Fala, jogador – Nino: “o que nos dá tranquilidade é saber que temos um elenco forte, independente de quem jogue”

Compartilhe

O zagueiro Nino participou de uma entrevista coletiva hoje (30) para a FLU TV. Com a marca de 100 jogos com a camisa Tricolor, o jogador comemorou o feito durante suas falas e declarou sua gratidão pelo clube:

“Um prazer e uma felicidade imensa estar completando 100 jogos, por muitas questões. Pela dificuldade de chegar ao Fluminense, de realizar esse sonho. O quanto é difícil o jogador chegar num nível de um clube como o Fluminense. Tudo que eu passei aqui no clube, todas as dificuldades. A felicidade pelo clube ter investido em mim, e de ter realizado a compra no final de 2019. Tudo isso torna muito especial e me torna muito feliz por essa marca de 100 jogos. Muito especial também, porque a gente sabe o quanto é difícil se manter em um clube desse tamanho, atingir essa marca. Eu costumo falar entre nós, os companheiros, eu ouvi isso de um treinador que: ‘’o futebol brasileiro é uma máquina de triturar gente’’. Muitas vezes, nós jogadores somos tratados como ‘’coisa’’. Em um jogo nós prestamos, no outro não. Talvez isso explique a nossa cultura de demitir e descartar treinadores tão cedo, muitas vezes com um trabalho de um mês ou menos. Então, nesse ambiente de triturador de gente, que é o futebol brasileiro, é uma marca muito importante pra mim”.

Com contrato até o fim de 2022, Nino diz estar feliz no elenco do Flu, e que suas conversas com a diretoria do clube são boas e com desejos “mútuos” de uma possível permanência:

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

“É um interesse mútuo a renovação. Tenho uma relação muito boa com a diretoria e o presidente. São pessoas que sempre me mostraram tranquilidade para trabalhar, transparência e responsabilidade. Temos conversado, é um desejo meu. Sou feliz no clube, adaptado, identificado. Se tudo der certo o mais rápido possível faremos. Não quero que meu contrato acabe sem uma renovação”.

O atleta comentou sobre o clube, as competições, a força do elenco, e como o Fluminense está forte e concentrado para as partidas da Libertadores:

Em relação ao nosso time, fizemos dois ótimos jogos, dois resultados muito importantes. A gente se preparou muito pra esse começo de competição, a gente viveu cada etapa dessa preparação de maneira muito intensa e a gente sabia que a tínhamos condição de fazer grandes jogos. A gente enxerga nosso grupo como um grupo muito difícil e desde o começo a gente sabia que precisaria se doar 100% para que os resultados viessem e a gente, Graças a Deus, fez isso. Eu vejo nosso time num bom caminho, ainda não conquistamos nada, ainda precisamos fazer mais bons jogos para conquistar a classificação para a próxima fase. Mas eu vejo que o nosso grupo tem ganhado corpo, que a gente tem conseguido colocar em prática aquilo que a comissão tem pedido e que a gente tem entendido muito bem o que é jogar a Libertadores. Por isso, a gente fica muito satisfeito com que a gente tem feito, com muita humildade, porque a gente sabe que precisamos fazer muito mais”.

Mailson Santana/FLUMINENSE F.C.

 

Sobre a semifinal do Cariocão

“Em relação ao jogo de domingo, um jogo muito importante pra gente, uma semifinal de Campeonato Carioca. Nós, jogadores, sempre queremos jogar, mas também entendemos que nosso corpo tem os limites dele, então é uma decisão muito difícil a se tomar e a gente fica tranquilo porque, a gente sabe que isso está na mão da comissão técnica e a melhor decisão vai ser tomada, com certeza.”

Parceria com Luccas Claro

“É um jogador de muita qualidade, que passa toda a segurança pra todo nosso sistema defensivo, que cresce em jogos grandes. É sempre um prazer jogar ao lado de jogadores assim, ele me passa muito da experiência de tudo que ele já viveu e fico muito feliz de ter essa oportunidade. A sequência de jogos ta fazendo com que a gente se conheça ainda mais e facilitando nosso trabalho”.

Evolução pessoal das características

“Em relação a saída de bola, é algo que eu sempre gostei de fazer, fui muito estimulado por treinadores que tive oportunidade de trabalhar. E tento sempre melhorar, encontrar um jeito de facilitar para os meus companheiros, para que isso vire um ponto forte, não só meu, mas de todo o time”.

