Exclusivo – Com campanha histórica e pela primeira vez na semifinal, analista de desempenho da Lusa, Marcus Menezes projeta duelo contra o Flu: “É decisão”
Adversário do Fluminense nas semifinais do Carioca, a Portuguesa vem fazendo uma campanha histórica. O time superou já sua melhor participação no estadual, em 1976, e pela primeira vez, avançou para as fases finais. A Lusa agora terá a missão de superar o tricolor em duas partidas para chegar em uma inédita final.
Em contato exclusivo com a nossa reportagem, o analista de desempenho do time Marcus Menezes projetou o duelo contra o Flu.
“Muitos me perguntam na rua o que espero desse jogo. E digo: Jogo não… Decisão! Tenho a certeza que o cada um se doou ao máximo e tudo foi planejado para esse momento. Momento histórico para o clube e para cada um que faz parte desse processo. Eles tem a consciência que será um jogo muito difícil, uma decisão. Mas, também sempre desejaram esse momento.”

Marcus, hoje, trabalha como analista de desempenho da Lusa. Sua função está na análise dos treinos, jogos da equipe e adversários através da filmagem e vídeos dos jogos. Ele
contribuí com informações para que a comissão possa planejar os treinos e preparar a equipe para enfrentar as equipes adversárias com maiores informações e detalhes.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
ST: O que a Portuguesa pode ter como “trunfo” contra o Fluminense?
“Todos da diretoria, comissão e atletas sabem da qualidade e grandeza do Fluminense, mas temos certeza que o trabalho que está sendo realizado por todos pode nos levar ainda mais longe. Queremos algo mais e sabemos que podemos mais. Acredito muito que é possível, por tudo que conheço da diretoria, gestão de futebol, comissão técnica e dos atletas merecemos. E nosso talismã Sr Silva (responsável por toda pintura e afins do clube) preparou durante a semana algumas surpresas para esse momento especial.”
Durante a fase regular do torneio, a Portuguesa, na segunda rodada, derrotou o Fluminense pelo placar de 3×0 no Maracanã. O time não perdeu para os outros clubes grandes (empate com Flamengo e Botafogo e vitória contra o Vasco) e terminou com a melhor defesa dessa fase prévia, com apenas oito gols sofridos. As análises de Marcus contribuíram para uma melhor performance da equipe nesses jogos.

ST: O que pode falar da campanha histórica do clube no Cariocão 2021.
“A campanha desse ano já está na história do clube e da Ilha do Governador. Escuto desde que cheguei aqui dos jogadores e comissão t[ecnica a frase “Vamos fazer história”. Hoje, tenho certeza que essa frase virou realidade. A Portuguesa está na boca do insulano, está em cada esquina e em roda de conversa. Agradeço a oportunidade que tive em fazer a AOT(“estágio”) da CBF dada pelo presidente Marcelo Barros e à comissão técnica liderada pelo Felipe Surian por estar fazendo parte de alguma forma dessa construção. Estou aprendendo e crescendo muito e tenho certeza que ainda podemos ir além.”

A equipe tem como um dos seus principais nomes, o meia Chay, de 30 anos e que está sendo especulado no Botafogo. O atacante Emerson Santos, artilheiro do time, não jogará esse primeiro confronto pois tomou uma punição do STJD quando ainda defendia o Sampaio Corrêa-RJ, ele tirou toda a roupa na comemoração de um gol marcado, em dezembro de 2020, por uma partida válida pela Série B1 do Campeonato Carioca.
Portuguesa e Fluminense se enfrentam amanhã, às 16h, no estádio Luso Brasileiro, pelo primeiro jogo das semifinais do Campeonato Carioca. O jogo terá a presença do árbitro de vídeo.
ST
João Eduardo Gurgel
