Flunel do Tempo — Em 2010, Fla-Flu era definido com um show de Conca

Compartilhe

Nesta quarta-feira (09), às 21:30h, Fluminense e Flamengo se enfrentam pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Se hoje o Tricolor vai contar com os gringos Fernando Pacheco e Michel Araújo, há pouco mais de uma década atrás, o Fla-Flu era definido pelo argentino Conca. Responsável por contribuir com uma assistência e fazer um gol na vitória por 2 a 1 do Flu contra seu arquirrival.

Enquanto neste Fla-Flu, o Fluminense vêm de quatro jogos sem vencer o Flamengo — pelo menos no tempo normal —, em 2010, a situação era ainda pior. O Tricolor não vencia o Rubro-Negro há exatos dois anos, três meses e 16 dias. Um total de nove partidas, com quatro vitórias do Fla e cinco empates neste período.

Assim como na partida de hoje, Fred era dúvida até o início da partida. Mas o atacante entrou com vontade de fazer gol. Primeiramente, arriscou um chute logo aos 12 segundos de jogo. Logo na sequência, cabeceou a queima-roupa, no entanto, Bruno com o corpo dentro do gol, salvou em cima da linha, aos 4 minutos.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Contudo, o grande nome do Fla-Flu seria mesmo Dario Conca. Aos 12 minutos, o argentino costurou pelo meio e deu uma linda cavadinha para Rodriguinho tocar na saída do goleiro Bruno e abrir o placar no Maracanã.

Rodriguinho comemorando o gol no Fla-Flu
Contratado junto ao Santo André, vice-campeão paulista em 2010, Rodriguinho comemora o primeiro dos sete gols marcados com a camisa tricolor. (Foto: Wallace Teixeira/Photocamera)

Diante de um esfacelado Flamengo, o Fluminense tinha um maior volume de jogo. Mas o Flamengo apostava nos contra-ataques com Vagner Love e Vinicius Pacheco. Mas, nas duas, o goleiro Rafael esteve bem para salvar a meta do Tricolor.

Por outro lado, Rodriguinho chegou a balançar as redes pela segunda vez no Fla-Flu. Mas o bandeirinha, desta vez, marcou impedimento do atacante.

Conca faz um golaço, enquanto Bruno desconta

O segundo tempo começou com a mesma toada. Tanto que logo, aos 11 minutos da etapa complementar, Mariano cruzou, Marquinho fez o papel de pivô e Conca acertou um chutaço de fora da área. Um golaço no Maracanã.

Conca comemorando gol no Fla-Flu
Conca comemorando um dos 56 gols que marcou em 272 partidas pelo Fluminense. (Foto: Wallace Teixeira/Photocamera)

Desde então, o Flu passou a administrar a vantagem no Maracanã. Ainda mais após que o volante Fernando, irmão mais de Carlos Alberto, deu uma entrada dura e recebeu o cartão vermelho direto. Deixando o Flamengo com um jogador a menos em campo a partir dos 15 minutos da segunda etapa.

Por fim, o Fla ainda conseguir descontar. Já aos 46 minutos da segunda etapa, Gum derrubou Vagner Love na entrada da área. O goleiro Bruno então cruzou o campo e acertou uma linda cobrança de falta, no ângulo de Rafael.

Entretanto, o gol não passou de um suspiro. O Tricolor ficaria mesmo com a vitória no Fla-Flu. Confira os melhores momentos abaixo:

https://youtu.be/Cm79S9Jib6o

A vitória do Flu acabaria se provando importante no final do Brasileirão. O Tricolor voltaria a ser campeão brasileiro após 26 anos, terminando a competição com 71 pontos, dois a mais que o vice-líder Cruzeiro. Enquanto, o Flamengo terminaria apenas na 14ª colocação, com 44 pontos.

Ficha técnica: Fla-Flu

Local: Maracanã. Data: 26/05/2010. 

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ). Assistentes: Marco Aurélio Pessanha (RJ) e Ricardo de Almeida (RJ).

Fluminense: Rafael, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Marquinho e Conca; Rodriguinho (Alan) e Fred (André Lima). Técnico: Muricy Ramalho

Flamengo: Bruno, Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo (Ramon), Toró, Fernando e Camacho; Vinícius Pacheco (Diego Maurício) e Vagner Love. Técnico: Rogério Lourenço

Gols: Rodriguinho, aos 10 minutos do primeiro tempo. Conca, aos 10, Bruno, aos 46 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Léo Moura, Toró, Fernando, Camacho e David (Flamengo) Gum (Fluminense) Cartão vermelho: Fernando (Flamengo)

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.