Ao Saudações, técnico do Resende, Sandro Sargentim, fala sobre a expectativa e preparação para a estreia contra o Flu: “Motivados e confiantes”
O Fluminense estreia hoje no Campeonato Carioca de 2021. A garotada tricolor será responsável por honrar a camisa e mostrar serviço pelo menos nessas primeiras rodadas, uma vez que o time principal está dando foco na preparação para (uma possível) a Pré-Libertadores.
A partida de logo mais será contra o Resende, às 21h no Maracanã, adversário com história dentro do futebol carioca. Equipe com 111 anos de tradição, mas que sofreu bastante para voltar a ter um time profissional e retornar a elite do estadual, lá pelos anos 2000. Com uma arrancada, o time subiu da terceira (2006) para a primeira divisão (2008), onde nunca mais saiu. Em 2019, o time anunciou a parceria com o Lyon-FRA, que passou a aplicar suas metodologias nas categorias de base do time, possibilitando melhorias e investimento no clube.
Com isso, chegou no clube o técnico Sandro Sargentim, que vai para a sua segunda temporada seguida no comando do Resende. Nossa reportagem conversou com exclusividade com o treinador, que contou sobre a expectativa para a partida e sobre a preparação do clube para o estadual.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram

“A estreia é sempre algo intenso no desporto coletivo de qualquer campeonato e com a gente não vai ser diferente. Vamos fazer uma grande estreia mas é sempre recheada de tensão porque, por mais que você se prepare, você não sabe como seu time vai reagir no início do jogo e isso pode demandar alguns problemas ao longo do encaixe da partida. Mas eu acredito que a gente vá fazer uma boa estreia, treinamos bem, estamos bem preparados e os atletas e nós estamos confiantes. (A questão Fluminense) nos motiva muito porque a estreia já tem uma carga emocional e jogar contra um grande mais ainda. E a cereja do bolo é o Maracanã. O estádio mais famoso do Brasil, possivelmente, do mundo. Nos dá um ânimo ainda maior mas ao mesmo tempo nós temos que controlar a ansiedade de todos, em especial, dos atletas. A gente está focado no que temos que fazer em campo e iniciar bem o campeonato.”
Sandro também falou sobre todo o processo de preparação do Resende. O comandante afirma que sua equipe está ansiosa para o confronto contra o tricolor carioca, mas diz que é só a primeira partida.
“De ontem para hoje, no último treino que nós fizemos, o clima é de total ansiedade. A gente não vê a hora de realizar esse teste do Covid, consolidar que está todo mundo saudável, partir para o último treino de ajustes mínimos, com pouco desgaste, e já partir para o Rio de Janeiro. Hoje nós estamos em polvorosa porque é muito tempo treinando, são oito semanas de treino, abrindo a mão de Carnaval e de finais de semana longe da família. A gente não vê a hora de começar o campeonato, os atletas estão “nas pontas dos cascos” e não temos nenhum machucado. O único que está de fora do jogo é o Jean Deretti, que acaba amanhã o período de transição e já deve estar em condição para jogar contra o Botafogo. Os demais estão todos à minha disposição e da comissão técnica para a gente estrear logo. O campeonato não acaba amanhã, na quinta-feira, ele inicia amanhã. E a gente quer logo fazer essa estreia, iniciar o campeonato e dentro dele fazer uma campanha sólida. Não vamos nos classificar e não vamos solidificar nossa permanência na Série A, amanhã é apenas o primeiro jogo. E essa nossa rotina agora vai ser de mostrar vídeos, em especial, decifrar o Fluminense para os atletas. Nós temos bastante informações do time que vai jogar ou que possivelmente venha jogar. Fazer uns ajustes finos de bola parada, detalhes básicos e descansar os atletas para a estreia de amanhã com o pé direito. Mas saber que é somente a estreia e que dela não se define nada, é apenas o primeiro jogo e que vai marcar o início de um campeonato que eu espero que seja muito bom.”

O clube fez toda a sua pré-temporada no seu centro de treinamento, que recebeu várias modificações desde que o clube fez a parceria com o Lyon, em 2019. Sandro revela que o time realizou três jogos-treinos e elogiou a postura dos seus comandados durante todo esse período.
“O período de preparação do campeonato foi ótimo. Nós iniciamos com os testes médicos, de Covid, fisioterapia, cardiológicos e depois partimos para o trabalho com bola sem gastar tempo com trabalhos exclusivos e condicionamento físico. Implantamos as ideias que a gente julga que o futebol moderno precisa de dinamismo, intensidade e jogo agressivo com e sem a bola. Desde os primeiros trabalhos já estávamos focando nisso e o grupo reagiu muito bem. Cada dia nós conseguimos dar um passinho à frente no processo de metodologia e por aceitação de ideias por parte dos atletas. E nós tivemos oito semanas de preparação e foram feitas divididas através de treinamentos, jogos treinos contra equipes da região e depois partimos para três jogos treinos difíceis contra: Volta Redonda, jogamos bem, Taubaté, tivemos algumas dificuldades impostas pelo campo, pelo adversário e pela viagem, e terminamos muito bem contra o São José, time da terceira divisão de São Paulo, bem treinado que foi um teste muito bom e que eu acredito que a gente se saiu muito bem. A gente treina para jogar e nós acreditamos que estamos bem preparados para fazer uma boa estreia e iniciar bem o campeonato.”
Fluminense e Resende farão suas respectivas estreias no Cariocão de 2021 na noite dessa quinta-feira. A transmissão da partida será apenas pelo Pay-Per-View do tricolor ou pela da TV Record.
ST
João Eduardo Gurgel