto nas substituições ao longo dos jogos – nenhum dos atletas que iniciaram as partidas como atacantes jogaram os 90 minutos. Já a parte defensiva foi a que menos teve alterações e só teve a entrada do Nino no time titular no lugar do Frazan, na partida contra o Boavista. Todos os outros jogadores de defesa jogaram as três partidas completas.
O treinador só repetiu nas três escalações iniciais cinco jogadores: Marcos Felipe, Matheus Ferraz, Danilo Barcelos, Igor Julião e Michel Araújo. O último é o único que compõe o meio campo e que manteve a titularidade, no entanto sempre foi substituído na segunda etapa das três partidas.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Fluminense x Flamengo (14/03/2021):
Na sua estreia, Roger entrou em campo com atletas que foram reservas durante o final da temporada anterior, enquanto os titulares ainda estavam de férias. Dos jogadores que jogaram contra a Portuguesa, ainda sob o comando de Aílton Ferraz, somente Ganso e André começaram jogando no duelo com o Flamengo.
Escalação inicial:
Marcos Felipe; Matheus Ferraz, Frazan, Igor Julião, Danilo Barcelos; André, Yuri, Michel Araújo, Caio Paulista; Paulo Henrique Ganso e Fernando Pacheco.
Substituições:
Intervalo – Saíram André e Fernando Pacheco, entraram Wellington e Gabriel Teixeira;
60′ – Saiu Caio Paulista, entrou Kayky;
67′- Saiu Michel Araújo, entrou Daniel;
72′- Saiu Ganso, entrou John Kennedy.
Escalação Final:
Marcos Felipe; Matheus Ferraz, Frazan, Igor Julião, Danilo Barcelos; Wellington, Yuri, Daniel, Kayky; John Kennedy e Gabriel Teixeira.
Nas cinco substituições, o treinador decidiu colocar um time mais jovem na segunda etapa para imprimir mais velocidade à equipe, com Kayky e John Kennedy fazendo a dupla de ataque. O volante Wellington entrou no intervalo e fez a sua estreia com a camisa tricolor. Daniel e Gabriel Teixeira, que virou titular nos jogos seguintes, também entraram ao longo da partida.
Fluminense x Bangu (20/03/2021):
Na partida seguinte, Roger decidiu realizar algumas mudanças na escalação inicial: Gabriel Teixeira entrou no lugar de Fernando Pacheco e Wellington fez a sua primeira partida como titular no Flu. O restante do time foi o mesmo que começou jogando o duelo anterior.
Escalação inicial:
Marcos Felipe; Matheus Ferraz, Frazan, Igor Julião, Danilo Barcelos; Wellington, Yuri, Michel Araújo, Caio Paulista; Ganso e Gabriel Teixeira.
Substituições:
60′- Saiu Caio Paulista, entrou Lucca;
73′- Saíram Michel Araújo e Ganso, entraram Kayky e Samuel Granada;
79′- Saíram Yuri e Gabriel Teixeira, entraram André e Matheus Martins.
Escalação final:
Marcos Felipe; Matheus Ferraz, Frazan, Igor Julião, Danilo Barcelos; Wellington, André, Kayky, Lucca; Samuel Granada e Matheus Martins.
Novamente, Roger Machado alterou todo o setor ofensivo da equipe durante a segunda etapa. E o treinador falou sobre essa mudança após a partida:
“Em relação as trocas, a gente demorou um pouco para entrar no jogo, não acionamos os jogadores que estavam descansados da partida, como o Matheus Martins e o Kayky que entraram com força e o próprio Samuel. O nosso centroavante também entrou bem para que a gente conseguisse segurar essa bola na frente. Ainda tentamos no fim do jogo sair jogando muitas vezes com o time desgastado, deveríamos ter entendido o jogo ali e ter acionado o pivô do Samuel como depois acionamos para a pegada de primeira e segunda bola. Eu não tenho preferência de sistema nenhum. Eu vou procurar fazer e complementar o que já vinha sendo feito, mas criando alternativas para que a gente tenha modelos e estruturas diferentes para sobrepor as dificuldades que forem sendo apresentadas.”
Fluminense x Boavista (23/03/2021):
Já na partida seguinte, o treinador decidiu colocar em campo parte do time titular do fim da temporada passada: Martinelli, Yago Felipe e Nino – Calegari também foi relacionado mas não entrou. O Frazan ficou de fora do jogo por opção técnica que decidiu colocar Nino em seu lugar.
Os volantes André e Wellington deram lugar para Martinelli e Yago Felipe, autor do primeiro gol da partida. O “quarteto de frente” do Flu também teve duas mudanças: Samuel e Lucca começaram o jogo como titulares nos lugares de Ganso, que descansou dos jogos em sequência que disputou e nem foi relacionado, e Caio Paulista, que começou a partida no banco de reservas.
Escalação inicial:
Marcos Felipe; Matheus Ferraz, Nino, Igor Julião, Danilo Barcelos; Yago Felipe, Martinelli, Michel Araújo, Gabriel Teixeira; Samuel “Granada” e Lucca.
Substituições:
65′ – Saíram Michel Araújo e Gabriel Teixeira, entraram Wellington e Caio Paulista;
76′ – Saíram Lucca e Samuel “Granada”, entraram Kayky e John Kennedy;
83′ – Saiu Martinelli e entrou Hudson.
Escalação final:
Marcos Felipe; Matheus Ferraz, Nino, Igor Julião, Danilo Barcelos; Yago Felipe, Hudson, Wellington e Caio Paulista; John Kennedy e Kayky.
O time pela primeira vez terminou a partida com três volantes e conseguiu marcar mesmo com a equipe mais recuada. O gol que saiu aos 93′ foi marcado por John Kennedy e o Fluminense tinha em campo Hudson, Yago Felipe e Wellington.
Ranking de minutagem total de cada jogador nos três jogos:
Marcos Felipe – 270′
Matheus Ferraz – 270′
Igor Julião – 270′
Danilo Barcelos – 270′
Michel Araújo – 205′
Frazan – 180′
Yuri – 169′
Wellington – 160′
Ganso – 146′
Caio Paulista – 144′
Gabriel Teixeira – 121′
Lucca – 120′
Samuel “Granada” – 92′
Yago Felipe – 90′
Nino – 90′
Martinelli – 83′
Kayky – 61′
André – 56′
Fernando Pacheco – 45′
Daniel – 33′
John Kennedy – 32′
Hudson – 7′
ST