SOB A LUZ DO REFLETOR – Mudança de Planos Urgente!!!
Apenas 2 jogos foram suficientes para perceber o erro. Primeiramente, mais uma vez me equivoquei quando na coluna passada, aprovei a atitude da diretoria em manter o Marcão como treinador do Flu. Faz parte da vida de quem emite opinião pública. Não foi a primeira e nem será a última. Marcão não pode continuar sendo nosso treinador.
Os resultados não são a questão. Empatar com o Vasco, ainda mais em São Januário, um clássico, é normal. Podem estar com time inferior, mas sempre será difícil. Perder do Atlético Goianiense não foi “privilegio” do Marcão, já fomos eliminados da Copa do Brasil por eles. O problema é a forma, a postura e o pensamento que nosso técnico demonstrou sobre o futebol e elenco nesses dois jogos.
Até hoje a torcida tricolor debate se o Renato Gaúcho pediu para o time recuar, na final da Liberta de 2008, após os 3×1 no placar. Ninguém sabe ao certo. Ninguém escutou e tem provas disso ou daquilo, mesmo assim eu sempre o responsabilizei porque ele é o comandante e se o time ataca muito ele tem mérito e se recuar ele deve ter também os deméritos. Com Marcão foi diferente porque existe pandemia e não tem torcida no estádio. Flu jogando bem contra o Vasco, perdendo gols e faz 1 x 0. O time parou de jogar e o adversário dava impressão de querer ser goleado. Marcão gritava para tocar a bola, “ficar com ela aí” na nossa intermediária. Os jogadores pegavam a bola e não avançavam, tocavam para trás, como estratégia de jogo. Absurdo. Veio o segundo tempo e as modificações do Vasco fizeram empurrar nosso time, que se preocupava em defender. Ai Marcão lança Ganso e mais pro final o Fred. Deveria ser para ter contra ataque….Marcão perdeu 2 pontos nesse jogo de forma covarde e passiva. Mas ok, era seu primeiro jogo, vamos com calma.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Veio a escalação contra o Atlético Go. Meu Deus. Já podemos começar alertando que o nosso presidente precisa afastar o Julião urgente, para que nenhum técnico pense em escalar o garoto. Não existe esse cara vestir a nossa camisa, precisa ser feito alguma coisa. Mas vamos seguindo: Hudson, Yuri, Nene, Fred e Marcos Paulo. Impossível um time com esses caras ter pegada, marcar forte, ser rápido no ataque ou no contra ataque. Impossível. Talvez 10 anos atrás, hoje não existe. Marcão conseguiu acabar com o que o Odair tinha de melhor: Compactação, marcação forte, pegada e intensidade defensiva. Mesmo quando nosso Mourinho jogava recuado, nossa marcação era forte e compacta. Não temos mais isso e nunca teremos com essa escalação.
Um time apático, cheio de espaços entre as linhas, sem pressionar o adversário buscando a bola, sem conseguir sair jogando, sem finalizar, sem criar…o Flu foi um desastre, mas podia piorar. Tomamos um gol e no intervalo Marcão tira o único do meio que tem velocidade e lança o Pacheco aberto na ponta. Fred e Nenê permaneceram em campo se arrastando. Marcão coloca Lucca no lugar de Yuri, não tinha mais meio de campo, zero…só o Hudson se atrapalhando com a bola na pequena área. Fred e Nenê continuam, com a participação especial do Marcos Paulo.
Lá para os 39 Marcão resolve trocar Nenê por Ganso e Cardoso pelo molenga Marcos Paulo. Impressionante que alguns técnicos acreditam que em 6 minutos, ou as vezes menos, jogadores irão desequilibrar o jogo a seu favor. Porque não mexer antes? O time estava estático, sem pressão nenhuma. Estava tudo errado então precisa mexer com vontade, mudar o time mesmo. Se estivesse tudo certo, mas o pessoal cansando, até é compreensivo aguardar um pouco, mas estava tudo errado desde o início.
Vamos para as entrevistas. Não, vamos não! Não teve nada relevante nas respostas do Marcão a não ser a mensagem de que: ” Não sei o que eu estou fazendo!”. Marcão não sabe o que está fazendo. Tentou implementar uma saída de bola estilo Diniz sem treinamento. Hudson, Yuri, Nino…estavam perdidos nessa saída de bola. Primeiro porque obviamente não teve treino, mesmo nosso professor afirmando na entrevista que fulano treinou bem, ciclano treinou bem…oras, teve jogo até 22:30hs de domingo. Treinou quando? Na terça? Foi suficiente? Segundo porque essas peças não servem para essa saída de bola. Simplesmente não sabem fazer, não tem a técnica certa, não tem a dinâmica e velocidade para isso. Qualquer um que entenda de pelada sabe disso.
Marcão também está claramente favorecendo aos veteranos do elenco, quando se achava que seria o contrário, já que acompanha a nossa base de perto. Odair conseguia manter o controle sobre nossos veteranos, responsabilidade direta da nossa diretoria e presidente, porque estava ganhando pontos e deixando o Flu em boa posição na tabela. Difícil alguém criar confusão, reclamar de substituição, reclamar de banco, quando o time está indo bem, melhor do que a expectativa. A tendência agora é a gente ver: Hudson, Nenê, Ganso e Fred juntos no titular e essa é a gota d’água para procuramos um treinador de verdade.
O Flu tem 12 jogos pela frente e 9 dias de intervalo para o próximo, simplesmente o São Paulo e na sequencia o Fla. A hora é essa. Não dá para hesitar, não dá para deixar o Marcão trabalhar para dar resultado. Esquece nosso querido Marcão, a quem tenho enorme simpatia como ex-jogador. A questão não são os resultados e sim o que ele pensa sobre futebol. Precisamos alguém urgente, que mantenha a pegada do Odair, que mantenha o controle sobre os veteranos e pontue. Largamos 5 pontos para trás e agora tem 2 pedreiras pela frente, cenário pior não existe. Presidente e diretoria, ação e boa sorte. Se não agirem agora, podem estar jogando fora o bom trabalho que o time fez até a 24ª rodada.
Toque Curto:
- Hudson correu atrás do adversário desde o meio de campo no primeiro gol dos caras. Não conseguiu nem chegar e nem parar a jogada. Hudson tem boa técnica, mas parece que carrega 100 kg nas costas. Tive vergonha da sua trapalhada dentro da área.
- Desde alguns jogos do Odair, principalmente Galo e Inter, que ficou claro que, mesmo com pouca técnica, quando o time tinha uma juventude e correria maior, o Flu se dava bem. Odair já tinha sacado isso e lançava toda hora as torres gêmeas (Cardoso e Caio Paulista) para resolver esse problema. Marcão voltou a estaca zero. Como marcar pressão com Fred, Marcos Paulo e Nenê?
- Aquele jogo contra o furacão foi uma exceção. Marcos Paulos continua sendo uma preguiça enorme. Apesar disso, melhor renovar para ganhar um qualquer.
- Não é possível mais assistir o Julião com nossa camisa. Por favor, alguém tem que dar um jeito nisso, ele erra todas as jogadas. TODAS!
SDT