Thiago Silva e a Copa do Mundo em 2022

Compartilhe

Todos sabem que o sonho do Thiago Silva é disputar a próxima Copa do Mundo, que será disputada no Catar, no final de 2022. O jogador quer participar do seu 4⁰ Mundial antes de encerrar a sua carreira. O Monstro já participou das edições de 2010, 2014 e 2018. A grande questão para isso está na sua idade. Thiago Silva terá 38 anos quando a Copa for disputada – o jogador nasceu em setembro de 1984.

Não será uma tarefa fácil para o jogador, mesmo que ele consiga um último contrato em times de ponta da Europa. A lista dos jogadores mais velhos a disputar uma Copa é composta em sua maioria de goleiros. Essan El-Hadary, por exemplo, goleiro da seleção do Egito na Copa de 2018, foi o jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo, com 45 anos.

O jogador de linha mais velho a disputar uma Copa foi o camaronês Roger Milla, na Copa de 1994, aos 42 anos e 39 dias. Já na posição de Thiago, a zaga, o mais velho a participar de uma edição da Copa do Mundo foi o uruguaio naturalizado norte-americano Fernando Clavijo. E, curiosamente, também foi na Copa dos Estados Unidos. Clavijo participou da edição que culminou no Tetra do Brasil com 38 anos e 5 meses, o que seria uma diferença de poucos meses para a idade que Thiago Silva terá na época da Copa do Catar.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

E para participar da próxima Copa, o ex-jogador do Flu terá que quebrar um recorde que perdura há 54 anos. Caso seja convocado, e entre em campo pela Seleção, ele se tornará o atleta brasileiro mais velho a vestir a Amarelinha na história das Copas. O recorde é de Djalma Santos que, com 37 anos e 4 meses, disputou o Mundial de 1966.

Outro ponto que pode atrapalhar Thiago em seu sonho é a disputa de vaga com outros atletas. Alguns nomes são cogitados para vestir a camisa da seleção na próxima Copa. O seu atual parceiro de clube, Marquinhos, é um dos principais nomes de Tite para a posição. O zagueiro vem sendo lembrado constantemente nas listas do treinador canarinho. Mas a disputa não para por aí. Outros nomes que chegarão para o mundial com menos idade – e mais bagagem – estão sendo observados de perto, e muitos já participam das listas da comissão técnica brasileira. Felipe, do Atlético de Madrid (ESP) e Éder Militão, do Real Madrid (ESP), são os principais nomes para a posição. O que pesa, contra eles, é a falta de experiência em Copas – nenhum dos dois jogou ainda no torneio. A experiência do Monstro pode ser sua aliada, no momento da convocação.

Outros nomes parecem já terem conquistado a confiança de Tite e são fortes candidatos para uma das vagas. Casos como Miranda, do Jiangsu Suning (CHN) e Pedro Geromel, do Grêmio (BRA), que já foram chamados para disputar uma Copa do Mundo, são dois dos principais. E ainda tem mais um detalhe: se o treinador ainda optar por levar somente um zagueiro mais experiente, Miranda seria o concorrente direto – os dois tem pouquíssimo tempo de diferença na idade – Miranda também é de setembro de 1984.

Novos nomes ainda podem surgir neste período de dois anos e meio que nos separam da Copa. Técnica todos sabem que o Thiago Silva tem. Resta saber se a idade dele será avaliada como experiência positiva ou como avançada para a disputa do torneio.

ST


Compartilhe