Chegada de Manoel e David Braz

Em relação a chegada dos reforços, dois ótimos jogadores, dois caras sensacionais, de grupo, que foram muito bem recebidos e que se mostraram muito dispostos a se adaptar rápido, a sempre ajudar, a entender que o que vai fazer o nosso time chegar em lugares longes e ser um time forte, entender que a força é o grupo. Que cada jogador é importante da sua maneira e eu fico muito feliz de dividir esse espaço dentro do time e trabalhar com jogadores que eu admirei por muito tempo. São jogadores que eu vi jogar, que admirei muito, admiro muito e tenho tentado aprender o máximo que eu posso com eles. Com certeza são jogadores que vão nos ajudar muito”.

Sobre a equipe da Portuguesa-RJ, próximo adversário

“Uma equipe que teve uma campanha muito boa na primeira fase. Isso merece ser ressaltado, o merecimento deles de estarem entre os quatro primeiros do campeonato, isso ninguém questiona. Um time muito bem organizado, eu falo que é muito organizado há um tempo, porque em todos os confrontos que a gente teve contra eles, sempre se mostrou um time assim. Com boas peças, com jogadores de qualidade técnica, com um ataque rápido, então é um time que a gente precisa ressaltar todos os pontos fortes, respeitar o máximo e saber que a gente vai enfrentar um grande adversário no domingo, o primeiro jogo sendo no campo deles. Os últimos jogos que eu acompanhei lá, o gramado não estava muito bom e é uma coisa que a gente tem que adaptar também, o mais rápido possível. Mas, nós vamos preparados para todas essas circunstâncias, e com certeza focado no Carioca, para fazer um bom jogo”.

O pensamento de encontrar o Flamengo na final, em uma possível revanche

“Não é algo que a gente pensa no momento, a gente esta focado muito nessa semifinal, a gente não pode pular etapas. A gente vai encontrar um adversário muito forte e se a gente não tiver 100% focado, a gente vai ter problemas. Então, nosso foco está totalmente na Portuguesa, no que a gente tem que fazer no próximo jogo, no que a gente tem vivido na Libertadores. A gente não tem tempo pra ficar imaginando o que vai acontecer daqui a duas, três semanas, por que a gente tem jogos e objetivos muito importantes para alcançar no curto prazo. Nosso pensamento está todo neste jogo de Domingo e vamos passo-a-passo e se Deus quiser, fazer um bom primeiro jogo na semifinal pra se possível encaminhar um bom resultado pro próximo final de semana”.

Tamanho da desvantagem do Fluminense, atuando com a equipe reserva no domingo

“Eu não vejo uma vantagem pra Portuguesa, eu vejo nosso time muito focado, muito concentrado. A gente já esta acostumado a essa mudança de foco, virar a chave. Não é a primeira vez que a gente vive essa situação de estar em mais de uma competição , em ter que jogar jogos de competições diferentes logo em seguida. Então eu vejo uma facilidade, em virar a chave. Eu vejo nosso grupo muito forte, isso da tranquilidade por que a gente sabe que quem entrar em campo vai entrar muito bem, vai estar disposto a fazer o seu melhor”.

Vitória contra o Santa Fe-COL e a expulsão de Egídio

“Creio que não foi planejado, as circunstâncias acabaram fazendo com que aquilo fosse o que tínhamos e conseguimos fazer. Preferimos ficar com a bola, nosso time ficou muito exposto com um a menos. Foi uma expulsão duvidosa, não culpamos o Egídio em momento nenhum. Só quem está no campo sabe as decisões que podemos tomar dentro do campo e a velocidade do jogo. As trocas serviram para nos ajudar a marcar. Durante todo jogo eles se lançaram à frente, o fato da gente recuar se deu mais pelo adversário de colocar muitos jogadores na última linha do que ficarmos reféns do contra-ataque e esperar. Por tudo que tínhamos vivido, o cansaço e o desespero do adversário de se lançar e não guardar posição. Para se manter organizado e seguro foi o que fizemos e pelo sistema que foi marcado, pelo Roger, as mudanças, o Marcos Felipe, graças a tudo isso conseguimos um bom resultado” .

A próxima partida do Flu será domingo (02) às 16H, onde visita a Portuguesa-RJ, pela semifinal do Campeonato Carioca. O confronto será no Estádio Luso- Brasileiro.

 

Foto destaque: Mailson Santana/ FLUMINENSE F.C.

 

Por Bruno Sznajderman e Carlos Lima.

 

ST!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe