Em entrevista, Cano ressalta confiança do time e convoca a torcida para o Maracanã
Germán Cano foi o grande personagem da vitória do Fluminense sobre o Flamengo no primeiro jogo da final do Carioca. O atacante marcou duas vezes nos minutos finais para garantir a vantagem tricolor no jogo de volta. Os bons números neste início de temporada pelo Flu tem feito com que o argentino seja um dos grandes destaques do time. Na tarde desta quinta-feira, foi convidado a participar do Seleção Sportv para falar sobre a decisão da noite anterior.

Desde a fatídica partida contra o Olímpia pela Libertadores, o Fluminense não conseguiu desempenhar um bom futebol. Nos jogos seguintes contra o Botafogo também foram atuações abaixo do esperado, deixando transparecer muita insegurança. Embora o time tenha evoluído em relação a essas partidas e tenha vencido o rival na primeira parte da decisão, Cano disse que, no final das contas, o que importa é o resultado, mas reconheceu que o elenco precisa evoluir em diversos aspectos.
Esse cenário fez com que o time entrasse em campo com a pressão de vencer um clássico decisivo em meio a uma má fase. O desafio era ter a cabeça no lugar e saber jogar contra um adversário tecnicamente superior e de maior investimento. Na entrevista ao programa, Cano ressaltou a mentalidade do time ao comentar a proposta de jogo, destacando também a eficiência do ataque tricolor:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
“A ideia era ficarmos todos juntos. Sabemos que o Flamengo joga muito bem e tem jogadores com muita qualidade em todas as linhas. Sabíamos que eles iam atacar muito, o que aconteceu no jogo. Mas a gente sempre esteve ligado e atento com os jogadores da parte da frente. Acho que foi um trabalho muito bom de todos os meus companheiros.”
Sobre Paulo Henrique Ganso
A passagem do camisa 10 pelas Laranjeiras é sempre assunto nas mesas redondas ao falar da equipe tricolor. Em 2019 teve oportunidades com Fernando Diniz, mas em 2020 e 2021 o meia foi deixado de lado por Odair Hellmann e Roger Machado. Hoje, com Abel Braga no comando, vem tendo sequência e fazendo bons jogos, tornando-se opção para o treinador, que o escalou como titular diante do Flamengo.
Dentre as qualidades de Ganso, destaca-se a precisão de passes, a habilidade de cadenciar o jogo, ora soltando a bola mais rápido, ora segurando a posse. O argentino foi questionado se o papel de Ganso havia sido planejado por Abel, isto é, se fazia parte da estratégia do time começar com essas características e depois mudar o estilo de jogo para ter mais velocidade com a entrada de Jhon Arias:
“Foi conversado durante a semana. Todo mundo sabe o que o Ganso pode fazer em campo, com o bom pé que ele tem. Para a gente é importante ter a bola e manter a posse. Ele é um jogador diferenciado que faz isso muito bem. Acho que nós estamos precisando dele também. Ele não estava jogando e acho que ontem fez uma boa partida. Também conseguimos aumentar a confiança que todos tem que ter e que perdemos um pouco, para conseguir jogar com toque rápido, movimentar, criar chances de gols. Acho que ele é uma peça muito importante do time para isso, sobretudo para achar algum companheiro rapidamente na parte da frente. Foi uma grande partida e muito importante para o time”

O artilheiro convoca a torcida para o Marcanã na decisão
O apresentador do programa, André Rizek, comentou sobre a disparidade numérica entre as torcidas – causada principalmente pela dificuldade que os tricolores tiveram para adquirir os ingressos. Contudo, no sábado o Flu será mandante e esse número tende a ser mais equilibrado. A respeito dessas inseguranças envolvendo o clássico, Cano convocou a torcida e ressaltou a importância do apoio em jogos difíceis como esse:
“Os jogadores sempre querem jogar com estádio cheio. Queremos que o Maracanã esteja cheio. Precisamos da nossa torcida nos momentos bons e ruins nos apoiando ainda mais, porque nós sentimos esse apoio por parte deles. Estando bem ou mal, independente do que aconteça no jogo, peço que não parem de apoiar.”
Confiança é a chave para atravessar a má fase
Por fim, Petkovic abordou a eliminação contra do Olímpia, quando o Flu também possuía uma vantagem de dois gols no jogo de volta. De pronto, Cano respondeu que já esqueceu disso e que é um assunto passado:
“Já aprendemos com isso e agora é hora de retomar a confiança porque sabemos que não fizemos bons jogos. Sabe também que isso serve para que não aconteça mais no futuro. Ficaremos mais juntos, trabalharemos mais a bola, teremos mais confiança, movimentação e criaremos as situações de gol. Estamos trabalhando para continuar melhorando e deixar isso para trás. Agora é olhar para frente e pensar no sábado. Temos que sair como ontem, com dedicação, energia positiva, sabendo que será difícil e que temos que estar muito ligados nesse jogo.”
