ELEIÇÕES: Marcelo Souto lança pré-candidatura

Compartilhe

Na noite dessa última terça-feira, Marcelo Souto lançou sua pré candidatura à presidência do Fluminense Football Clube. Contudo, para conseguir oficialmente concorrer a vaga de mandatário, o líder do grupo Esperança Tricolor precisa conseguir as duzentas assinaturas de sócios contribuintes ou proprietários, até amanhã – quinta-feria – dia 30 de maio, para atender a um dos pré-requisitos estabelecido pelo estatuto do Clube das Laranjeiras.

Em reunião para cerca de 30 pessoas, na Barra da Tijuca, Marcelo Souto falou de suas principais propostas para o tricolor nos próximos três anos, defendendo um clube totalmente futebol. De acordo com Souto o clube foi criado para ser de futebol, como até hoje continua sendo sua atividade fim. Por isso ele frisa que o esporte que não se sustenta, terá suas atividades encerradas.

“Não tenho nada contra os esportes olímpicos, mas a razão do Fluminense existir é o futebol! O que move este clube é futebol! Costumo brincar que ninguém vira Fluminense por causa de vôlei, basquete ou tênis. Então os esportes que forem deficitários, vão ter as suas atividades encerradas.”

Não à toa o nome da chapa é “Fluminense 100% Football”. Na apresentação, Souto afirma que caso seja eleito seu mandato terá seis pilares : governança , recuperação financeira, reforma estatutária, foco no futebol, inovação e tecnologia.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Na oportunidade, seu vice de chapa, também foi apresentado. Ubiratã Oliveira, que é engenheiro formado pelo IME (Instituto Militar de Engenharia) com experiência de mais trinta anos trabalhando na área de gestão, concorrerá junto com Souto. O objetivo é implementar no Fluminense uma ferramenta de sistema de governança e gestão.

” A escolha de Ubiratã fica claro que as minhas escolhas serão de cargos técnicos, afastado daquela velha política do Fluminense, velha política do loteamento de cargos”.

Veja os principais temos abordados por Marcelo Souto:

Descentralização de poder no Fluminense:

” Eu costumo dizer que eu quero ser presidente para justamente diminuir seus poderes. O Fluminense fica refém de um modelo arcaico, onde uma pessoa tem o poder de tudo e com uma caneta na mão manda e desmanda. Quero que isso acabe na minha gestão, o presidente tem que ser mais um no barco, não pode ser o único tomador de decisões, a gente fica na mão de um monarca e dono do Fluminense não é o presidente e sim sua torcida “.

Dívidas 

” Precisamos trocar a dívida velha por uma dívida nova. Renegociando os pagamentos de forma que o clube consiga honrar com os compromissos.

Conselho fiscal independente

” Vemos hoje no clube que quem trabalha no conselho fiscal do clube, é um cargo que foi indicado pelo presidente e ainda é remunerado. Então vamos implementar um conselho fiscal por pessoas que não tenham qualquer vínculo com o clube, para garantir a maior transparência”

Sócio-Futebol

” O plano de sócio futebol de hoje é bem volátil, o torcedor se torna sócio e só tem dois “benefícios” de ter desconto no ingresso e após dois anos de adimplência têm direito a voto e nessa gangorra que vive o nosso futebol, em uma sequência de 3 , 4 jogos com resultados negativos o sócio deixa de pagar. Então ele nunca está inserido na política do Fluminense, dando uma falsa sensação de democracia. Quero fazer o torcedor participar da minha gestão”.

Conselho deliberativo

Vimos na aprovação de contas que há 240 conselheiros aptos a participarem da vida política do Fluminense, apenas 74 deles participaram. Com um conselho tão grande, não há foco. As discussões não geram frutos positivos ao Fluminense. A nossa ideia é botar um conselho proporcional. Hoje há 200 conselheiros que podem ser eleitos, e deve ser decidido por proporção de votos, se não o conselho sempre vai votar em benefício do presidente “.

Eleições On-Line

” Para quem vem nos acompanhado é uma bandeira clara do Esperança Tricolor, inclusive eu assino o projeito. Nós procuramos a empresa 4all que foi responsável pela eleição do Internacional de Porto Alegre, com uma votação superior a de 60 mil votos de forma online e levamos para o atual presidente, Pedro Abad, e para o Presidente do Conselho Deliberativo, Fernando Leite no final de janeiro e até hoje não obtivemos resposta. Porque na última eleição tivemos 14 mil sócios aptos a votar, mas apenas 4 mil votaram, então nosso objetivo é fazer com que todos os sócios votem.”

Fluminense S.A

” Clubes empresas já deixaram de ser o futuro, já é realidade no futebol mundial. Alguns clubes brasileiros já adotaram essa forma de gestão. Temos que começar a estruturar o Fluminense para isso, viabilizar a S.A, mais ou menos o que os Moreira Salles fazem com o Botafogo e caso eu seja eleito quem será responsável pelo estudo é o Pedro Trengouse. Ele é a referência no Brasil em transformar o clube em S.A”

Diniz

” A minha ideia é que ele fique conosco, no mínimo, até o termino do meu mandato (caso eleito). Alguns devem estar pensando isso é utopia, futebol brasileiro não funciona assim. Pois eu afirmo que deveria funcionar e o trabalho continuar, sou completamente contra ao que acontece no futebol brasileiro nessa gangorra de técnicos, 3 ou 4 ao ano. Isso provoca descontinuidade no trabalho, além de gerar um grande passivo para as contas do clube.

E eu não vejo só o Fernando Diniz treinando o profissional, vejo ele , como excelente professor e terá acesso a todas as divisões de base para implementar seu estilo de jogo e quando essas categorias chegarem ao profissional, o mlk de Xerém se sentir mais aperfeiçoado por estar acostumado com o estilo de jogo”

Em pouco tempo de eleição, como convencer o sócio  a votar em você

” Agir o máximo com transparência, mostrar para o sócio tem caminho , têm novas ideias surgindo, novas práticas na política. E que o torcedor pode ter a certeza que irá participar mais da gestão do clube, vamos trazer isso para a torcida.”

Primeira ação como presidente

” Reunir toda a equipe financeira para ver qual é a real situação do clube . Minha primeira contratação não vai ser um grande craque, vai ser uma auditoria independente para auditar os últimos cinco anos do Fluminense para começar a entender, esse buraco financeiro que o Fluminense vive hoje”.

Marcelo Souto Argumentou também ter uma equipe pronta, caso seja eleito, mas vai esperar ter as 200 assinaturas para anunciar .

As eleições no Flu ocorrerão no próximo dia 08 de junho.

ST!

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe