Vai começar o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18! Entenda o formato da competição e o que mudou no regulamento

Compartilhe

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 começa nesta terça feira (6), quando o Fluminense enfrentará o Flamengo. A competição será realizada em Sorocaba-SP, numa bolha sanitária. Somente a semi e a final serão disputadas nos mandos de campo dos times classificados.

Sobre o Regulamento Específico da Competição (REC), importa trazer o que mudou em relação à última edição.

Condição de jogo das atletas

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Estão aptas a competir as atletas nascidas entre 2002 e 2007, não podendo menores de 14 anos. Cada equipe poderá inscrever até 23 jogadoras, podendo acrescentar novas atletas até dia 16/7. Novas jogadoras deverão ter os vínculos publicados no BID até 15/7.

Formato da competição

São 24 equipes divididas em 6 grupos de 4 times, que se enfrentam dentro destes grupos em turno e returno, somando 6 jogos. Classificam-se para a 2ª fase as 8 melhores equipes (primeiros colocados e os 2 melhores segundos), que serão divididas igualmente em 2 grupos. Os primeiros de cada disputarão a semi final e os vencedores duelam pelo título.

O que mudou no regulamento

A primeira novidade é que após o término da 1ª fase, os cartões amarelos serão zerados, o que não impedirá o cumprimento de suspensão automática por 3º amarelo ou vermelho.

A outra alteração foi no critério de desempate da semi e da final da competição. Antes, o critério de classificação era por pontuação, não importando o saldo de gols. Desse modo, uma vitória de cada lado levaria a decisão para os pênaltis, independente de ter havido uma goleada em uma das partidas – isso era algo que vinha sendo questionado desde a primeira edição. Agora, o saldo de gols passou a ser critério de desempate nas fases finais do Campeonato Brasileiro. Assim, só haverá penalidades caso o empate persista neste quesito.

Foto: Thais Magalhães/CBF


Compartilhe