Governo do RJ estabelece normas para volta de jogos
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro estabeleceu que nos eventos esportivos devem ter no mínimo 2 metros de distância entre os torcedores e no máximo 50% da capacidade do estádio. Essas medidas foram tomadas para a retomada gradual dos esportes durante a pandemia de coronavírus.
Chamado de “Pacto social pela saúde e pela economia do Estado do Rio de Janeiro”, o plano é dividido em três fases de retorno (bandeiras vermelha, amarela e verde). Elas estão relacionadas com a taxa de ocupação de leitos de UTIs e de crescimento de novos casos de Covid-19.
- Bandeira vermelha – arenas esportivas fechadas
- Bandeira amarela – funcionamento restrito (lotação máxima de 50% da capacidade total dos estádios, distanciamento entre torcedores, medidas de higienização)
- Bandeira verde – funcionamento permitido com recomendações de medidas de higiene e boas práticas
BANDEIRA VERMELHA
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
No período de bandeira vermelha as arenas esportivas estão impedidas de funcionar. Visto que os leitos de UTI estão 90% ou mais ocupados. O que impede com que as competições sejam realizadas.
BANDEIRA AMARELA
A bandeira amarela é a fase de retomada com precaução e da flexibilização das atividades. Para que uma bandeira amarela possa ser “acionada” o estado deve estar na determinada situação: de 70% a 90% dos leitos ocupados; taxa de novos casos esteja negativa durante o período de 7 dias.
A realização de eventos esportivos pode assim acontecer. Só que a volta de tais só poderá ser realizada caso os seguintes pontos abaixo sejam respeitados:
- Operação deve seguir orientação geral de higiene e distanciamento social, explicitamente: lotação máxima de 50% da capacidade total do estádio; distância mínima de 2m entre usuários;
- Utilização obrigatória de máscaras para clientes e funcionários
- Preferência por treinos e jogos em ambientes abertos
- Aplicação de testes para COVID nos profissionais no retorno aos treinos
- Aferição de temperatura de torcedores, jogadores, comissão técnica, árbitros, delegados, profissionais de imprensa e profissionais da administração dos estádios e arenas, aí inclusos, portaria, conservação e segurança; impedimento e orientação de isolamento aos profissionais que manifestarem febre
- Desinfecção de arquibancadas, sanitários, áreas comuns, antes de partidas, bem como vestiários e materiais esportivos antes e depois de treinos e partidas.
BANDEIRA VERDE
A última fase é a bandeira verde e só será possível ocorrer caso: a taxa de ocupação dos leitos de UTI seja inferior a 70% e que a taxa de crescimento de novos casos nos últimos sete dias seja negativa. As restrições serão mais brandas como, por exemplo, a possível lotação máxima dos estádios. No entanto, as filas serão demarcadas no chão, com um espaço de 2m entre os torcedores e uso de máscaras de funcionários e clientes.
ST