SOB A LUZ DO REFLETOR – Bola Cantada 6 Meses Atrás
Que retorno do Fluminense maravilhoso, não acham? Um esculacho do Volta Redonda e um empate sem gols contra o Macaé. Apesar das vitórias nos clássicos, o semestre é muito ruim. Eliminação ridícula na Sula e derrota para um time de outra divisão no primeiro confronto da terceira fase da Copa do Brasil.
Já nas férias de final de ano, já era comentado o perigo de estar sendo montado um elenco veterano para 2020. Já tínhamos no elenco, alguns jogadores com idade avançada e outros que são cansados por natureza, mesmo sendo mais novos. Vieram Henrique (graças a Deus já saiu), Egídio e Hudson. 35 anos, 34 e 32 respectivamente. Fred era iminente, com seus 36 anos. No elenco remanescente de 2019: Matheus Ferraz (35 anos), Nenê (38 anos) e Ganso….Esse me recuso a ver a idade, poderia ter 20 anos, mas do jeito que anda em campo, parece com 40 anos.
Não é preciso ter bola de cristal para identificar que esses atletas não iam conseguir formar um time competitivo. Quem vê um pouco de futebol percebe que hoje em dia o físico conta muito. A garotada voa. Para conseguir furar retranca ou mesmo atacar com sucesso, precisa de velocidade nos passes e transição rápida. Para não levar muitos gols, precisa de recomposição instantânea.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Mesmo que o Flu mescle alguns desses, a maioria tem sido titular e dificilmente nosso professor fará diferente. Ou seja, o Flu é de uma lentidão absurda para chegar na intermediária adversária e engatinha para recompor a defesa. Não tem mágica. Pode até ganhar de um pequeno aqui, de um Botafogo acolá, mas o sucesso está muito longe e o fracasso muito perto.
Nossa dupla de zaga atual é lenta: Nino é novo, mas lento. Ferraz tem sua idade e sua técnica, mas é lento. Não aguentam um atacante razoável como adversário.
Nossos laterais são lentos: Gilberto não marca ninguém. Até apoia, de vez em quando, com sucesso, mas é muito fraco na marcação. Egídio até que passa. Parece em boa forma física e cruza bem, mas não é aquele lateral voador.
Nossos volantes alternam velocidade. Yago é um cara mais rápido, bom jogador. Hudson tem técnica, mas é extremamente lento. Dodi é rápido, talvez precise ser titular. Yuri é quase um zagueiro no meio de campo, muito lento. Henrique…graças a Deus!
Na armação….Lentidão. Ganso anda em campo. Impressionante como faz questão de não correr. Não é possível ver o Ganso em campo e não se irritar. Nenê se esforça, tem raça, procura o jogo, tenta, mas esbarra na limitação óbvia dos seus 38 anos. Marcos Paulo? Sei, aquele garoto novo né?! Deve voar. Não! Não é a toa que ele está sendo substituído quase sempre como primeira opção. Uma falta de compromisso imensa. Uma lentidão absurda. O garoto sabe jogar, tem futebol, mas parece não está nem ai para hora do Brasil. Perdemos um jogador contra o Volta Redonda e o primeiro sacado foi ele. Porque será?
Na frente, o que menos me preocupa é o Fred. Dá para jogar se tiver um time rápido e com disposição. É extremamente necessário que seu parceiro de ataque seja um velocista e que ajude na marcação lá na frente. Não dá para fazer dupla com Evanílson.
Nosso treinador anda errando demais. talvez por todas as situações expostas acima, mas ele participou de toda montagem do elenco. Ele teve 3 meses para pensar num time razoavelmente competitivo. Não vinha de bons resultados, a não ser no Me Engana que Eu Gosto (carioca). Tempo que poderia ter pensado em diversas soluções para deixar o Flu com uma cara mais….animada. Ver o Flu jogar dá sono e você é despertado quando o adversário vem no contra-ataque. Um time lento em todas as ações, sejam ofensivas como defensivas.
Ou Odair bate no peito e assume o risco de barrar esses veteranos, sejam os de idade avançada ou os lentos por natureza, ou o ano é certo de emoções perigosas.
Toque curto:
- Odair, meu querido, vc perde um jogador ainda no primeiro tempo e deixa o Ganso em campo? Ficamos com menos 2.
- Evanílson de ponta não dá.
- Precisamos preparar a molecada. Eles precisam entrar nesse time para dar velocidade e gás.
- Não vi uma posição do Flu sobre os 25k que a FERJ enfiou na gente. Um absurdo. Esse campeonato carioca é uma vergonha e qq posição de deixar ele mais ridículo, eu apoio. Botafogo e Fluminense sendo punidos vergonhosamente.
- Se o campeonato acabar dia 8, o que o “outro” time vai fazer da vida? Valeu passar por cima da lei (treinando quando ainda não podia), ficar com imagem de quem tá pouco se ligando para vida dos outros, reunião com presidente, aliança com FERJ e etc..para ficar quase 1 mês parado depois
SDT