Marcado na história! Fred alcança marcas importantes no Flu e no futebol brasileiro em 2021
Por Rafa Gutierrez
Em 2020, quando Fred anunciou que voltaria para o Fluminense, naquela que seria sua segunda passagem pelo clube, importante marcas estavam à espera do craque. Desde então, a idade avançada não foi suficiente para impedir o ídolo Tricolor de continuar fazendo história no futebol brasileiro e expandir mais ainda seu nome no Flu. O ano de 2021 para Fred foi de artilharia pelo clube das Laranjeiras e pódios históricos na Libertadores, na Copa do Brasil e no Brasileirão.

O mineiro Frederico Chaves Guedes chegou ao Flu sob grande expectativa em 2009, vindo de três temporadas pelo Lyon – França. Os primeiros dois gols saíram logo na estreia, diante do Macaé pelo Campeonato Carioca. Porém, a primeira temporada não foi a dos sonhos para o Tricolor que vinha de um vice campeonato na Libertadores e brigava contra o rebaixamento no Brasileirão. O atacante Fred, no entanto, já demonstrou em seu primeiro ano que chegava para marcar seu nome na história do Fluminense. Naquela mesma época, o Tricolor escapou do rebaixamento de maneira épica e contou com a colaboração de Fred. Foram 22 gols em 36 jogos na sua temporada de estreia, somados a uma sequência de 8 tentos nas últimas 10 partidas de Brasileirão, que ajudaram a salvar o Flu do rebaixamento.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Desde sua estreia, Fred marcou 197 gols em 361 jogos. Em 2021, em confronto válido pela Libertadores contra o Santa Fé, marcou seu nome na história como o segundo maior artilheiro de todos os tempos do Fluminense. O topo da lista pertence a outro histórico atacante Tricolor, Waldo Machado com seus 319 gols. Apesar de a liderança estar distante, Fred deve continuar a se isolar como segundo maior goleador do clube. Pelo Flu, além dos gols e marcas importantes, Fred foi peça importante para a conquista de títulos. Sob presença do atacante, o Time de Guerreiros conquistou os seguintes títulos: Brasileirão 2010, Brasileirão 2012, Primeira Liga 2016 e Campeonato Carioca 2012.

Além de fazer história pelo Flu, Fred também marcou seu nome no futebol brasileiro como sendo o segundo maior artilheiro da história do Brasileirão, segundo maior artilheiro brasileiro na Libertadores e maior artilheiro da Copa Do Brasil. Todas essas marcas foram batidas no ano de 2021.
No futebol brasileiro, o atacante atuou por Fluminense, Cruzeiro, América-MG e Atlético-MG. Sua trajetória no futebol começou pelo América-MG em 2003, onde marcou seu primeiro gol na Copa do Brasil. Em 2021, ao marcar contra seu ex-clube Atlético-MG pelo Flu na competição, chegou a 36 gols e se igualou a Romário como os maiores artilheiros da história da competição. A expectativa é de que o ídolo Tricolor se isole na artilharia no próximo ano.
Pelo Brasileirão, o primeiro gol veio em 2004 com a camisa do Cruzeiro em sua estreia pelo clube. Desde então, os 155 tentos deixaram o atacante na segunda posição entre os maiores goleadores da competição, atrás apenas de Roberto Dinamite que possui 190 gols. Atuando pelo Flu, ele conquistou seus dois títulos na competição. O primeiro veio em 2010, quando contribuiu para o clube conquistar a taça que não vinha desde 1984. A segunda conquista veio dois anos depois e dessa vez, Fred foi um dos protagonistas. O capitão Tricolor marcou 20 gols na competição e se tornou pela primeira vez de forma isolada, o artilheiro de uma edição do Brasileirão.

Na Libertadores, somente um jogador brasileiro marcou mais gols que o ídolo do Fluminense. Atuando por Cruzeiro, Atlético-MG e Fluminense, Fred marcou 25 gols na competição, empatado com Palhinha e quatro gols atrás de Luizão, que possui 29 tentos marcados. Pela temporada 2021, ao qual atingiu a importante marca, Fred marcou sete vezes e terminou a competição como o artilheiro do Flu. O Tricolor das Laranjeiras disputará a Libertadores pelo segundo ano consecutivo em 2022 e o capitão terá a oportunidade de conquistar a artilharia histórica.
Apesar de ter completado 38 anos, Fred terminou o ano de 2021 como artilheiro de forma isolada do Flu. Os 22 gols marcados e seis assistências distribuídas para companheiros ajudaram o capitão Tricolor a bater suas marcas e se manter como um titular absoluto do Time de Guerreiros no ano. O contrato de Fred com o Flu possui validade até 21 de julho de 2022.
ST