Penúltima rodada do Brasileirão pode decidir título, vagas na Libertadores e rebaixamento
A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro promete ser intensa e marcada por lágrimas de alegria ou de tristeza. Enquanto uns anseiam em soltar o grito de campeão, outros vivem a angústia de mais um rebaixamento. E, logo após o apito final do último jogo, já poderemos ter definido quem vai levantar a taça, quais as equipes que irão disputar a Libertadores (e em quais fases) e choro das torcidas que irão acompanhar seus times na Série B da próxima temporada.
O Fluminense, já garantindo na maior competição da América, deseja a vaga direta na fase de grupos e vai a Santos querendo os três pontos da partida. Ao mesmo tempo, os santistas ainda sonham com a pré-libertadores e prometem dificultar a vida do Flu. Além disso, os tricolores secam o time de três cores de São Paulo (que joga contra o Botafogo fora) e o Atlético-MG (que joga contra o Sport fora), rivais diretos na batalha pela vaga. E se o Flu tropeçar e os rivais vencerem, o sonho da fase de grupos, através do Brasileirão, se encerra no domingo – o Flu ainda teria chances, mas dependeria do Palmeiras ser campeão da Copa do Brasil, desde que o tricolor assegure o quinto lugar. O São Paulo ainda tem um clássico contra o Palmeiras, da 34ª rodada, que será disputado na sexta-feira, dia 19.
Por outro lado, Vasco e Flamengo ainda lutam pelos seus objetivos na competição. A equipe portuguesa ainda tem chances de se livrar do rebaixamento, mas precisa vencer e torcer contra seus rivais na parte baixa. Caso o time de São Januário perca e o Bahia vença, a caravela afunda mais uma vez. Já o time de regatas da lagoa encara o líder Internacional. Se o time do Abelão vencer, o campeonato já terá o campeão. Se perder ou empatar, fica tudo para a última rodada.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Confira a situação e ambições na tabela:
LIBERTADORES
O adversário do Flu nesta rodada – Santos – ainda busca com uma vaga na Libertadores na próxima temporada. Para isso acontecer, precisa vencer o confronto que será marcado pela despedida do técnico Cuca na Vila Belmiro – que já confirmou sua saída após o término do Brasileirão. E, em caso de um torpeço tricolor, a Libertadores pode conhecer seus oito representantes brasileiros, desde que o Athletico-PR não vença o Grêmio.
Atlhetico-PR, Corinthians e Red Bull Bragantino ainda tem chances matemáticas de disputarem a próxima edição. E a torcida de todos eles é tricolor no domingo, pois todos dependem de uma vitória do Flu para seguirem sonhando com a vaga. Caso se confirme, os três times precisam vencer seus jogos na 37ª rodada do Brasileirão para levar a decisão da última vaga para a última rodada.
E como dito acima, o Flu quer a vitória para morder o G4. Já garantido na fase de grupos, o tricolor ainda aguarda – e torce – a final da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Grêmio. Caso o time de verde vença, a quinta vaga será direta para a fase de grupos. Caso seja o time de três cores do sul, a vaga é deles.
🏆😍 Vai recomeçar a busca pela #GloriaEterna!
🗓️⚽ Faltam 5️⃣ dias para o início da CONMEBOL #Libertadores 2021! @LiverpoolFC1915 e @UCatolicaEC fazem o jogo de abertura em 23/2, pela Fase 1. pic.twitter.com/ulxpIZPhDD
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) February 18, 2021
TÍTULO
Em relação ao título do Brasileirão, três equipes estão na disputada: Internacional, Flamengo e São Paulo. Mas na penúltima rodada já podemos ter o grito de campeão dessa edição. O Flamengo recebe o líder Internacional, no Rio de Janeiro, no próximo domingo (21). Em caso de vitória da equipe gaúcha, o Colorado chegará aos 72 pontos e não poderá ser mais ultrapassado.
Por outro lado, para o Flamengo levantar o caneco precisa vencer o Internacional e viraria líder faltando apenas uma rodada para o fim do Brasileirão. A equipe carioca chegaria aos 71 pontos e o time do Abel Braga chegaria pressionado precisando de uma vitória na última rodada.
Já o São Paulo só tem chances de título se vencer os três jogos que restam. Além disso, precisa torcer para que o confronto entre o líder e o vice-líder termine empatado. Vale lembrar que na última rodada, a equipe paulista receberá o Flamengo, no Morumbi e o Internacional vai enfrentar o Corinthians, no Beira-Rio
Quem leva, hein? 👀 🥇 🇧🇷 pic.twitter.com/S9GjsJNHjN
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) February 19, 2021
REBAIXAMENTO
Duas equipes já foram para a série B. Botafogo, dono de uma campanha de envergonhar até o metrô, e Coritiba já deram adeus à série A. Para as duas vagas restantes restam três candidatos. Bahia, Vasco e Goiás. E o Bahia joga primeiro na rodada.
No sábado, os baianos vão a Fortaleza encarar o time da casa no Castelão. Livre do rebaixamento, os cearenses ainda querem morder uma vaga na Sula e, por isso, querem a vitória. Já o Bahia quer fugir da degola e sabe que esse jogo é fundamental. E pode selar seu destino na série A pois caso Vasco e Goiás não vençam, o time de três cores da boa terra se assegura na primeirona e decreta o rebaixamento dos dois.
No caso dos portugueses, é vencer o Corinthians, fora de casa, torcer pelo tropeço baiano, para chegar com tudo na última rodada e encarar o Goiás no confronto direto.
Em pior situação do que os rivais diretos, os goianos precisam vencer o Bragantino, que luta pela vaga na Liberta, e torcer pelos tropeços de Vasco e Bahia, para decidir a sorte contra o Vasco na última rodada.
Foto Destaque: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.