Exclusivo ST: Felipe Canavan analisa atuação da equipe e projeta duelo contra o Ituano: “Não tem confronto fácil”
O Fluminense venceu o Referência nesta terça-feira (13) e avançou para segunda fase mata-mata da Copinha 2026. Os moleques de Xerém empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar e superaram os paulistas nos pênaltis. Durante a partida, o tricolor teve uma atuação dominante na primeira etapa mas acabou caindo de rendimento durante o segundo tempo. Em entrevista exclusiva ao nosso repórter Pedro Ribeiro, o treinador Felipe Canavan analisou a atuação da equipe e comentou sobre essa queda de rendimento.
“Nosso desafio é ser o mais regular possível. Concordo que o primeiro tempo foi bem melhor. Nós conseguimos impor nosso ritmo de jogo e explorar o que sabíamos que seria importante, mas a queda de rendimento, no segundo tempo, tem muito a ver com o desgaste físico dos jogadores, porque é uma competição em que estamos com o cobertor curtíssimo. Os atletas tiveram apenas um dia para se recuperar da partida contra o Esfera, o que também tem grande peso no desempenho. Óbvio que tentamos renovar as pernas e o fôlego com as trocas, mas não é simples. O jogo é muito mental. Sabemos que a oscilação, infelizmente, faz parte, mas vamos tentar ser equilibrados e dar a confiança que os meninos precisam para buscar uma regularidade maior na próxima fase”, afirmou Felipe Canavan
Na próxima fase, o Fluminense vai encarar o algoz da Copinha de 2024, o Ituano. O treinador dos moleques de Xerém comentou sobre a dificuldade desta partida contra o time paulista. O time de Itu vem impressionando tendo grandes campanhas na competição nos últimos anos.
“O Ituano-SP é um clube super organizado, que tem um trabalho muito sólido e relevante no estado de São Paulo, sempre revelando bons jogadores, com uma equipe profissional competitiva. Tivemos a oportunidade de acompanhar um jogo deles in loco, lá em Embu das Artes (ES), e sabemos que será um duelo difícil, contra uma equipe muito qualificada. Na Copa São Paulo não tem confronto fácil. A gente precisa estar o mais recuperado possível para seguir evoluindo jogo a jogo. Tenho falado bastante aos jogadores que precisamos avançar em termos de desempenho. Estou satisfeito porque tenho visto nossa evolução ao longo da campanha. Em boa parte do tempo fomos um Fluminense muito melhor do que o do Água Santa-SP, na primeira rodada. Espero que, diante do Ituano, sejamos ainda melhores do que o que vimos aqui frente ao Referência. É nosso grande objetivo”, afirmou Felipe.
Com a classificação garantida na próxima fase, existe a possibilidade dos moleques de Xerém terem que mudar de cidade para encarar o Ituano. O time paulista teve uma classificação superior a do tricolor na primeira fase, mas ainda não foi oficializado pela competição. Felipe Canavan falou sobre essa possível mudança de cidade.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
“É muito difícil prever. Espero que não, porque é um jogo único e precisamos competir onde for, mas não será surpresa. Sabemos que a Copa São Paulo tem suas nuances, e a mudança de sede, em algum momento, vai acontecer. Temos que estar preparados. Se a gente se deslocar para Embu das Artes (SP), na próxima fase, vai encontrar um campo de grama natural, porém muito menor do que aquele onde jogamos toda a primeira fase e contra o Referência-SP. O que, sem dúvida nenhuma, condiciona dinâmicas dentro da partida. Por outro lado, não podemos imaginar que vai ser um fator preponderante para deixarmos de competir em um bom nível. Espero que, se for o caso, a equipe consiga se adaptar rápido”
