ÚLTIMA HORA – Prefeito de Tunja fecha as portas do estádio para times de Bogotá – Local era alternativa para partida do Flu

Compartilhe

Nesta segunda-feira, a alcadía (prefeita) de Bogotá, Claudia López Hernández, publicou o “decreto 157” com medidas para conter o avanço da Covid-19 na capital. De acordo com o parágrafo 4, do artigo 2, “durante o processo de restrição previsto no presente decreto, não se poderão realizar atividades esportivas, tais como o futebol profissional”. As linhas gerais passam a ser válidas já nesta segunda, mas a proibição para eventos esportivos só se inicia no sábado. Em tese, não interfere na partida válida pela segunda rodada do Grupo D da Libertadores.

No entanto, há um problema com o toque de recolher previsto. Só há permissão para circulação em Bogotá até às 20h. E isso, já obrigaria a remarcação do duelo. O encontro está marcado para 19h de Bogotá (21h de Brasília). Uma permissão especial para o evento ainda não está descartada.

Segundo Luis Ernesto Gómez, secretário de governo de Bogotá, o Estádio Metropolitano de Techo, casa onde o Santa Fe programava mandar a partida, estará fechado pelas próximas duas semanas, em medida de restrição no combate a Covid-19 na capital colombiana.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“Os estádios El Campín e o Metropolitano de Techo não estarão disponíveis para o futebol colombiano até 9 de maio” — afirmou Gómez à rádio colombiana Caracol. Segundo ele, a medida visa evitar a aglomeração de torcedores em meio à pandemia.

Diante dessa situação de não poder mandar o jogo em sua casa (El Campín – fechado para obras da Copa América) e o Estádio Metropolitano de Techo, provavelmente estará indisponível, uma das alternativas cotadas seria que a partida fosse transferida para o Estádio La Independencia, em Tunja, cidade localizada a 130 km ao Noroeste de Bogotá. O local é utilizado pelo Boyacá Chico e pelo Patriotas FC, na segunda divisão. A cidade de Tunja fica numa altitude de 2.810 metros. A capital colombiana, por sua vez, fica a 2.640 metros acima do nível do mar.

Foto: Divulgação

No entanto, isso parece estar fora de questão, já que foi informado que o governo de Boyacá não aceitará solicitações de times de Bogotá para a realização de jogos de futebol em seu território. Da mesma forma, o prefeito de Tunja, Alejandro Fúneme, não deu sinal positivo para que os times de Bogotá mandassem  seus jogos nesta cidade devido ao alto índice de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que, não só no departamento de Boyacá, mas na maioria dos departamentos do país estão em alerta vermelho. As informações do jornal “Marca”, da Colombia. Com isso, o Santa Fé, Millionarios e La Equidad continuam sem estádios para mandarem seus jogos no Campeonato Colombiano, como na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana.

Isso sem contar as péssimas condições que o estádio estava. No duelo entre o Patriotas e Águilas Doradas, o jogo demorou mais de 20 minutos para iniciar por falhas nos refletores. O gramado também foi criticado pela imprensa colombiana por falta de cuidados. Fora que o estádio não cumpria com todas as exigências que a CONMEBOL pede para realização de uma partida do seu torneio. As informações são do “FutbolRed

O Saudações Tricolores está de olho à todo o momento nos jornais locais para trazer as informações aos tricolores a respeito de onde, quando e que horas será o jogo entre Santa Fé e Fluminense, pela 2ª rodada do Grupo D da Copa Libertadores.

ST

João Eduardo Gurgel


Compartilhe