Prioridades
Enfim, estamos livres!
Menos dramático que o ano passado mas ainda assim muito ruim. Bem, como disse na semana passada: só a vitória nos importa e, diante dela, qualquer outro detalhe torna-se irrelevante.
Tenho lido muito por aí que, com a crise e o provável rebaixamento do Cruzeiro, uma barca de bons nomes possa sair de lá. Dentre eles, alguns velhos conhecidos como Fred, Abel (que já saiu) e Thiago Neves, nomes que imediatamente nos levam de volta aos bons tempos. No entanto, devemos ser conscientes de que a nossa torcida está carente de ídolos e, pior que isso, contaminada por um pensamento de que o passado vai acontecer se repetirmos as peças.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Não. Não podemos nos prender à ideia de que se todos eles voltassem – e ai começar a sonhar com a volta de Mariano, Thiago Silva e outras estrelas que defenderam a Tricolor -, seremos a máquina de outrora. Temos que, enfim, superar 2008 e 2009. Ter estes anos como lembrança de que podemos chegar onde quisermos, mas sem que isso nos cegue e prenda em um passado de 10 anos. Precisamos olhar pra frente.
Entendo o alvoroço que uma possível saída do Fred do time mineiro possa causar. Não é pra menos, ele é nosso ídolo, vestiu a nossa camisa por quase uma década e a amou muito; amou a nossa torcida, assim como amamos ele. Liderou, junto ao Cuca, uma campanha heroica que nos livrou do rebaixamento, fez gol de voleio em clássico, decidiu muito jogo. Enfim, entendo. Thiago Neves jogou o melhor futebol da vida dele em 2008, isso é fato. E com esse futebol honrou a nossa camisa. Se tivéssemos levado aquela liberta, o homem teria uma estátua não só no clube, como na minha casa também. Mas não foi o caso. Perdemos, ele foi pro Hamburgo, voltou, foi pras arábias, depois pra Gávea e por ai vai…
Mas e ai? Vamos supor que o Fred venha ser o “Rei dos Storys” nas Laranjeiras, que ele venha tomar o caipisake dele na Dias Ferreira de novo, que Thiago Neves venha também. Nossos problemas estão resolvidos? Tudo certo? Quem vai pagar eles?
“Ah, Sharon, então você não quer eles de volta?”
Não é isso. Meu ponto é que o Fluminense precisa estabelecer prioridades. E por que isso? Claro que a vinda do Fred seria ótima, precisamos de um camisa 9 (se ele vai se encaixar no esquema de jogo atual é outra discussão), assim como um meia como Thiago pode funcionar também, apesar de não me agradar (me chame de ingênua ou do que quiser, detesto quando um jogador importante de um clube veste a camisa do rival). Mas devemos ter em mente que:
(i) contratos de Daniel, Caio Henrique, Allan e Nino estão no fim, é urgente a renovação com eles que são a espinha dorsal do time; (ii) Digão fez dois jogos excepcionais contra Palmeiras e CSA, mas depois de uma temporada muito ruim; (iii) ok, se ano que vem ele voltar mal, temos Matheus Ferraz, mas que estará retornando de uma lesão complicada, que precisará de tempo pra recuperar o ritmo e ainda é possível que não volte junto com seu futebol; (iv) Gilberto, assim como Digão, fez excelentes partidas, mas depois de nos deixar loucos de ódio o ano todo; (v) por fim, mas não menos importante, Marcão, apesar de ter tido bons números até então, não está pronto pra assumir o time durante toda temporada.
Isso apenas dos problemas que me vem a mente de cara. É preciso organizar a casa primeiro, existem contratações muito mais urgentes que a dos antigos ídolos, o pouco dinheiro que temos deve ser usado de forma inteligente e eficaz, e, ao meu ver, trazê-los de volta não é a solução dos nossos problemas. Nosso orçamento é apertado demais, seria um alento ao coração do torcedor vê-los jogando, mas seriam, de fato, as melhores contratações?
Deixo pra vocês a reflexão.
ST e até amanhã!
Já fez o seu check in? Sócio tem direito a um ingresso extra hein!