Flu inscreveu 45 jogadores – mas não são 50 inscritos? – explicamos aqui
O Fluminense já encaminhou a lista com os inscritos para a segunda fase da Libertadores 2022. Com 45 nomes na referida lista, muitos tricolores se perguntaram os motivos do Fluminense não ter inscrito mais cinco nomes, totalizando 50 ao todo, como foi no passado. Ocorre que, neste momento da competição, a lista é composta por 45 nomes apenas. As cinco “alterações” ou “inserções” poderão ser feitas caso o Flu avançe à fase de grupos.
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) decidiu manter, nesta edição, o aumento dos números de jogadores inscritos – tal qual em 2020 e 2021 – em 50 nomes.
Em 2020, a entidade permitia a inscrição dos 30 nomes “de sempre”, permitindo alterações no decorrer da competição; em agosto daquele ano, aumentou para 40; em setembro, chegou aos atuais 50.
Na edição de 2021, a entidade já permitiu a inscrição dos 50 jogadores desde o início.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Essas medidas visam evitar que as equipes não tenham jogadores o suficiente para mandar a campo, mesmo vivenciando um surto de covid, e com isso perder por W.O. – ou viver situação parecida com a qual viveu o River Plate, quando inscreveu apenas 32 atletas (mesmo podendo inscrever os 50) e, devido a um surto na delegação, só teve 12 jogadores aptos para enfrentar o Santa Fé (ocasião em que um jogador de linha atuou no gol).
Desta forma, e no atual regulamento, as equipes que iniciam essa fase podem inscrever 45 atletas. Passando para a fase de grupos, serão cinco “alterações e/ou insersões”; nas oitavas, cinco alterações; nas quartas e semifinais, três alterações. Não poderão ser feitas alterações para a grande final.
Portanto, novidades na lista de inscritos do Fluminense, somente se o tricolor for à fase de grupos. Confira os nomes que estão na Libertadores 2022:
ST