Sul-Americana: “VAR” em 4 momentos. Confira
Nesta segunda-feira, a Conmebol reuniu os representantes dos clubes presentes nas quartas de final da Copa Sul-Americana para discutir como o sistema será utilizado na competição.
Conduzida pelo presidente do Comitê de Árbitros, o brasileiro Wilson Seneme, a reunião teve o objetivo de esclarecer quais são as quatro, e únicas, situações que o VAR poderá socorrer à arbitragem:
1 – Gols: posição de impedimento na criação do gol, infração do time atacante na criação do gol, bola fora de jogo antes do gol e gol / sem gol.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
2 – Incidentes cartão vermelho: VAR evita decisões erradas claramente sobre a expulsão de um jogador, as revisões são limitados a expulsão direto e não um segundo cartão amarelo, o VAR observada uma falta de expulsão não foi detectada pelo árbitro.
3 – Penalidade máxima: VAR evita decisões claramente erradas sobre a concessão ou não de uma cobrança de pênalti, penalidade cobrada de forma incorreta; bola fora do campo antes do pontapé de grande penalidade.
4 – Confusão de identidade: Se o árbitro advertir ou erroneamente expulsar um jogador, o VAR ajuda o árbitro a saber quem é o jogador corretamente.
Wilson Luiz Seneme afirmou que o sistema é para ajudar o árbitro principal, que será auxiliado para tomar a decisão correta sobre o fato durante a partida.
– Uma forma positiva para transmitir aos clubes o objetivo do VAR é claramente ajudar o árbitro central para tomar uma decisão correta em erros claros e evidentes, sempre dentro da filosofia de ‘interferência mínima, o benefício máximo – disse.
Todos os clubes envolvidos nas quartas de final estiveram presentes – Santa Fe, Deportivo Cali, Atlético-PR, Nacional, Fluminense, Junior Barranquilla, Bahía y Defensa y Justicia.
ST
Fonte: Lancenet