Há alguns dias atrás, a CMTV (Correio da Manhã) noticiou que o Ministério Público está a investigar uma série de negociações entre o FC Porto e o Tombense, equipe da 3ª divisão do futebol brasileiro e que tem um dos seus donos o empresário Eduardo Uram. De acordo com o jornal, estão em causa suspeitas de branqueamento de capitais e comissões irregulares na compra de jogadores, usando clubes terceiros como intermediários. Chamou a atenção dos investigadores os negócios de grande dimensão que contrastam com a sua posição na Série C.
Um desses negócios que está a ser investigado é o da compra do atacante Evanilson, por quase nove milhões de euros, em agosto de 2020. O negócio foi anunciado pelo Fluminense, onde o jogador atuava à altura, mas quem detinha o seu passe e a maioria dos seus direitos econômicos era o Tombense. Também algumas transferências para a equipa B do FC Porto que envolveram o clube mineiro estão sendo investigadas. Foi o caso do zagueiro Wesley e do ponta Caíque. Ambos os jogadores fizeram cerca de 20 jogos no time brasileiro antes de serem vendidos aos portugueses.
Evanilson marcou dois gols no último final de semana pela Taça de Portugal (Foto: Divulgação)
Em contato exclusivo com a nossa reportagem, Márcio Barros, um dos empresários de Evanílson, que o descobriu para o futebol e que foi um dos responsáveis por conseguir manter o jovem no Fluminense (com o tricolor mantendo um total de 30% dos direitos), negou a denúncia do MP
“Isto, de fato, não procede. É mais uma notícia mentirosa que divulgam sobre a negociação. O próprio presidente do Porto também já ironizou a situação. Estou aqui para esclarecer que não teve nada de errado nessa negociação.”
O mandatário do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, aproveitou a apresentação das contas da SAD para, na mesma conferência de imprensa, esclarecer a questão envolvendo a transferência do ex-moleque de Xerém.
“Foi, de facto, um jogador comprado ao Tombense, porque o jogador era do Tombense, embora estivesse emprestado e a jogar no Fluminense. O FC Porto nada teve que ver com o Fluminense, porque o jogador, mesmo quando jogava nesse clube, era do Tombense. E foi com o Tombense que o FC Porto negociou um contrato claríssimo, em que se frisa que o jogador, embora estando no Fluminense, já tinha rescindido o empréstimo para poder vir para o FC Porto. Portanto, nada há de estranho. Vindo de onde vem, até admira não terem dito que os raptámos”, afirmou Costa.
Pinto Da Costa, em conferência de imprensa – Foto: Divulgação/FCP
Sobre os outros atletas da Tombense, Pinto da Costa continuou a argumentar que não houve irregularidade e que irá encaminhar o material ao MP.
“Os outros jogadores que vierem do Tombense foi o João Marcelo, o Caíque e o Wesley. Três jogadores que estão na equipa B, que vieram a custo zero, por empréstimo, sem qualquer comissão. Infelizmente, pelo menos dois já está decidido que não vão continuar, porque não revelaram qualidade. Portanto, vão apenas custar a estadia aqui e o ordenado, que não é grande. Não envolveu qualquer verba, repito. Nem do empréstimo, nem de comissão, fosse para quem fosse. Portanto, não é verdade que haja tentativas de esconder, como dizem, para branquear dinheiro, que é sempre uma coisa bonita nos jornais e dá para fazer títulos. O contrato que temos aqui é tão claro, que vamos enviá-lo para o MP, para, se for verdade que andam a investigar, não perderem tempo e poderem confirmar junto das entidades que aqui estão da veracidade do documento. Todas as transferências foram feitas legalmente, com documentos que temos em nosso poder”, explicou o presidente dos Dragões.
Agora, as partes esperam uma nova posição do MP para as próprias darem os próximos passos e chegarem em um veredicto final quanto a este caso. Enquanto isso, Evanílson vai ganhando mais minutos com Sérgio Conceição. No último fim de semana, o avançado marcou dois gols na vitória por 5×0, fora de casa, sobre o Sintrense, pela Taça de Portugal. O bom desempenho lhe rendeu começar entre os 11 iniciais na Champions League dessa semana, na vitória dos portistas sobre o AC Milan por 1×0 no Estádio do Dragão.