Fluminense assina contrato para modernização de Xerém; custo é de R$ 14 milhões
Em evento realizado nas Laranjeiras nesta quarta-feira, o Fluminense oficializou um contrato para modernizar seu CT de base, em Xerém. O investimento total será de R$ 14 milhões. As obras começam em 8 de dezembro de 2025 e têm previsão de conclusão para março de 2027, ou seja, o prazo estimado é de 15 meses.
O que muda com a reforma
O projeto contempla a construção de um novo prédio e a reestruturação completa da infraestrutura de Xerém, com destaque para:
• Ampliação do alojamento: a capacidade saltará de 22 quartos, que abrigavam até 88 atletas, para 40 quartos, possibilitando acomodar até 160 “Moleques de Xerém”simultaneamente.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
• Integração das áreas de fisioterapia, musculação, nutrição e reabilitação próximas aos campos, reduzindo deslocamentos e otimizando a rotina dos jovens jogadores.
• Modernização das instalações de base, com objetivo de ampliar a estrutura de formação e oferecer melhores condições técnicas e de conforto para atletas e comissão técnica.
Além do impacto estrutural, o projeto carrega um significado direto para o processo de formação tricolor. Segundo o presidente Mário Bittencourt, o investimento consolida o Fluminense entre as principais potências formadoras do país:
“O Fluminense está entre os cinco melhores clubes do Brasil e entre os 30 do mundo em revelação de jogadores. O que isso vai fazer é aumentar essa capacidade. Melhor estrutura administrativa de base do Brasil e tecnológica também. Estamos muito felizes em dar esse salto de qualidade. Obviamente, isso vai gerar frutos dentro de campo”, exaltou o presidente.
O financiamento das obras será feito com recursos do próprio clube, incluindo receitas de vendas de jovens revelados e parte da premiação obtida com a participação no Mundial de Clubes. O movimento reforça a estratégia de fortalecimento das categorias de base, que recentemente passaram a contar com mais profissionais após a criação do sub-11 e do sub-13, duas novas etapas na formação tricolor.
Por que isso importa para o futuro do clube
O Fluminense já está entre os cinco clubes mais reconhecidos do país em revelação de jogadores, e a modernização de Xerém vem como um esforço para ampliar ainda mais esse protagonismo. A nova estrutura visa garantir uma base de formação com padrão de excelência, dando condições para que jovens talentos se desenvolvam em um ambiente profissional desde cedo.
Além disso, a ampliação da infraestrutura reflete a proposta de profissionalização dos processos internos, algo que ganha força com os debates sobre a SAF do clube.
