Mais ofensividade e liberdade – A evolução de Samuel Xavier com Fernando Diniz

Compartilhe

Por João Pedro Cupello

Samuel Xavier, depois de mais um ano como jogador do Fluminense, encontra sob o comando de Fernando Diniz sua melhor fase no tricolor. Após atuações um pouco abaixo do esperado em 2021, que fez o atleta virar por alguns jogos reserva de Calegari, o lateral direito de 32 anos se adaptou muito bem ao esquema do atual técnico tricolor e se tornou unanimidade na posição.

Samuel Xavier em ação pelo Fluminense – Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Mesmo não tendo o melhor dos inícios com Abel Braga, ainda sim, era titular. Mas não era uma unanimidade entre a torcida tricolor. Entretanto, o modo que Fernando Diniz usa o lateral no seu esquema explica muito de sua evolução. Nas modelos de jogo adotado por treinadores anteriores, como no comando de Roger Machado e Abel Braga, o lateral direito não possuía tanta liberdade na área ofensiva e, principalmente, para puxar as jogadas no setor de ataque para o meio de campo. Até a chegada do atual comandante, o jogador tinha disputado 57 jogos pelo Flu, com nenhum gol marcado e apenas duas assistências. Sob o comando dos técnicos anteriores a Fernando Diniz, o lateral era extremamente criticado pelos torcedores, que chegaram muitas vezes pedir a saída do lateral do elenco titular para a entrada de Calegari.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Mapa de calor de Samuel Xavier em 2021 – Foto: Sofascore

Entretanto, sob a liderança de  Diniz, Samuel reencontrou talvez o comandante mais influente de sua carreira. Foi ele, quando o atleta ainda jogava pelo Paulista de Jundiaí, que adaptou Samuel, que antes era meio de campo, para a lateral direita. A partir disso, sua  carreira deslanchou.

Com o retorno de Fernando ao posto de treinador principal, Samuel Xavier ganhou mais liberdade ofensiva, característica que fez com que tivesse uma boa carreira no Ceará, onde teve 217 jogos, 10 gols e 20 assistências. Samuel ataca tanto pela lateral do campo buscando cruzamentos quanto pelo meio de campo para buscar troca de passes e finalizações, chegando até a pisar na área adversária em algumas ocasiões. Um desses momentos fez com que o atleta fizesse seu primeiro gol pelo Flu, na vitória de 5 a 3 contra o Atlético-MG. O lateral recebeu cruzamento de Luiz Henrique e, dentro da área, cabeceou para o gol de Everson. Essa mudança fica bem evidente quando se compara o mapa de calor mostrado acima, que mostra a movimentação do lateral em 2021, com o apresentado abaixo, de 2022.

Mapa de calor de Samuel Xavier em 2022 – Foto: Sofascore

Samuel Xavier disputou 24 jogos sob o comando de Fernando Diniz no tricolor, e marcou 1 gol e deu 2 assistências. O lateral se tornou unanimidade na posição, e entra na conversa de muitos comentaristas e especialistas como um dos melhores laterais direitos atuando no Brasil.


Compartilhe