Lucão ou não Lucão, eis a questão!?

Compartilhe

A diretoria do Fluminense surpreendeu muitos tricolores essa semana ao se aproximar de Lucão, centro-avante de 27 anos, com passagens por Goiás e que estava no futebol árabe. O atacante, que rescindiu seu contrato com o Kuwait FC em junho, já faz exames médicos no tricolor e deve ser anunciado oficialmente em breve.

Tentando deixar a emoção de lado, vamos tentar observar o negócio realizado e os fatos que o envolve, buscando os reais motivos de sua contratação.

Lucão é um centro-avante e nós já possuímos dois no elenco – e de grande qualidade: Pedro e João Pedro. Não posso crer que a chegada de mais um nome para a posição seja simplesmente uma jogada solta, sem sentido. Sobretudo por vermos hoje na gestão do futebol tricolor dois nomes de peso: Angioni, que montou um elenco com todo o seu talento e conhecimento em futebol e Celso Barros, que conviveu no meio por anos a fio, à frente de nossa mais vencedora patrocinadora. Simplesmente me recuso a acreditar que os dois tenham dado esse “ponto sem nó”. Me recuso a ficar nas “Headlines”. Prefiro procurar entender um pouco mais, ainda que no final possa estar enganado.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Sendo assim, vamos procurar os fatos. Como já disse Lucão é centro-avante e chegou num elenco onde já temos dois para a posição e, em inevitável comparação, num nível técnico superior. Mas então o que levaria à sua contratação? Bom, sabemos que João Pedro vai deixar o Fluminense em janeiro de 2020, rumo ao Watford. Salvo se o presidente conseguir alguma composição diferente, ou algum outro clube atravessar a jogada, é assim que ela está desenhada. Portanto, perderemos, certamente, um dos nomes para a posição. O que nos deixaria somente com um.

Contudo, sabemos também que Pedro é a bola da vez tricolor para ser negociado. Por mais que queiramos que ele permaneça no Flu, dificilmente ele resistirá a mais uma janela. E olha que essa ainda nem fechou por completo, somente dia 31 de agosto que ela fechará. O que nos coloca ainda sob o risco de perdermos Pedro agora, já. E isso me faz pensar: será que já temos uma proposta por ele? Será que a diretoria espera receber algo até o fechamento da janela? Talvez a contratação de Lucão seja com esse intuito já, a de suprir a perda de um dos nossos dois centro-avantes agora.

Daí me leva ao terceiro ponto do meu raciocínio: o Flu não pode mais contratar ninguém da séria A para a composição do elenco, pela mudança de regulamento. E ainda precisando ser criativo  – quantas vezes já ouvimos Paulo Angioni, Mário Bittencourt e Celso Barros falarem sobre isso – pois o Flu, sabidamente, não tem dinheiro para investir, a grande questão é: onde o clube poderia encontrar um jogador que viria sem custos, e com reais chances de conseguir jogar um bom futebol? Sem falar que Lucão chega sem custos e deve assinar por um ano (pelo menos é o que estimamos).

E ainda tem a corrente de que Fred já estaria de malas prontas para seu retorno em 2020. Nesse cenário, com João Pedro saindo e Pedro provavelmente também, o ídolo tricolor não precisaria de um reserva?

Vivemos num momento onde tudo o que acontece no Fluminense é alvo de críticas, pois estamos cansados de muitas coisas que aconteceram nesses sofridos últimos anos. Sinceramente, prefiro primeiro dar, ao mínimo, o benefício da dúvida ao Angioni e ao Celso, que estão à frente do futebol e, também, ao presidente Mário Bittencourt, ao invés de me armar com pedra e sair atirando nas redes sociais e em rodas de butequim.

Ao primeiro, porque foi graças a ele temos um elenco minimamente equilibrado. Foi ele quem nos presenteou com Allan, Ganso, Caio Henrique e Ferraz. Teve erros também, mas nenhum clube contrata 100% acertadamente. Ou vocês ainda prefeririam ter o time do ano passado? Com Richard, Sornoza, Kayke, Júnior Dutra e afins? Pelo segundo, por conta de tudo o que o mesmo já fez pelo Flu. Quantas contratações “tio” Celso já nos brindou? E, pelo terceiro, por toda a estratégia que tem de devolver o Fluminense ao patamar de glórias e vitórias mil.

Posso estar enganado. Posso ser alvo de críticas, de pedradas por aqui também, mas esse é o meu ponto de vista. Prefiro acreditar que quem está lá, dessa vez, está pensando no que é melhor para o Flu.

E você? Concorda?

ST

 


Compartilhe