Ganso marca duas vezes, mas Fluminense leva virada do Coritiba no fim
Em partida iniciada às 16h deste domingo (01/04), o Fluminense foi até o Couto Pereira visitar o Coritiba pela quarta rodada do Brasileirão 2022. No primeiro jogo após a saída de Abel Braga, o Tricolor saiu na frente com dois gols de Ganso e foi para o intervalo com a vantagem de 2×0. No início da etapa complementar, entretanto, André foi expulso em lance que resultou em pênalti para o Coxa e a partida mudou de panorama. Na sequência, os comandados de Marcão sofreram o empate e a virada nos instantes finais.

Os onze iniciais
Para o primeiro jogo após a Era Abel Braga, o interino Marcão apostou na volta do esquema 4-4-2. Junto da mudança de esquema, Samuel Xavier entrou como titular na lateral direita, Luccas Claro na zaga e Luiz Henrique no ataque junto de Germán Cano. Confira os onze iniciais do Flu:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram

Primeiro tempo:
No Couto Pereira, o Coritiba iniciou tomando a iniciativa frente ao Flu, trocando mais passes e finalizando mais vezes nos primeiros minutos. A primeira grande chance do jogo foi justamente do Coxa. Em finalização de Igor Paixão aos sete minutos, Fábio fez uma boa intervenção para manter o empate no placar. A primeira finalização Tricolor na meta adversária veio em chute de fora da área sem perigo de Luiz Henrique aos 10 minutos. Aos 18 minutos, o Flu, que já tinha mais a posse de bola, teve PH Ganso arriscando de fora da área. O camisa 10 finalizou e contou com falha clamorosa do goleiro Muralha para abrir o placar em vantagem para o Fluminense. O gol marcado por Ganso foi o primeiro de um jogador Tricolor no Brasileirão 2022. O que era bom, ficou ainda melhor aos 35 minutos. Luiz Henrique recebeu na ponta direita, fez grande jogada para cima da defesa adversária e cruzou na área. Na sequência, Ganso, como um legítimo centroavante, cabeceou para vencer novamente Muralha e ampliar o marcador para o Flu. Nos minutos finais, o Coritiba partiu para cima e arriscou mais finalizações, porém sem exigir o goleiro Fábio. Enquanto isso, o Flu apostou nos contra-ataques para levar perigo.
Segundo tempo:
O Coritiba se lançou para o ataque no início da segunda etapa e teve a primeira chance com Léo Gamalho com três minutos. O atacante do Coxa subiu para o cabeceio e André levantou o pé, que na visão da arbitragem, foi um pé alto demais. Após checar o lance no VAR, o árbitro Raphael Claus entendeu como uma jogada temerária e assinalou pênalti. André, que já possuía amarelo, levou o segundo e foi expulso. Na cobrança, Léo Gamalho deslocou Fábio e diminuiu para o Coritiba. Com o gol e a expulsão, o jogo ficou lá e cá e o Flu, mais do que nunca, se armou para os contra-ataques. A pressão do Coritiba cresceu muito e aos 15 minutos o Tricolor sofreu o empate. Em bate-rebate na área, Andrey foi feliz na finalização e deixou o placar em 2×2. Após a expulsão, os comandados de Marcão se fecharam demais e não acharam alternativas para sair do sufoco adversário na primeira metade da etapa complementar. Por volta dos 30 minutos, o Flu conseguiu equilibrar mais o jogo com posse de bola e troca de passes na defesa para o meio esfriando o time adversário. No entanto, ainda sem levar perigo no ataque. Aos 42, o Tricolor teve uma grande chance de sair do sufoco. Em jogada criada por Nonato, Caio Paulista recebeu na ponta e bateu cruzado. Na sobra, Marlon não bateu bem na bola e desperdiçou a boa chance. Já nos acréscimos, Fábio fez um milagre na primeira blitz do Coxa, mas não conseguiu evitar no segundo lance. Léo Gamalho recebeu dentro da área e não perdoou, virando o jogo em favor do Coritiba.

O próximo desafio do Fluminense será a reestreia do técnico Fernando Diniz no comando técnico da equipe. No Maracanã, o Tricolor recebe o Junior Barranquilla, em busca de recuperação na Sul-Americana.
ST,
Rafa Gutierrez