Barca do Sub-17, 20 e 23: Atletas que não vingaram na temporada de 2020 deixam o clube – Veja cada caso
É de conhecimento público e notório que Xerém é uma das maiores, se não a maior, fábrica de talentos do futebol brasileiro. E a cada dia que passa, o torcedor do Fluminense quer ficar sabendo ainda mais sobre o celeiro de craques.
Em entrevista exclusiva para o nosso repórter João Gurgel, o técnico Eduardo Oliveira, hoje treinador do Sub-20 e que ajudou a criar o modelo metodológico que o Flu aplica hoje na sua categoria de base, afirmou que é normal o clube contratar atletas que se destacam em torneios pelo Brasil e, quando chegam no clube, passam por diversos processos avaliativos entre treinos, jogos e amistosos para saber se vão performar o esperado. Com isso, como o tricolor tem uma base cheia, muitos atletas não se destacam e acabam sendo liberados.
Nossa reportagem foi atrás, apurou e confirmou a saída de vários jogadores das três categorias tricolores. Falamos sobre cada situação de cada atleta que deixou o clube.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Sub-23
Além das saídas já informadas previamente de Matheus Pato, Matheus Cassini, Caio Vitor e Gabriel Capixaba, mais jogadores foram confirmados que não continuarão no Fluminense para a temporada de 2021.
Wagninho – Volante que veio do Náutico, assinou até 30/06/2021, mas terá o vínculo rescindido com o Flu e retornará ao clube pernambucano, conforme divulgado pelo próprio diretor Paulo Angioni. Jogou alguns jogos pelo Brasileirão de Aspirantes. Ainda está no clube, mas será liberado em breve.

Lussivica – Aposta internacional do tricolor, o angolano Lussivica, que chegou em novembro de 2020, atuou por 9 partidas no Brasileirão de Aspirantes. Mesmo com vínculo até o fim de 2021, foi informado que não ficará no tricolor e retornará para o Louletano-POR. Sua rescisão já foi publicada no BID da CBF.
Denilson – De todos os nomes da lista, talvez o que talvez ainda merecesse mais um ano no Sub-23. Formado em Xerém, o meia Denilson Rodrigues já foi uma grande promessa dentro do clube. Com passagens pela Seleção Brasileira Sub-15, onde foi campeão do Sulamericano em 2015, e da Sub-17, onde disputou em novembro de 2016 a Nike International Friendlies, torneio que foi disputado na Flórida entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro de 2016. Na temporada 2020, fez apenas 5 jogos no time Sub-23 e dois jogos pela Copa SP. Seu contrato era até o fim de janeiro e o GE informou que ele não ficou.

Zé Ricardo – Volante que chegou a ter duas oportunidades no time profissional em 2019, Zé Ricardo não teve o contrato renovado, que se encerrava no fim de janeiro. O jogador, que foi emprestado para o Boavista para o estadual de 2020, jogou apenas uma partida pelo time de Saquarema. Quando retornou, foi direcionado ao time de Aspirantes. Chegou a ficar no banco no empate em 1×1 contra o RB Bragantino, mas não atuou. Ainda não acertou com nenhum clube.
Luís Gustavo – Atacante de 20 anos, não teve o seu passe adquirido junto ao Velo Clube-SP. Mesmo com um gol e sete partidas disputadas, o atleta perdeu espaço após contrair o novo coronavírus e perdeu espaço no elenco.

Sub-20
Gabriel Conceição – Atacante contratado pelo Fluminense em 2019, marcou seis gols em 39 jogos disputados em duas temporadas. Contudo, foi dispensado ano passado após o fim do Campeonato Carioca Sub-20. Já acertou com o Botafogo para 2021.
NOVO CLUBE
O atacante Gabriel Conceição, ex-Flu, assinou contrato de um ano com o Botafogo. Aos 19 anos, ele foi contratado pelo Fluminense em 2019 e marcou seis gols em 39 jogos disputados. Contudo, foi dispensado após o fim do Campeonato Carioca Sub-20.#SaudaçõesTricolores pic.twitter.com/dc31lBN6Tp
— João Eduardo Gurgel (@joaoedgurgel) February 2, 2021
Maicon – Lateral/Ala que veio do Votuporanguense-SP, assinou por empréstimo até janeiro de 2021, com opção de compra fixada. Entretanto, não teve o passe adquirido e retornou ao clube paulista e jogará no time principal na disputa da Serie A3, conforme divulgado pelo site ‘Escanteio SP’. Pelo Flu, jogou três partidas, foi relacionado para outras quatro e marcou um gol, no Carioca Sub-20, contra a Cabofriense.
Leonardo Mattos – Meia que chegou ao Flu em março após se destacar na copinha pelo Retrô-PE, firmou contrato por empréstimo até o fim de 2021. Entretanto, atuou somente um jogo pelo Carioca Sub-20. Em contato com a nossa reportagem, representantes do jogador não gostaram muito da falta de oportunidades que o atleta teve enquanto esteve em Xerém. No entanto, pelo lado tricolor, afirmaram que ele não performou o esperado nos treinos para conquistar um espaço maior dentro de Xerém. Já retornou ao clube pernambucano no início de janeiro.

