Scout Saudações: Marquinhos Cipriano – Jovem, com ainda muito potencial e que precisa de tempo para jogar
Mesmo com uma melhora na média de gols nas últimas partidas, o Fluminense continua atento ao mercado internacional. Como noticiado na última semana, o clube avalia a contratação do atacante Marquinhos Cipriano, jogador tratado como joia no São Paulo e que atualmente está no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. A contratação seria por empréstimo até o fim do ano que vem. O Scout Saudações traz um balanço completo sobre sua possível aquisição.
Como informado pelo GE, as conversas com o jogador estão acontecendo há algum tempo e já chegaram a discutir valores. Como tem mais três anos de contrato lá, Marquinhos viria por empréstimo.
Porém, o negócio pode não ir adiante do surto de Covid-19 no clube ucraniano. O Shakhtar está com o elenco reduzido para os próximos compromissos, especialmente a estreia na Liga dos Campeões. Por isso, não liberaria o jogador de imediato. O clube não se mostrou disposto a liberar de imediato, o que desagradou o Fluminense. A janela no país vai até 9 de novembro e a do futebol brasileiro, abriu recentemente.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Início da Carreira
Marquinhos Cipriano foi contratado pelo São Paulo por R$ 1 milhão junto ao Desportivo Brasil, em 2015. No clube paulista, o atacante teve grande destaque nas categorias de base, onde conseguiu ser convocado pela seleção brasileira para o Sul-Americano Sub-20 em 2019. Ele chegou a ser eleito como um dos 100 melhores jovens talentos do mundo pela revista inglesa “Four Four Two” em 2017.
Entretanto, Marquinhos só jogou um jogo no profissional do São Paulo. Seu sucesso foi muito mais na base, onde anotou no total 34 gols em 66 jogos. A grande tentativa de negociação para renovar o contrato de Cipriano foi feita pelo antigo diretor da base, Rodolfo Canavesi, e ficou indefinida mesmo após a entrada de Pedro Smania nas categorias inferiores. Os dirigentes do departamento de futebol profissional também não conseguiram um acordo com o jogador, que foi desde cedo, seduzido pelo Shakthar. Cipriano já tinha assinado um pré-contrato com o clube ucraniano e sairia de graça, mas foi liberado antes por meio de uma compensação financeira. O valor foi um milhão de euros (R$ 4,5 milhões na época). Ele rescindiu o contrato que venceria no dia 15 de setembro com o São Paulo e se juntou imediatamente ao time europeu.
Ele chegou ao Shakhtar em 2018 e até agora disputou 17 partidas e marcou um gol. Na temporada passada, passou a ser usado também como lateral-esquerdo, mas joga normalmente como atacante. O Fluminense já contratou Lucca para tentar melhorar o desempenho ofensivo da equipe e segue em busca de novas oportunidades no mercado.
Inclusive, na vitória surpreendente do Shakthar, mesmo com tantos desfalques, sobre o Real Madrid, hoje por 2×3, Cipriano foi relacionado, mas ficou no banco durante toda a partida.
Opinião do Autor
Cipriano ainda tem um enorme potencial e uma carreira grande pela frente. Tem o “pedigree” do Shakhtar, um time que desenvolve muito bem os brasileiros que contratam. A torcida também está acostumada com os brazucas por lá. Porém, em mais de dois anos lá, Marquinhos ainda não conseguiu mostrar suas credenciais que o levaram a ser contratado. Até por isso, um empréstimo seria muito importante para recuperar o tempo em campo. Aos 21 anos, ele enfrenta uma boa competição com outros colegas da posição para disputar vagas na Seleção Olímpica para as Olimpíadas ano que vem. Então, ele precisa estar jogando com uma certa frequência para conseguir jogar. E no Flu, ele pode ter esse tempo.