Scout Saudações: Conheça tudo sobre Léo Souza, novo volante do Sub-23 do Fluminense
Por João Eduardo Gurgel e Eduardo Marques
Essa semana, o Fluminense trouxe mais um jogador para a sua categoria Sub-23. Depois do volante Wiris na semana passada, o tricolor fechou a contratação de Léo Souza, da mesma posição, que chega para reforçar o time de Aspirantes nessa nova temporada. O atleta de 19 anos chega por empréstimo junto ao Atibaia até dezembro de 2021, com opção de compra estipulada. Seu vínculo com o clube paulista é válido até o fim de 2022. Ele é formado pelas categorias de base da Portuguesa-SP.

Natural de Guarulhos, Léo Souza é canhoto e nasceu no dia 23/08/2001.
Carreira
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Historicamente, a Portuguesa-SP sempre foi um clube que revelou muitos bons jogadores para o futebol. E o volante Léo Souza sempre foi tido como um atleta bastante promissor da base rubro-verde. Na temporada passada, ele, com 18 anos, era presença constante nos treinamentos da equipe principal da Portuguesa em sua preparação para a disputa da Copa Paulista. Sob o comando da comissão técnica de Fernando Marchiori, o jogador era observado também na disputa do estadual Sub-20, em que foi titular na estreia da competição.

Entretanto, uma reviravolta interna fez que com Léo deixasse o time. Nos últimos anos, as categorias de base do clube foram terceirizadas e pouco deram retorno. A Lusa perdeu muitos jogadores e o volante foi um deles. O jovem não chegou a atuar na Copa Paulista, deixou o time e assinou seu primeiro contrato profissional com o Sport Club Atibaia.
Nossa reportagem apurou mais detalhes sobre sua mudança de clube. Leonardo, após mais de 1 mês foi fazer avaliação no Atibaia, foi aprovado e em dezembro, já o profissionalizou. Antes, ele era um atleta sem contrato profissional, apenas com vínculo federativo, pois a Portuguesa não é um clube que possui certificado de formador. O regulamento de registros e transferências da CBF tem alguns princípios referente aos atletas amadores, que são “livres” para escolher o clube que desejar.

Então, o seu primeiro clube no âmbito profissional foi o Atibaia. No BID (Boletim Informativo Diário) não acontece essa troca de equipes. Apenas consta a publicação de profissionalização do atleta no Atibaia.
Em uma entrevista em 2020 para a ESPN, o presidente do clube eleito, Antônio Carlos Castanheira, criticou essa atitude: “Sinceramente, não entendi o que foi feito no período. Sentei em apenas uma reunião. Estava terceirizada. Era uma empresa que estava trabalhando. Eu entendo que a Portuguesa não pode fazer isso. Ela tem de ter o domínio da base dela. Podemos ter parceiros, mas tem de ser compartilhado. A Portuguesa não pode deixar a base nas mãos de terceiros e só olhar o futebol profissional. A história do clube está na formação de jogadores. Vamos deixar a base mais organizada”.
O mandatário tenta, ao lado do técnico Fernando Marchiori e do gerente Flávio Alves, mudar essa situação e parar de perder as principais promessas do clube.
Números
Em 2019, Léo jogou uma partida na Copa São Paulo de Futebol Júnior e mais 10 pelo Campeonato Paulista Sub-20, marcando um gol e sendo titular em três desses jogos. Somou 436 minutos em campo.
Já no ano passado, o jogador entrou em três jogos do Paulista sub-20 e foi banco por três oportunidades do time titular da Portuguesa no Campeonato Paulista série A2. No entanto, ele não foi utilizado.
Opinião de Lucas Ventura – NetLusa
Nossa reportagem entrou em contrato com o pessoal do NetLusa, site segmentado de notícias de Portuguesa-SP. Conversamos com exclusividade com o jornalista Lucas Ventura, que trabalha no portal. O profissional deu alguns detalhes sobre Leó Souza.
“Ele nunca jogou no profissional da lusa. Só foi relacionado pra um jogo, contra o São Bernardo no ano passado, mas ficou no banco. Ele nem chegou a ter contrato profissional com a Lusa. Baseado nos jogos do Sub-20 do ano passado, é um segundo volante de qualidade, que chega bem ao ataque. Trabalhei em todos os jogos. Ele era o capitão da Lusa.”
O nome do jogador, inclusive, já foi publicado no Boletim Informativo Diário na tarde da última terça-feira (23). Com isso, o atleta já está apto para atuar pelo Flu oficialmente.