Palmeiras campeão da Libertadores – Entenda como isso afeta a situação do Flu no Brasileirão
O Palmeiras, ontem, derrotou o Santos por 1×0 e se tornou bicampeão da Copa Libertadores. O jogo aconteceu no Maracanã. Esse resultado foi o que, para muitos torcedores do Fluminense, o melhor cenário possível pensando em uma vaga para a Copa Libertadores. Com isso, muito provavelmente, teremos um G-7 no Brasileirão.

Vamos trazer agora trazer os cenários de como ficará a tabela do campeonato brasileiro. Nossa reportagem, inclusive, já havia feito um prognóstico de todos os cenários. Clique aqui para ler.
Mas, resumidamente, vamos analisar qual será a situação do Brasileirão:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O Brasil tem direito a sete vagas para a Libertadores (oito, caso o campeão continental seja do país), cinco delas diretas (quatro pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil) e duas para a pré-Libertadores. Caso o campeão da Libertadores seja o mesmo da Copa do Brasil, o regulamento determina que a vaga seja transferida para o Brasileirão, que passa a ter cinco vagas diretas e duas para a pré-Libertadores.
§ 1º – Caso o clube campeão da COPA também obtenha vaga para a Conmebol Libertadores através do Campeonato Brasileiro, este utilizará a vaga da COPA.
§ 2º – Caso o clube campeão da COPA também obtenha vaga para a Conmebol Libertadores por ser o campeão da Conmebol Libertadores ou da Conmebol Sul-Americana, este utilizará a vaga obtida pela conquista continental; assim sendo, a vaga oriunda da COPA será repassada a um clube do Campeonato Brasileiro da Série A, respeitando a ordem de classificação.
§ 3º – O clube vice-campeão da COPA não terá direito, através desta competição, à vaga na Conmebol Libertadores.
De acordo com a classificação atual, os classificados seriam:
- Inter (Brasileiro – vaga direta)
- Flamengo (Brasileiro – vaga direta)
- São Paulo (Brasileiro – vaga direta)
- Atlético-MG (Brasileiro – vaga direta)
- Palmeiras (Libertadores – vaga direta)
- Grêmio (Brasileiro – vaga direta)
- Fluminense (Brasileiro – vaga pré)
- Ceará (Brasileiro – vaga pré)
Mesmo se terminar entre os primeiros do Brasileirão, o clube gaúcho usará a vaga adquirida pela Copa do Brasil. Assim os quatro primeiros do Brasileirão que ainda não tiverem conquistado a vaga (Palmeiras não contará) se classificarão diretamente para a fase de grupos, e os dois seguintes para a pré-Libertadores.
De acordo com a classificação atual, os classificados seriam:
- Inter (Brasileiro – vaga direta)
- Flamengo (Brasileiro – vaga direta)
- São Paulo (Brasileiro – vaga direta)
- Atlético-MG (Brasileiro – vaga direta)
- Palmeiras (Libertadores – vaga direta)
- Grêmio (Copa do Brasil – vaga direta)
- Fluminense (Brasileiro – vaga pré)
- Ceará (Brasileiro – vaga pré)
Em resumo: caso a classificação atual do Brasileirão seja mantida até o fim, os 8 classificados para a Libertadores e pré-Libertadores seriam os mesmos em caso de título de Palmeiras ou Grêmio na Copa do Brasil. A diferença, no momento, fica por conta da briga pelas vagas diretas para a competição continental
Em caso de título do Palmeiras, a distância em pontos de Fluminense, Ceará, Corinthians e companhia para a zona de classificação direta para a Libertadores diminuirá, em razão do maior número de vagas diretas via Brasileirão neste cenário.
No caso do Fluminense, por exemplo, a diferença para a zona de classificação direta para a Libertadores cairia de sete pontos em caso de título do Grêmio na Copa do Brasil para dois pontos em caso de título do Palmeiras.
ST
João Eduardo Gurgel