SOB A LUZ DO REFLETOR – Evolução ou Estagnação?
Depois de uma retomada complicada, com pouquíssimas vitórias e algumas atuações razoáveis nos 3 confrontos finais do Carioca, Odair foi mexendo, mexendo e mexendo no time alcançando dois sucessos na última semana. Da mesma forma que devemos nos conter quando os resultados não vem e não jogar tudo fora, o inverso é obrigatório.
Podemos transcorrer sobre a fragilidade do Athlético Pr, que perdeu 4 jogos seguidos ou no mais evidente baixo nível do Figueirense que nem sequer seguiu para as finais do Catarinense. Mas nossa analise tem que ser sempre mais ampla.
Estava conversando com alguns tricolores e disse que a vantagem do Odair é que parece não ser teimoso. Não tanto como a maioria dos técnicos que passaram pelas Laranjeiras. Odair veio devagarinho entendendo o óbvio. Sacou um dos 3 volantes do meio, colocou o Nenê na posição onde rende mais, e o tirou de onde ele nunca renderia, e por fim barrou o Igor Julião pelo garoto Callegari. Demorou para fazer? Sim! Mas mutos técnicos insistiriam e morreriam juntos com “suas” ideias.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Ainda falta alguma coisa para ele conseguir sugar todo potencial do elenco, que não é enorme vamos combinar, porém pode conseguir resultados melhores. O time melhorou defensivamente. Encontrou bons volantes como Dodi e Yago. Nenê voltou a participar das jogadas ofensivas e com isso os gols começaram a surgir com mais frequência. Mas ainda temos dois problemas para resolver.
Marcos paulo nitidamente não tem a velocidade que se pede para um jogador de lado de campo. Ok, Michel também não, mas faz uma função mais armadora. Se todos forem armar o jogo só para o Evanílson, não vamos conseguir muita coisa. Além de sofrermos muito com a falta de contra ataques rápidos, para um time que se propõem a se defender como o Flu do Odair. É extremamente necessário arrumar um velocista para essa função e ajudar o Evanílson nessa saída mais rápida quando tomamos a bola. Wellington Silva entra, corre, cria confusão, mas não sai nada de produtivo. Pacheco está tendo poucas oportunidades, talvez pela adaptação seja mais complicado, mas vimos o Michel Araújo crescer de produção quando teve mais tempo de jogo e pode acontecer o mesmo com o Pacheco. Seria uma alternativa ao Marcos Paulo, senão para ser titular, pelo menos entrar mais cedo nos jogos e ir se adaptando ao futebol brasileiro. Tem força demais e é jovem ainda. Pode dar resultado.
Outro grande problema é nossa lateral esquerda. Egídio não está conseguindo agradar e seu reserva não tem condições de atuar no Fluminense. Talvez até, como disse Pedro Rangel na boa coluna “O que vi do jogo” (https://saudacoestricolores.com/o-que-vi-do-jogo-flu-3-x-0-fig/), Marcos Paulo crescesse de produção tendo um lateral mais presente e chegando mais a frente. De qualquer forma, o Flu precisa entender que temos essa fragilidade ali e tomar suas providências.
Se ajeitarmos isso seremos campeões? Dificilmente.Evolução é necessária, apesar de lenta, estamos evoluindo e precisamos sempre que esse gráfico suba. A estagnação vai nos trazer problemas. É necessário conseguir mais presença no ataque, mais velocidade não só nos ataques como nos contra ataques e mais dinamismo nesse meio de campo. Entendo que o Yuri até fez boas participações nesses últimos jogos, mas a diferença de uma dupla Dodi e Yago é gritante. É termos mais jogadores capazes de chegar na frente e de arriscar jogadas, por serem melhores tecnicamente e mais rápidos. Exemplo foi o penalti que resultou no terceiro gol contra o Figueira, que o yago sofreu.
Odair está chegando no seu time ideal. Ainda faltam algumas questões, mas é seguir evoluindo e nunca estagnar, porque pode ser muito perigoso.
Toques Curtos:
- Evanílson está meio sem pontaria.
- Boa surpresa o Callegari, resolvendo bem a questão da lateral direita.
- Fred não tem a menor condição ainda de jogar em alto nível. Ou melhora muito a parte física ou vão queimar um ídolo.
- O Vasco não tem absolutamente nada demais. No máximo é um time esforçado.
- Luis Henrique também é candidato a essa vaga do Marcos paulo, mas infelizmente se machucou.
SDT