LEONARDO BAGNO – Precisamos Comparecer

Compartilhe

FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Tricolores,

Que jogo maravilhoso o de quinta-feira. Não se enganem: o Deportivo Cuenca é horroroso e o Fluminense está longe de ser um time bom, mas que jogo maravilhoso o de quinta-feira! Maravilhoso porque faz o tricolor correr para a tabela da Sul-Americana e olhar os demais confrontos das oitavas-de-final, avaliar o possível adversário nas quartas e sonhar com aquela viagem internacional para ver o Fluminense jogar, disputando jogo grande.

O tricolor finalmente pode voltar a sonhar com um título importante. Muito pouco para o que somos, convenhamos, especialmente porque se trata de uma competição, apesar de internacional e garantir uma vaga para a Libertadores, de nível inferior das demais que disputamos no ano. Se bobear, pior até do que o Carioca. Se bem que não. No Carioca, dos quatro times que realmente disputam a competição, dois são de nível pífio. Até porque lutam para não cair no Brasileiro, sendo que muito provavelmente um dos dois – senão os dois! – estará na Série B no ano que vem. De novo!

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

De qualquer maneira, muito pouco para um clube do tamanho do Fluminense. Não podemos disputar no ano todo apenas a Sul-Americana. Entretanto, pior seria se não a disputássemos. Logo, que jogo maravilhoso o de quinta-feira.

Ainda mais maravilhoso será se a nossa torcida sair de casa para acompanhar o jogo da volta, que será no dia 04 de outubro, às 19h30, no Maracanã. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos online. Para isso, basta clicar aqui.

De suma importância a nossa presença em grande número nessa partida, pois: 1) gera um clima de jogo grande – que é -; 2) demonstra o nosso interesse na competição para o próprio Fluminense; 3) cria um ambiente positivo para a instituição perante seus patrocinadores e possíveis interessados; 4) e apresenta para os jogadores o tamanho do Fluminense.

Sim, porque tem jogador que já está no Fluminense há um ano, por exemplo, e ainda não se encontrou conosco. E olha que ele não falta ao trabalho. Ou seja, nós é que não estamos dando as caras. Compreensível a ausência, mas já deu!

Mesmo com um time aquém do que merecemos, a nossa presença é essencial para a criação do círculo virtuoso. Somente quando este é criado é que o Fluminense se torna Fluminense. E quando somos Fluminense coisas gigantescas acontecem.

Só que estamos deixando nossos jogadores, a maioria advinda de times de menor expressão, jogando sozinhos praticamente (5 mil pessoas por jogo é nada!) e isso poderá fazer com que a nossa presença maciça, quando ocorrer, seja motivo de pressão contra nós mesmos, já que faz tempo que não lotamos o Maracanã.

Vamos pegar o Everaldo como exemplo. Vem jogando, guardada a sua limitação técnica, com muita vontade, correndo o jogo todo e realizando jogadas importantes. Quinta, teve a sua melhor atuação com a camisa do Fluminense. E não só isso: foi o seu primeiro gol também. Ele veio do São Bento, time do interior paulista. Antes, jogou no Boa, Mogi Mirim, Joseense, Serra Talhada e Velo Clube. Sério, não estou inventando.

O que você acha que acontecerá com o Everaldo quando ele subir as escadas do vestiário para o gramado do Maracanã com 50 mil tricolores nas arquibancadas numa quarta-de-final da Sul-Americana contra o San Lorenzo, por exemplo?

É bem verdade que há jogadores que crescem em jogos decisivos. Thiago Neves, por exemplo, é um desses. Romário, o maior atacante que eu já vi jogar e tive o prazer de vê-lo com a camisa do Fluminense, era outro. Pode ser que seja o caso do Everaldo. Será?

Bom, pode até ser. Só que não faz sentido a gente descobrir isso lá na “hora H”. E sem falar que não será somente o Everaldo que experimentará isso pela primeira vez na vida. Há outros jogadores na mesma situação que ele. Não é melhor nos adiantarmos e enchermos o jogo de volta contra o Deportivo Cuenca para ver no que dá? Além da criação do círculo virtuoso que mencionei acima, ainda daremos cancha para esse pessoal que não faz ideia do que é jogar pelo Fluminense.

Mais fácil, hein!

Saudações Tricolores,

Leonardo Bagno

ACRÉSCIMO DE TEMPO: + 3

46min: Que passe lindo do Luciano para o Everaldo no primeiro gol. E excelente a arrancada do Ayrton no segundo. Sei não, mas acho que encontramos um time para esse final de temporada que pode nos trazer um título internacional.

47mn: Depois da Chapecoense, o Fluminense, nas próximas 7 rodadas, jogará em casa em 6! Ou seja, temos tudo para dar uma arrancada no Brasileiro para focar com tudo na Sul-Americana. Espero de coração que tenha alguém dentro do clube vendo isso.

48min: Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo! Vá ao jogo!


Compartilhe