Fluminense não ficava 4 jogos sem sofrer gol no Brasileiro desde 2007
Com empate em 0 a 0 contra o Atlético-MG, o Fluminense chegou a quatro jogos consecutivos sem sofrer gol no Campeonato Brasileiro. Antes, a equipe do técnico Marcão já não havia sofrido tentos contra Goiás, Botafogo e Bahia.
Pela competição, o Tricolor não ficava tanto tempo sem deixar as redes balançarem há 14 anos. A última vez havia sido em 2007. Quando o time então comandado por Renato Gaúcho não teve a defesa vazada entre a 24ª e 27ª rodada.
Na ocasião, o Fluminense, do goleiro Fernando Henrique, não sofreu gols contra Sport, Athletico Paranaense, América-RN e Botafogo. Curiosamente, o Tricolor das Laranjeiras venceu todas as quatro partidas pelo placar de 2 a 0.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Desta forma, o Flu obteve a sua melhor sequência no Brasileiro em que terminou na quarta colocação, com 61 pontos. Sendo que o Tricolor já estava classificado para a Libertadores porque já havia conquistado a Copa do Brasil do mesmo ano.
Esta, aliás, é apenas a terceira vez que o Flu alcança esta marca de 2003. Quando o Brasileirão adotou o atual formato de pontos corridos.
Desde então, o máximo do Fluminense foram três jogos sem sofrer gol. Como, por exemplo, a sequência em que venceu o Botafogo por 1 a 0, empatou em 0 a 0 Cruzeiro e triunfou sobre o Bahia por 2 a 0 no Brasileirão 2019. Nem mesmo nos títulos de 2010 e 2012, o Time de Guerreiros conseguiu alcançar tal marca.
Em 2020, o Fluminense, então comandado por Odair Hellmann, havia conseguido ficar três jogos consecutivos sem sofrer gol. Quando venceu o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil, além de Resende e Vasco, pelo Campeonato Carioca.
Destaques na defesa
Diante do Atlético-MG, o principal destaque do Fluminense foi justamente o sistema defensivo. No entanto, para além do coletivo, alguns jogadores merecem um destaque individual.
O goleiro Marcos Felipe, por exemplo, também estabeleceu seu recorde sem sofrer gols como profissional. Antes, o goleiro havia ficado três jogos sem sofrer gol em 2015 enquanto esteve emprestado ao Macaé.

Outro jogador também merece destaque é o volante Martinelli. Além estar invicto como titular, desde que o camisa 38 entrou no time, a média de gols sofrido pelo Flu caiu de 1,02 na temporada para 0,5. Tendo sofrido gols apenas no empate em 3 a 3 contra o Coritiba.

O Flu volta a campo na próxima segunda-feira (15), às 18h, contra o Ceará. Caso não sofra gol pelo quinto gol consecutivo, o Tricolor vai realizar um feito inédito entre suas participações no Campeonato Brasileiro. Além disso, vai repetir a sua melhor marca desde 2018. Quando a equipe ainda dirigida por Abel Braga não sofreu gols para Caldense e Salgueiro pela Copa do Brasil, além de Macaé, Bangu e Flamengo, pelo Carioca.
ST