Fala, jogador! Danilo Barcelos: “Vir para cá foi uma das melhores decisões da minha carreira”
Nesta quarta-feira, Danilo Barcelos concedeu entrevista coletiva no CT Carlos José Castilho, na Barra da Tijuca. Ao falar pela primeira vez como jogador do Fluminense, o lateral-esquerdo disse estar muito feliz no clube, fez elogios ao grupo e falou que o pensamento no jogo a jogo é fundamental para que a equipe consiga conquistar seus objetivos ao final da temporada.
Chegada sob desconfiança, conquista da titularidade e relação com Egídio
“Encarei com naturalidade (a rejeição inicial), o peso e a forma com que aconteceu só me mostra o tamanho da torcida do Fluminense. Fiquei muito feliz com minha vinda para cá, uma das melhores escolhas da minha carreira. Fui muito bem recebido, já estou me sentindo em casa e espero ficar por muito tempo. Em relação a disputa pela posição, tenho um respeito enorme pelo Egídio e trabalhamos em prol do Fluminense. Estamos aqui para ajudar ao máximo.”
Escolha entre Fluminense e Cruzeiro
“Todos sabem como foi minha vinda para o Fluminense e eu sempre falo que foi a escolha certa. Fiz uma trajetória boa no Rio de Janeiro no ano passado (Botafogo) e foi uma opção de carreira também. Minha família ficou muito feliz, estão super adaptados. E essa chegada com a ambientação rápida tem me ajudado bastante.”
Chances de Libertadores
“Ainda é muito cedo para falar. Estamos fazendo um bom campeonato, mas é uma competição difícil, principalmente por tudo que a gente vem passando. Espero que possamos manter essa regularidade, continuar pensando no jogo a jogo, que e é o que estamos fazendo em todas as partidas. Vamos entregar o máximo que a gente puder.”
Lateral ofensivo ou defensivo?
“A ofensividade tem feito parte da minha carreira, principalmente pela bola parada. Eu treino bastante esse fundamento e isso me ajuda muito nesse quesito e também nos cruzamentos. Mas acredito muito na minha parte defensiva. Venho me desenvolvendo durante os anos e cheguei aqui com o objetivo de melhorar ainda mais nossa linha de defesa para que possamos ter mais tranquilidade para fazer os gols. Estou aqui de corpo e alma para ajudar o Fluminense e me entregar ao máximo em cada partida. Se puder ajudar também com gols vou ser muito feliz, mas meu principal objetivo é manter nossa linha defensiva bem sólida.”
O fato de jogar somente aos fins de semana pode ser uma vantagem para o Fluminense?
“É difícil falar em vantagem em relação ao resultado de uma partida. A vantagem no calendário será para o nosso grupo poder trabalhar mais e estar inteiro nas partidas. Vai ser também no que diz respeito às lesões e no número de treinamentos que o professor (Odair) terá possibilitando colocar mais qualidade na nossa equipe.”
Seleção da 17ª Bola de Prata na ESPN
“Acredito no treinamento em conjunto, prezo muito aqui no Fluminense, este sentimento de família. E quando conseguimos levar para o dia do jogo, o conjunto faz a diferença. O que importa pra mim é o grupo. O prêmio individual é uma coisa a parte, apesar de ter ficado muito feliz. Venho trabalhando para isso.”
Como é jogar com Fred
“Facilita muito, né? Sou um fã assumido dele, pela qualidade, por tudo que fez no futebol e, principalmente, no Fluminense. Toda jogada de linha de fundo eu o procuro na área, ele é a nossa referência. Além disso, a movimentação dele facilita a vida dos outros companheiros. Com certeza faz diferença dentro de campo.”

Com Danilo Barcelos entre os 11 iniciais, o Flu ainda não sabe o que é perder no Campeonato Brasileiro. São quatro vitórias e dois empates, além de um gol e uma assistência na conta do lateral.
Foto de capa: Lucas Merçon/FFC