Fluminense não ficava 4 jogos sem sofrer gol no Brasileiro desde 2007

Compartilhe

Com empate em 0 a 0 contra o Atlético-MG, o Fluminense chegou a quatro jogos consecutivos sem sofrer gol no Campeonato Brasileiro. Antes, a equipe do técnico Marcão já não havia sofrido tentos contra Goiás, Botafogo e Bahia.

Pela competição, o Tricolor não ficava tanto tempo sem deixar as redes balançarem há 14 anos. A última vez havia sido em 2007. Quando o time então comandado por Renato Gaúcho não teve a defesa vazada entre a 24ª e 27ª rodada.

Na ocasião, o Fluminense, do goleiro Fernando Henrique, não sofreu gols contra Sport, Athletico Paranaense, América-RN e Botafogo. Curiosamente, o Tricolor das Laranjeiras venceu todas as quatro partidas pelo placar de 2 a 0.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Desta forma, o Flu obteve a sua melhor sequência no Brasileiro em que terminou na quarta colocação, com 61 pontos. Sendo que o Tricolor já estava classificado para a Libertadores porque já havia conquistado a Copa do Brasil do mesmo ano.

Esta, aliás, é apenas a terceira vez que o Flu alcança esta marca de 2003. Quando o Brasileirão adotou o atual formato de pontos corridos.

Desde então, o máximo do Fluminense foram três jogos sem sofrer gol. Como, por exemplo, a sequência em que venceu o Botafogo por 1 a 0, empatou em 0 a 0 Cruzeiro e triunfou sobre o Bahia por 2 a 0 no Brasileirão 2019. Nem mesmo nos títulos de 2010 e 2012, o Time de Guerreiros conseguiu alcançar tal marca.

Em 2020, o Fluminense, então comandado por Odair Hellmann, havia conseguido ficar três jogos consecutivos sem sofrer gol. Quando venceu o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil, além de Resende e Vasco, pelo Campeonato Carioca.

Destaques na defesa

Diante do Atlético-MG, o principal destaque do Fluminense foi justamente o sistema defensivo. No entanto, para além do coletivo, alguns jogadores merecem um destaque individual.

O goleiro Marcos Felipe, por exemplo, também estabeleceu seu recorde sem sofrer gols como profissional. Antes, o goleiro havia ficado três jogos sem sofrer gol em 2015 enquanto esteve emprestado ao Macaé.

Pelo Fluminense, Marcos Felipe não sofre gol há quatro jogos no Brasileiro
Arqueiro teve destaque sobretudo na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia (Foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Club)

Outro jogador também merece destaque é o volante Martinelli. Além estar invicto como titular, desde que o camisa 38 entrou no time, a média de gols sofrido pelo Flu caiu de 1,02 na temporada para 0,5. Tendo sofrido gols apenas no empate em 3 a 3 contra o Coritiba.

Martinelli foi um destaques do sistema defensivo do Flu diante do Atlético-MG
Com um posicionalmente diferente contra o Atlético-MG, Martinelli se destacou ao vencer quatro dos seis duelos terrestres e um duelo aéreo. Além de efetuar três desarmes e seis interceptações (Foto: Lucas Merçon/Fluminense Football Club)

O Flu volta a campo na próxima segunda-feira (15), às 18h, contra o Ceará. Caso não sofra gol pelo quinto gol consecutivo, o Tricolor vai realizar um feito inédito entre suas participações no Campeonato Brasileiro. Além disso, vai repetir a sua melhor marca desde 2018. Quando a equipe ainda dirigida por Abel Braga não sofreu gols para Caldense e Salgueiro pela Copa do Brasil, além de Macaé, Bangu e Flamengo, pelo Carioca.

ST

 


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.