TAPA NA RODADA #17 – As informações dos jogos e o melhor dos mundos para o Flu no Brasileirão
De ressaca após a eliminação na Libertadores, o Fluminense vira a chave para o Campeonato Brasileiro, competição pela qual o time não vence há quatro partidas. Mais do que não vencer, a equipe acumula quatro derrotas consecutivas, atuações ruins e está apenas a dois pontos da zona de rebaixamento. A última vitória do Tricolor no Brasileirão foi há mais de um mês, no dia 10 de julho: 2 a 1 sobre o Sport, fora de casa.
Tentando encontrar forças e retomar o caminho das boas atuações – agora já sem Roger Machado, que teve sua demissão anunciada neste sábado – o Fluminense encara o Atlético-MG, líder do campeonato, em uma espécie de prévia para a Copa do Brasil, mata-mata no qual o Flu ainda está vivo na temporada e enfrenta justamente o Galo, na próxima quinta-feira (26), pelo primeiro jogo das quartas de final.
Como entra em campo somente na segunda-feira, o Tricolor já saberá como estará sua situação na rodada antes da bola rolar. Portanto, a pressão já existente pelo momento turbulento que atravessa o clube pode se tornar ainda maior a depender dos resultados das partidas que antecedem o jogo entre Fluminense e Atlético-MG.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Veja como está a classificação do Brasileirão, quais os jogos e melhores cenários para o Fluminense

Atlético-GO x Chapecoense
É o jogo que abre a 17ª rodada do Brasileirão. Com 23 pontos, mas um jogo a mais que o Fluminense, o Atlético-GO é o sétimo colocado. Enquanto isso, a Chapecoense aparece na lanterna com apenas cinco pontos conquistados.
Como o Dragão é um adversário direto pelas posições intermediárias da tabela, é preferível para o Flu que a Chapecoense vença sua primeira partida neste Brasileirão e chegue aos oito pontos.
Data: 21/08
Hora: 17h
Estádio: Antônio Accioly – Goiânia
Melhor dos mundos para o Flu: vitória da Chapecoense
Grêmio x Bahia
Por mais que o Grêmio seja o vice-lanterna e o Bahia o 13º colocado, ambos são concorrentes diretos do Fluminense na tabela. Enquanto o time gaúcho aparece com 13 pontos, apenas quatro a menos que o Flu, o tricolor baiano tem 18, um a mais. Isso é um demonstrativo do equilíbrio da competição até aqui, onde cada jogo pode fazer com que um time salte (ou perca) posições.
Dessa forma, um empate entre as equipes é o melhor cenário para o Fluminense, já que assim o Grêmio continuará atrás, enquanto o Bahia não se distanciará.
Data: 21/08
Hora: 19h
Estádio: Arena do Grêmio – Porto Alegre
Melhor dos mundos para o Flu: empate
Juventude x Fortaleza
Em grande campanha até aqui, o Fortaleza é o terceiro colocado com 31 pontos. Já o Juventude aparece na 12ª posição com 19, dois a mais que o Flu. Sendo assim, o Fluminense torce por uma vitória do Fortaleza para que um concorrente pelas posições intermediárias da tabela não pontue na rodada.
Data: 21/08
Hora: 21h
Estádio: Alfredo Jaconi – Caxias do Sul
Melhor dos mundos para o Flu: vitória do Fortaleza
Palmeiras x Cuiabá
Atual vice-líder do Brasileirão, o Palmeiras recebe o Cuiabá, décimo sexto e empatado em pontos com o Fluminense. Logo, o Tricolor torce por uma vitória do Palmeiras na rodada.
Data: 22/08
Hora: 11h
Estádio: Allianz Parque – São Paulo
Melhor dos mundos para o Flu: vitória do Palmeiras
Ceará x Flamengo
Com 23 pontos, o Ceará aparece na oitava posição, ou seja, é um concorrente direto do Fluminense pelas posições intermediárias da tabela. Já o Flamengo é o quinto colocado com 27 pontos mesmo com dois jogos a menos do que a maioria das equipes.
Dessa forma, o resultado preferido para essa partida é um empate. Isso porque enquanto o Ceará está seis pontos à frente do Flu – mas com um jogo a mais – o Flamengo, principal rival do Flu, se mostra como um dos candidatos ao título e um empate faz com que ambas as equipes permaneçam estacionadas na tabela.
Data: 22/08
Hora: 16h
Estádio: Arena Castelão – Fortaleza
Melhor dos mundos para o Flu: empate
Athletico-PR x Corinthians
Sexto e décimo primeiro colocados, respectivamente, Athletico-PR e Corinthians estão separados por apenas dois pontos na tabela e apenas quatro separam o time paulista do Flu.
Portanto é importante que nenhum dos dois vença e se distancie, o que faz com que o empate seja o melhor cenário para o Flu.
Data: 22/08
Hora: 16h
Estádio: Arena da Baixada – Curitiba
Melhor dos mundos para o Flu: empate
Santos x Internacional
Empatados em pontos (21), Santos e Internacional aparecem na décima e nona posições, respectivamente. Como os dois times estão na metade da tabela e apenas quatro pontos à frente do Fluminense, o empate é o melhor resultado nesta rodada.
Data: 22/08
Hora: 18h15
Estádio: Vila Belmiro – Santos
Melhor dos mundos para o Flu: empate
Sport x São Paulo
Primeiro time na zona de rebaixamento, o Sport é o 17º colocado com 15 pontos, apenas dois a menos que o Fluminense. Tal situação a princípio faria com que o Flu torcesse automaticamente por uma derrota do time pernambucano na derrota.
No entanto, devido ao equilíbrio deste Brasileirão, o São Paulo, que aparece na 14ª posição, está somente um ponto à frente do Fluminense. Sendo assim, é preferível que ambas as equipes estacionem e não conquistem três pontos, mesmo que por motivos diferentes. Enquanto o Sport poderia ultrapassar o Fluminense, o São Paulo poderia abrir quatro pontos de diferença para o Tricolor. Logo, o melhor cenário para o Flu neste caso seria um empate.
Data: 22/08
Hora: 20h30
Estádio: Ilha do Retiro – Recife
Melhor dos mundos para o Flu: empate
América-MG x Red Bull Bragantino
Assim como o Sport, o América-MG compõe a zona de rebaixamento e também está a apenas dois pontos do Fluminense. Já o Red Bull Bragantino é o quarto colocado com 28 pontos, ou seja, não é um concorrente direto do Flu na tabela. Portanto, o melhor cenário para essa partida seria uma vitória do Red Bull Bragantino.
Data: 23/08
Hora: 20h
Estádio: Independência – Belo Horizonte
Melhor dos mundos para o Flu: vitória do Red Bull Bragantino
Fluminense x Atlético-MG
Fechando a rodada – junto com América-MG x Red Bull Bragantino – o Fluminense enfrenta o Atlético-MG e busca voltar a vencer depois de mais de um mês e quatro derrotas consecutivas no Brasileirão. Como o Maracanã está passando por reformas no gramado, a partida será em São Januário.
Líder do Campeonato com 37 pontos, o Atlético-MG chega embalado por suas nove vitórias consecutivas na competição – a última derrota do Galo no Brasileirão foi na 7ª rodada, há quase dois meses – além da recém-conquistada classificação para as semifinais da Libertadores.

Agora sem Roger Machado, o Fluminense busca encontrar energias para recuperar as atuações, ao menos, aguerridas, que marcaram parte da campanha que levou a equipe até as quartas de final da Libertadores depois de oito anos.
Data: 23/08
Hora: 20h
Estádio: São Januário – Rio de Janeiro