Vice-Presidente do Atlético-MG retruca declaração de Mário Bittencourt

Compartilhe

O vice-presidente do Atlético-MG retrucou ontem as palavras de Mário Bittencourt, presidente tricolor, que, ao final da apresentação de Felippe Cardoso e Caio Paulista, comentou detalhadamente o que aconteceu na novela envolvendo as negociações com Allan. Após as declarações, e eivado de ironia, Lásaro Cândido se manifestou também:

– Em relação a essa manifestação que o presidente do Fluminense fez, envolvendo a transação do Allan, fazendo ameaça que iria notificar, processar o Atlético, o Liverpool, o jogador… O que podemos dizer é que o Atlético cumpriu rigorosamente as regras básicas de quem trata o assunto com seriedade. Negociou com quem tinha os direitos econômicos e federativos, no caso o Liverpool, porque o empréstimo com o Flu já tinha terminado. Com o aceno positivo do Liverpool, realizou as tratativas com o jogador. Cumpriu rigorosamente as regras básicas. E, obviamente, as documentou. Essas falas do presidente do Fluminense, envolvendo o Atlético, nós acreditamos que foram muito mais para fazer uma brincadeira, mas uma brincadeira de mau gosto, porque nós estamos aqui morrendo de medo (risos). Brincadeira, né?! Estamos morrendo de medo da ação do Fluminense – – disse em entrevista à Rádio Itatiaia.

Essa reação veio após o presidente tricolor dar detalhes sobre as tratativas com o Liverpool e, sobretudo, criticar a postura do jogador, que acompanhou o caso de perto (segundo ele, Allan vinha sendo copiado nos e-mails trocados entre as diretorias). Alias, o mandatário tricolor estava com uma pilha de papel, na mesa de entrevista, que seriam os emails trocados. Mário abriu a coletiva explicando como se iniciaram as conversas e como foi o desenrolar de toda a trama. Fizemos um pequeno resumo, para facilitar a compreensão da galera:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

08/12/2019 – Data do jogo contra o Corinthians. Mesmo sem condições de jogo, Allan viaja com a delegação para São Paulo, onde participa de um evento promovido pelo Flu. Ali se iniciam as conversas. Allan garante que quer continuar e, inclusive, aparece num vídeo falando que estaria indo conversar com os ingleses para tratar de sua permanência no Flu;

11/12/2019 – Foi, então, apresentada uma proposta salarial. Allan levou 2 ou 3 dias para responder, fazendo uma contra-proposta, que foi aceita pelo Flu. O clube lhe enviou os números em planilha, pedida pelo atleta. Na sequência, envia e-mail para o Liverpool solicitando autorização para negociar com o atleta. Ingleses respondem avisando que Allan retornaria à Inglaterra para definir o futuro.

13/12/2019 – Início das tratativas com o Liverpool. A partir daí, as conversas se intensificam e passam a ser quase que diárias entre os clubes.

18/12/2019 – O Flu pergunta sobre as condições que o Liverpool queria para negociar o atleta, se vender ou emprestar. Eles pedem que seja encaminhada uma proposta. Clube ficou de enviar. Neste dia, foi comunicado o surgimento de um outro clube interessado em Allan, mas não falaram qual seria esse clube, apenas que era do Brasil.

22/12/2019 – Flu fica ciente que o Liverpool começa as negociações com este outro clube, ainda sem revelar qual.

23/12/2019 – Na proposta encaminhada, o Flu sugere comprar 50% do Allan e que os outros 50% fiquem com os Ingleses, que responderam não ter interesse na manutenção do jogador. Contudo, aceitariam que os valores fossem parcelados em 24 vezes, com um bônus  de mais valia de 20%. Flu responde, então, que enviaria uma proposta para adquirir os 100%

30/12/2019 – Flu apresenta a proposta para adquirir 100%, em 24 vezes, conforme a última conversa. No entanto o Liverpool muda de ideia, informando que queriam um outro valor. Alegaram ter recebido uma proposta para pagamento à vista. O tricolor iguala o valor, mas pediu um prazo para pagar em cinco parcelas, dentro de 20 meses. Os ingleses aceitam, mais uma vez, mas reduzem o percentual envolvido na venda para 90%.

02/01/2020 – Flu envia a proposta combinada pelos 90%. O Liverpool, mais uma vez pede mais.

05/01/2020 – Mais uma vez, o Flu apresenta nova proposta com um valor maior, atingindo aquilo que os ingleses pediram, e mantendo o parcelamento. Liverpool, então, outra vez, aumenta mais o valor, e aceita o parcelamento em 24 vezes. Flu pede para manter o valor da entrada igual, e obtém uma resposta positiva. Informam que vão comunicar ao atleta. Surgem primeiras notícias de que Allan estaria fechando com o Atlético. Os ingleses Clube inglês responde que Allan não tinha autorização para negociar com outro clube.

06/01/2020 – Com o consenso, o Liverpool envia o contrato de compra e venda. Flu faz ajustes nas datas dos pagamentos, o que é aceito pelos ingleses. Aí, após essa novela de inúmeros capítulos, os representantes de Allan comunicam ao Flu que o atleta está negociando com o Atlético. Allan fala que agora não seria mais com ele, que seus representante e o Liverpool estão resolvendo seu futuro. Os ingleses, então, avisam ao Flu, que todas as negociações estavam suspensas, pois teriam que conversar com o atleta. Depois disso, eles agradecem a proposta e comunicam que o desejo de Allan era jogar no Galo.

08/01/2020 – Atlético-MG anuncia Allan.

Para Mário, a conduta do Liverpool não foi correta, aos olhos da ética:

– No início de janeiro, o Liverpool deu ‘ok’ para a nossa proposta e disse que comunicaria o atleta. Eles disseram que o Allan não tinha autorização para negociar com outro clube. Depois disso, recebemos informação de um dos representantes dele de que estaria negociando com o Atlético-MG. Em seguida, o Liverpool nos comunicou agradecendo a proposta, mas avisando que o desejo do atleta era jogar no Atlético-MG.  O clube inglês teve uma atitude antiética ao negociar com duas instituições ao mesmo tempo para jogar o preço para cima. Eles fizeram um um leilão.

Sobre a postura e conduta do jogador:

– Nós, aqui, criamos um método de trabalhar com transparência e não aceitamos o contrário. Primeira coisa que fiz quando cheguei foi acabar com disse-me-disse e falta de palavra. A instituição se fortalece pelo caráter. O atleta nos deu palavra de que ficaria aqui. Faltou lealdade às nossas conversas – e finaliza, fazendo um apelo ao torcedor que não persiga o jogador com ameaças  – Juras de amor devem ficar da porta para dentro. Isso é um mercado. O grande equívoco de alguns atletas é querer vender uma relação de paixão que não existe. Não há problemas mudar de ares, mas é preciso ser transparente. Agora isso passou. Que fique o entendimento para o nosso torcedor que nenhum jogador é maior que o Fluminense. Queria fazer um apelo para que nosso torcedor parar de ofender o jogador nas redes sociais. Não há necessidade. Temos que canalizar as nossas energias para quem está aqui e quer jogar no Fluminense.

– Antecipo que hoje, no final do dia, vamos notificar o Liverpool, o atleta e o Atlético-MG com cópia para a Fifa. Minimamente foi uma conduta antiética. Negociação paralela com duas instituições, jogando o preço para cima. No português claro, (o Liverpool) fez um leilão.

ST

Foto: Leonardo Brasil


Compartilhe