Everton Fernandes – Zagueiro que também veio Retrô-PE, só que assinou por empréstimo até janeiro de 2021. Contudo, não realizou nenhum jogo oficial pelo tricolor e também retornou ao clube pernambucano. Deixou o clube no dia 18/12, de acordo com o BID da CBF.

Vinicio Albuquerque ‘Carrapeta’ – Foi o terceiro jogador que veio do Retrô, junto com os outros dois acima. Também não rendeu o esperado e também retornou para o time nordestino. Com 18 anos, jogou 7 jogos e anotou um gol. Todas as partidas disputadas foram no Carioca Sub-20. Seu vínculo com o Flu ia até 31/01.

Carrapeta, inclusive, já posou com a camisa do seu antigo novo clube. Seu contrato foi reativado com o Retrô e está no BID da CBF desde o dia 01/02/2021.

Marcão
Tivemos também a confirmação que o zagueiro Marcão, que estava sobre empréstimo do Madureira, não ficou no clube. O defensor, que chegou ao clube em maio de 2020, tem 18 anos e jogou apenas um jogo do Campeonato Carioca Sub-20. Seu vínculo não foi renovado e o atleta retornou ao Sub-20 tricolor suburbano, onde já treina com os companheiros. Seu contrato ativado com o time também está no BID.

Marcão apresentado no Flu (Foto: M9 Sports) Marcão já está treinando com o Sub-20 do Madureira (Foto:Luis Miguel Ferreira/Madureira EC)
Carlos Eduardo Amorim
O zagueiro Carlos Amorim, com toda a sua base feita em Xerém, foi liberado pelo tricolor. O defensor, na temporada 2019, jogou 23 partidas pelo Sub-17 e anotou 2 gols. No mesmo ano, subiu de categoria para já ganhar mais bagagem no Sub-20, onde atuou por mais três vezes. Entretanto, em 2020, no seu primeiro ano oficialmente na categoria, o atleta jogou apenas 7 jogos (6 pelo Carioca e 1 pelo Brasileirão) e ficou no banco em outras cinco ocasiões. Após a participação tricolor na competição estadual, no dia 18/12, foi anunciado a liberação do jovem de 18 anos.

Pedro Henrique “Pedrinho Xuxa”
O atacante Pedrinho também foi liberado pelo Fluminense. O atleta de 18 anos, em 2020, jogou 3 partidas, todas pelo estadual Sub-20. Em duas, ficou no banco de suplentes. Para 2021, não seguirá no tricolor. Sua liberação consta no BID no dia 18/12.

Marlon Veira
O atacante de 19 anos, Marlon Viera Lopes, também está na barca. Ele chegou ao Flu em 2016, vindo do Madureira. Em 2019, pelo Sub-17, jogou 7 jogos e marcou 2 gols. Porém, em 2020, não conseguiu ter um bom desempenho na categoria Sub-20. Foi relacionado para apenas duas partidas no estadual em 2020 e ficou no banco em ambas as ocasiões. Sua liberação consta no BID no dia 18/12.

Carlos Henrique
O amapense Carlos Henrique, de 18 anos foi outro que foi liberado. Meia esquerda, mas que pode jogar de lateral, ele é nascido e criado na comunidade quilombola do Curiáu, em Macapá. Fez a sua estreia no Campeonato Carioca Sub-20, atuando como titular durante toda a partida, na vitória do sobre o Macaé por 3×1. Ele jogou outras duas partidas, contra Boavista e Cabofriense. Em ambas o Flu saiu vendedor.
Carlos chegou no clube carioca no fim de 2019 quando foi recrutado em uma peneira realizada em Macapá, e depois de passar no teste em Xerém, para atuar na categoria sub-17. Sua rescisão, inclusive, já foi publicada no boletim informativo diário (BID) da CBF no dia 10/02.
Denzel Washington “Negueba”
Lateral direito que chegou do River-PI, ficou no Flu em janeiro, em um período de testes de 3 semanas. No entanto, não agradou a comissão técnica e já foi liberado para procurar novos ares. Nem chegou a assinar um vínculo com o clube.

Sub-17
Pedro Boarato
O zagueiro Pedro Boarato, que fez parte do elenco campeão brasileiro e que foi vice da Copa do Brasil, também está fora dos planos para a temporada de 2021. Entretanto, foi relacionado para apenas duas partidas durante a competição nacional. Ele foi liberado pelo Flu, de acordo com o BID, no dia 23/02.

Jhonatan Baptista
Atacante de velocidade, Jhonathan, que completou 18 anos agora em fevereiro, automaticamente, iria subir de categoria (Sub-20). Contudo, ele também não ficará no Fluminense na próxima temporada. Em 2020, pelo Sub-17, foi relacionado para três partidas mas não chegou a entrar nos jogos. Ele foi liberado pelo Flu, de acordo com o BID, no dia 23/02.

André Lucas
O ponta André Lucas, jogador estava cedido pela Portuguesa desde o ano passado à equipe do Sub-17, também não ficou no clube. Nossa reportagem apurou que o atleta não vinha tendo espaço e pediu pra retornar para a Portuguesa Santista, clube detentor dos seus direitos. Nesse caso, o contrato foi rescindido. Ele chegou a ser relacionado para quatro partidas da categoria durante a temporada, mas não ingressou no decorrer do jogo.