SOB A LUZ DO REFLETOR – A Evolução que Não Chegou!
O Fluminense está naquela situação em cima do muro. Joga bem um tempo, mal outro. Joga bem 15 minutos de um tempo e 10 do outro. Odair escala bem um jogo, erra no seguinte. Uma coisa não muda nunca: As substituições equivocadas do treinador.
Depois de um senhor primeiro tempo contra o Galo, onde Odair Mourinho acertou em cheio na escalação, colocando um time jovem e leve, matando o adversário lá na origem, fizemos um segundo tempo mais cansado. Justificável pelo nível do Atlético e pela intensidade aplicada na primeira etapa. O que não foi justificável foi a demora absurda das substituições. Porque Odair não usa as 5 substituições possíveis quando o time claramente está sem fôlego? Será que o André, por exemplo, não pode entrar mais? Vimos hoje que sim. Hudson estava morto na quarta e ficou em campo o tempo todo, por exemplo. Nosso treinador fez na verdade só duas trocas, porque a a primeira foi por força da contusão do Pacheco. No fim o resultado bom e justo.
Hoje perdemos 2 pontos e não sei se foi merecedor o empate, pelo que o Ceará jogou a mais do que a gente. 15 minutos espetaculares, com time avançado, ultrapassagens dos laterais, gol e uma postura excelente. Fez gol? Recuou. Não vem com essa história de que o adversário sai mais pro jogo, tenta mais o gol, porque se fosse assim todos os jogos teriam essa cara: Gol, recua, leva pressão e toma gol. Temos exemplos de times que estão mais na frente que conseguem fazer seu gol e continuar jogando e o Ceará fez isso depois do segundo gol hoje, continuou jogando. O que acontece se nenhum dos times recua em um jogo? Porque quando um avança, o outro deve recuar? Quem é o time de mais camisa? Quem está jogando em casa? Quem está lá em cima da tabela? Então Fluminense, me faça um favor: Jogue como sua posição, não só no campeonato como na sua história, e vença seus jogos em casa, principalmente contra times menores. Se impõe, ataca, mata o jogo e comemora depois a quarta posição, que onde estaríamos hoje se tivéssemos menos covardia.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Odair Mourinho retornou com nossos veteranos. Sim, eles tem mais qualidade que muitos no elenco, mas é outro jogo. Não precisa saber muito de futebol para entender que para brigar lá em cima, para brigar em grandes jogos, vamos precisar de mais pegada. Nosso treinador tem que inverter esse modelo: Ao invés de entrar com os veteranos no início, deixa-los para o segundo tempo, com o adversário mais cansado, o jogo com intensidade menor, assim como faz com o Ganso. O Fred até fez uma excelente assistência no final do jogo, mas deixa-lo 90 minutos em campo não é razoável e ainda arrisca seriamente perde-lo por contusão.
Odair evoluiu tarde demais para a Copa do Brasil, uma pena. Agora precisa continuar sua evolução para mantermos nossa posição dentro da faixa da Libertadores, mesmo que seja a pré. Precisa evoluir muito no quesito substituição. Nosso treinador ainda não descobriu que pode fazer 5 trocas. Porque não tirar o Julião, por exemplo, que só entrega a bola no pé adversário? Porque não tentar o Lucca? Porque não entrou mais vezes com o André, poupando um dos 3 volantes, como o Yago que acabou se contundindo? O time precisa ter pegada e para manter precisa trocar. Nosso Mourinho das Laranjeiras tem que entender que 1×0 não ganha jogo. Recuar com 15 minutos é um dos maiores absurdos do futebol. Fizemos isso contra o Corinthians, depois de ter 80% de posse de bola em 20 minutos , recuamos e se fosse um time melhor, como o Ceará é, eles teriam empatado. Não dá para vacilar nesse campeonato.
Está na hora de dar uma passo a frente e entender de uma vez que comanda um grande time, Tetra Campeão Brasileiro!
Toque Curto:
- Belos cruzamentos do Barcelos e Caio Paulista nos gols do Flu hoje, contra o Ceará. Caio então, dá para ver nitidamente que levanta a cabeça antes do cruzamento.
- Alguém precisa sequestrar o Julião. Meu Deus, que jogador irritante. Até marca razoavelmente bem, mas entrega em seguida a bola. Não dá. Coloca o Daniel da base para testar, dizem por aí que o garoto voa!
- Nítido que o time ficou melhor com os garotos, mesmo sem a qualidade necessária. Odair precisa resolver essa questão com os veteras do time.
- Resenha no sábado de manhã, 2 tricolores conversando: “Digão está muito bem, não sei quem deveria ser o titular, ele ou Lucas Claro!”….”Digão está bem, mas vai acabar entregando. Lucas Claro dificilmente falha!”. Na mosca!
SDT
