Os primeiros dias de Oswaldo
Essa semana começou com um novo treinador no comando tricolor. Substituindo Fernando Diniz, Oswaldo de Oliveira inicia sua nova passagem pelo Flu com a promessa de manter parte da filosofia implementada pelo antigo treinador, corrigindo os erros, a partir da defesa:
– É um prazer dar voltar ao Fluminense e dar continuidade ao trabalho do Fernando (Diniz), conheço bem a filosofia de trabalho dele, e nós vamos usar muito, alias já usamos no próprio jogo contra o Corinthians… A única coisa que fizemos referência é evitar correr riscos muito próximos do nosso gol. Coisa que tentaremos desempenhar aqui. Iniciei o trabalho domingo dando muito mais atenção à defesa. Mas muito menos pelos motivos passados (uma das piores defesas do campeonato) mas porque isso é um princípio básico do futebol. Procuramos organizar primeiro a defesa e depois irmos avançando.
E assim Oswaldo vem realizando os treinamentos. Até a manhã dessa terça-feira, a galera ralou muito no preparo físico, tanto no gramado quanto na academia. O treinador realizou atividades táticas com o campo reduzido e o elenco dividido em equipes que se revezavam nos exercícios. Depois, treinou recomposição na marcação bem como a marcação sob pressão, ainda nos pequenos quadrados desenhados por fitas no gramado. No final do treino, já com a presença da imprensa, pudemos acompanhar finalizações e algumas cobranças de faltas.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Mas, os tricolores que anseiam saber qual o time que Oswaldo vem treinando, esse coletivo ainda não aconteceu. Hoje, pela manhã – o treino começou por volta das 11h00 – é que o comandante deve montar seu primeiro time e começar a dar a sua cara à equipe. Muito embora tenha participado do último treino, antes do jogo de ida contra o Corinthians, será esse seu “primeiro” coletivo no comando.
E Oswaldo tende a manter aquilo que vimos em São Paulo, com Nenê entre os titulares, flutuando entre as linhas. Marcos Paulo perdeu um pouco de seu espaço para Wellington Nem, que chega para brigar pela posição. Yony deve seguir como titular. Na meiuca, Allan, Daniel e Ganso deverão ser mantidos, assim como a linha defensiva, com Muriel, Julião, Nino e Caio Henrique. Na outra vaga, Digão já treina normalmente e quer voltar ao time titular. Contudo, a boa atuação de Frazan no primeiro jogo pode ter plantado uma dúvida na cabeça de Oswaldo.
O Flu ainda treina amanhã de manhã, aí sim, pela última vez antes do confronto de quinta. Depois seguem para oo hotel, onde ficarão concentrados até a hora do jogo de quinta. Ainda não foi confirmado quem fala com a imprensa amanhã, na Paulo Júlio Clement, a sala de imprensa do CT.
A torcida promete uma grande festa. Já são mais de 35 mil ingressos garantidos pelos tricolores. E aí partiu Maraca?
ST
Foto de Capa: Maílson Santana