Fluminense tem cláusula que prevê punições em caso de má-conduta
Somados ao Grêmio, Juventude, Santos e Flamengo, o Fluminense possui uma cláusula em seu contrato que prevê punições ao seus atletas em caso de má-conduta. Em uma pesquisa recente feita pelo GE, que visava questionar os clubes em relação à cláusulas e punições à jogadores e funcionários em casos de discriminação, tais como: práticas racistas, xenofóbicas, homofóbicas entre outras – alguns clubes confirmaram a existência, entre eles, Bahia, Bragantino, Ceará, Corinthians, Cuiabá, Internacional e Palmeiras.
Por sua vez, o Fluminense não tem uma cláusula que especifique os atos discriminatórios, mas há a existência de punições à essas atitudes que vão em desencontro ao código de conduta do Clube, que incluem também essas práticas criminosas.
Atuante nas causas antirracistas, o Tricolor postou hoje uma homenagem à luta homenageando o dia 20 de novembro, o dia da consciência negra. Além, os atletas entrarão na partida de amanhã, diante do América, homenageando personalidades históricas negras que ajudaram a agigantar a história do Tricolor.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Somos todos #HerdeirosDeChicoGuanabara, o primeiro torcedor da história do Fluminense e do futebol brasileiro. Um negro e capoeirista, que ostentava, com orgulho, sua paixão pelo Tricolor. Por isso, neste #DiaDaConsciênciaNegra reforçamos a nossa luta diária contra o racismo. pic.twitter.com/ZnlbETsNvD
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) November 20, 2021
Para Marcelo Carvalho, criador e diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial é de suma importância a presença das cláusulas parara uma mudança de comportamento:
– Ter a cláusula é muito importante, se os clubes tiverem isso, talvez a gente tenha uma mudança de comportamento. Não de comportamento da pessoa. Porque a pessoa, sabendo da cláusula ou não, ela vai cometer o ato racista, mas aí o clube vai poder desligar.Sei de vários clubes que têm previsão para se o cara fizer algo que prejudique a imagem, mas são poucos casos que a gente vê algo acontecer. Como eu disse, é importante demais que isso tenha nos contratos e que o clube faça cumprir – disse, Carvalho.
ST