Fala, professor – Roger Machado: “Eu acho que foi uma partida 70~80% muito bem feita.”
O técnico Roger Machado concedeu uma entrevista coletiva após a vitória do Fluminense contra o Bangu pelo placar de 1×0, com gol de Ganso. O treinador comentou sobre a utilização do jogador como um ‘falso 9’, a estrutura utilizada em cada partida e as mudanças realizadas na equipe durante o jogo.
Roger, comandante da equipe pela segunda vez, comentou que está se adaptando aos estilos de jogo de cada atleta e afirmou que conseguiu ver algumas demandas dessa equipe nos dois jogos. Ele completou dizendo que quer criar formas e alternativas de time que possam sobrepor as dificuldades de acordo com o adversário.
“Com relação a estrutura, eu já estou me adaptando às características dos jogadores que eu tenho à disposição nesses dois jogos. Agora em relação ao modelo de jogo, eu já consegui ver algumas demandas importantes de dinâmica de aproximação, de deslocamento, de profundidade, um time bem distribuído dentro de campo sobretudo no primeiro e boa parte no segundo. Mas é um sistema que eu gosto de jogar também, já joguei de todas as formas e quero ter alternativas justamente para sobrepor as dificuldades que foram apresentadas na partida de acordo com a característica e qualidade do adversário.”
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Sobre a utilização do Ganso como ‘falso 9’, o técnico afirmou que foi uma adaptação e que ele foi utilizado dessa forma para municiar os jogadores rápidos das pontas. Roger também comentou sobre as entradas diagonais de Yuri por dentro da defesa adversária e disse que o volante conseguiu encontrar esses espaços com muita inteligência.
“Foi adaptação dos jogadores que tenho à disposição. Hoje eles jogaram em um tripé, com o Paulo (Ganso) flutuando na frente e tendo jogadores rápidos pelas beiradas para que ele pudesse municiar. As circunstâncias do jogo e os espaços dos adversários que permitiram que o Yuri pudesse fazer mais diagonais que, por exemplo, o Michel do seu lado. Foi justamente esse espaço que o Yuri percebeu e a gente pode explorar pelas circunstâncias do jogo e a leitura dos atletas no jogo. Pois você tendo o Gabriel Teixeira que é um jogador insinuante, pelo lado do campo, faz com que o lateral se descole da linha e por isso surgem espaços para que o médio interior possa fazer diagonais de dentro para fora. E o Yuri conseguiu encontrar espaços com inteligência e ocupou bem. E com o Paulo na frente, no primeiro tempo, municiando e articulando com um ‘falso 9’ deixando a linha defensiva sem referência. Eu acho que foi uma partida 70~80% muito bem feita.”

Substituições ao longo do jogo:
“Em relação as trocas, a gente demorou um pouco para entrar no jogo, não acionamos os jogadores que estavam descansados da partida, como o Matheus Martins e o Kayky que entraram com força e o próprio Samuel. O nosso centroavante também entrou bem para que a gente conseguisse segurar essa bola na frente. Ainda tentamos no fim do jogo sair jogando muitas vezes com o time desgastado, deveríamos ter entendido o jogo ali e ter acionado o pivô do Samuel como depois acionamos para a pegada de primeira e segunda bola. Eu não tenho preferência de sistema nenhum. Eu vou procurar fazer e complementar o que já vinha sendo feito mas criando alternativas para que a gente tenha modelos e estruturas diferentes para sobrepor as dificuldades que forem sendo apresentadas.”
Os seus gritos aos jogadores da beira do campo:
“Primeiro, desculpem, com o estádio vazio, vou usar minha voz de liderança. A tendência é que, à medida que os ensinamentos sejam assimilados, a intervenção à beira do campo sejam menos necessárias. É que por vezes estamos atrasando a bola para o nosso goleiro. Um recurso que se tornou comum no futebol, mas devemos usá-lo quando for importante. Também perdemos a oportunidade de finalizar no rebote ”
Contratações:
“A diretoria não só passa (sobre reforços), como discutimos diariamente. Ainda hoje tivemos uma reunião de trabalho para debater isso. Hoje estamos no mercado assim como os outros clubes do futebol brasileiro estão. Sabendo que há um aquecimento do mercado neste momento e tendo o cuidado para que ao movimentar o mercado não despertemos a atenção de outros concorrentes a possíveis reforços que a gente busque. Estamos constantemente falando a respeito. Não tenho dúvidas que a torcida vai ficar feliz com a possibilidade de trazer reforços para o clube. Estamos empenhando sempre em qualificar o clube para as disputas da temporada que temos.”
Possível paralisação do Carioca:
“O que eu penso é que o futebol não pode ficar a parte das necessidades importantes que sejam tomadas em função da pandemia. Sabemos como brasil está, com as UTIs cheias, cheias de lotação. ano passado quando a pandemia começou eu me posicionei afirmando que quando tudo parasse, não tinha com o futebol seguir. o futebol deve obedecer e seguir as regras para que a gente consiga superar. se for necessário parar, vamos para, sim. Para evitarmos perdas de vidas, já que os números são muito altos.”
Conquista do Campeonato Brasileiro Feminino sub-18:
“Parabéns às meninas do clube! Conquista importante. Comemorem que conquistar taça é bem importante e isso marca a carreira da gente.”
ST,
Edu Marques