Fernando Diniz destaca reforços na vitória do Fluminense contra Nova Iguaçu: “A gente está preparando um time para toda a temporada”

Compartilhe

O técnico Fernando Diniz comemorou a vitória por 1 a 0 do Fluminense sobre o Nova Iguaçu no Maracanã. Para a partida, o treinador optou por escalar 11 jogadores diferentes em relação a estréia contra o Resende. Entre eles, reforços como Guga, Vitor Mendes, Jorge e Giovanni, por exemplo, que receberam elogios por parte do comandante.

“Foram todos selecionados com muito critério para vir ao Fluminense. E todos eles conseguiram corresponder àquilo que estamos esperando. Alguns tiveram algumas dificuldades naturais, a gente está preparando um time para toda a temporada, e alguns não chegaram nas condições ideais. E eu não preservei ninguém. Todos cumpriram aquilo que tinham que cumprir e vão conseguir dar alegria para a torcida do Fluminense”, afirmou Fernando Diniz na coletiva após a partida contra o Nova Iguaçu.

Acostumado a rodar pouco o time desde que retornou ao Flu, Diniz também aproveitou para explicar a escalação de equipe diferente nesta terça-feira (17). De acordo com o treinador, esta é uma medida preservar os atletas neste início de temporada.

“Esse momento a alternância do time é isso. Não quer dizer que vou mudar na próxima quarta, mas a gente acertou pela carga de treinamentos que estamos dando, seria um descompasso se a gente ficasse repetindo o time. Vamos fazer jogo a jogo. Não vou falar que isso vai ser a métrica até o fim do campeonato”, disse.

Fernando Diniz na coletiva de imprensa após a vitória do Fluminense sobre o Nova Iguaçu
Fernando Diniz logo após a vitória do Fluminense sobre o Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Fernando Diniz reconhece falta de entrosamento na vitória do Fluminense contra o Nova Iguaçu

Com tantas mexidas, o treinador citou a falta de sintonia entre as peças. O Flu entrou em campo com Pedro Rangel, Guga, Vitor Mendes, David Braz e Jorge; Felipe Melo, Lima e Michel Araújo; Marrony, Alan e Keno. Por outro lado, destacou a entrega por parte dos atletas que atuaram na partida.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“Evidente que a gente teve algumas falhas de entrosamento, parte técnica e física, mas quero ressaltar e dar os parabéns para os jogadores porque das coisas que combinamos eles cumpriram o principal. Por isso conseguimos vencer. É sempre difícil jogar contra equipes bem treinadas e bem dispostas. O treinador do Nova Iguaçu está de parabéns. Superamos as dificuldades da temporada com muita vontade” disse o treinador.

Além disso, Diniz elogiou a postura do Tricolor em campo. Sobretudo na parte defensiva, que segue sem sofrer gols em 2023.

“Os jogadores se entregaram de sobremaneira na marcação e eles (o Nova Iguaçu) tiveram poucas chances de marcar. Só em um erro ou outro nosso… Teve o chance de muito longe e uma cabeçada. De resto, não cedemos praticamente nada, assim como contra o Resende. Temos que continuar assim, se dedicando ao máximo, porque as outras coisas a gente vai adquirir ao longo dos treinamentos e dos jogos”, concluiu.

Outras respostas de Fernando Diniz

Planejamento

“O futebol é muito complexo, hoje não foi a condição física, é uma questão mais de se fazer o ajuste fino da parte tática com a parte física. O time que terminou jogando o ano passado vai ter uma facilidade maior por conta do entrosamento, mas eu tenho certeza que daqui a pouco todos estarão na mesma página”

Time A e time B

“Tem uma questão de você mesclar um time e outro porque um vai estar numa rotação maior que o outro. E esses jogadores têm treinado rotineiramente juntos, e quando tem os duelos entre eles os treinos têm sido bem equilibrados. Eu acho que esse não é o momento de selecionar um time só. Eu acho que o entrosamento, eles jogando entre eles, vão ganhar um entrosamento mais rápido. Evidente que se fossem duas partidas decisivas eu iria colocar o time que eu acho melhor. Mas os jogadores só vão adquirir a melhor forma e o entrosamento jogando e tendo a possibilidade de errar, e depois acertar com a insistência”

“Em 2019 foi isso que aconteceu. A estratégia para esse momento é mesclar menos e todos irem ganhando o entrosamento um junto com o outro, e aí com o passar do tempo eu acredito que um ou outro vai migrar de um time para o outro”

Pedro Rangel

“Eu acho que os clubes brasileiros de maneira geral tem dificuldade de lançar os goleiros. Eu já trabalhei em alguns que são grandes formadores de goleiros, entregam para as seleções e acabam que, na hora de lançar, o goleiro não pode falhar. Todos os goleiros falham. Se for assim, a gente fica muito restrito para revelar jogar nessa posição. Eu vi no Pedro Rangel um jogador que tem características plenas para um dia ser titular do Fluminense. Trouxemos o Vitor Eudes que também vai ter condições de brigar pela titularidade, também um jovem, da base do Cruzeiro”

E a escolha do Pedro, além de eu acreditar muito nele, é o fato de já estar entrosado. É um jogador que tem características que facilitam para trabalhar comigo. Ele tem um bom jogo com os pés, é um goleiro muito impositivo, fez um grande campeonato ano passado pelo Sub-23 e nos treinamentos, que ele está comigo desde que cheguei aqui, me passou total confiança. E o Vitor Eudes também chegou muito bem, não conhece tanto o sistema, não está na sua melhor. Mas o Fluminense foi muito feliz, nós temos três grandes goleiros e qualquer um deles que jogar, a gente vai estar em paz com a decisão”

Lima como coringa?

“Muito cedo para falar em coringa. Se você ver o Giovanni, Martinelli, o Michel (Araújo), e o Giovanni hoje entrou na frente e terminou de segundo volante. O Lima começou no outro jogo mais avançado, e hoje mais recuado. O próprio Isaac hoje jogou de 10 e depois em outra posição. Então, acho que essa polivalência é natural de poder jogar em mais de uma posição, como acontece com o André, Martinelli e outros jogadores”

Com a vitória, o Flu chega portanto a 100% de aproveitamento na Taça Guanabara em 2023. O Tricolor volta a campo diante do Madureira no domingo (22), às 18h, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica-ES.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.