Governo do Rio inicia estudos para possível negociação de naming rights do Maracanã
O Governo do Estado do Rio de Janeiro começou a análise técnica, nesta semana, para a possível venda de naming rights do Maracanã. A secretaria Casa Civil será responsável por conduzir as pesquisas detalhadas, consistindo em analisar a legislação vigente em licitações, o edital de concessão e o tombamento do estádio.
O Fluminense e o Flamengo garantiram o direito da concessão do Maracanã por 20 anos, em setembro de 2024. O Tricolor possui 35% da cota como sócio do Consórcio. Enquanto o rival, tem 65%.
Em entrevista ao portal GE, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) explicou um pouco mais sobre o procedimento e declarou que, mesmo com a negociação de naming rights, o espaço continuará sendo chamdo de Estádio Jornalista Mário Filho oficialmente.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O Iphan esclarece ainda que qualquer alteração na identificação do estádio em sua fachada deve ser previamente solicitada e aprovada pelo Instituto, conforme determina o Decreto-Lei nº 25/1937, que estabelece que bens tombados não podem ser alterados sem autorização prévia da autarquia”, informou a instituição.
Conforme O Globo, a dupla responsável pela concessão do Maracanã tem a intenção de assinar um contrato de R$ 70 milhões por ano após a venda de naming rights do estádio.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, entendia a negociação como difícil e cética aneriormente. No entanto, existe a expectativa de que a autorização para dar continuidade ao procedimento seja concluída até o final de outubro.