ChatGPT: Inteligência artificial aponta Nílton Santos como maior ídolo do Fluminense
Se perguntar para um torcedor tricolor sobre quem é o maior ídolo do clube, muitas respostas podem vir a mente. Afinal, como medir idolatria em mais de 120 anos de história? No entanto, para o ChatGPT, o maior ídolo do Fluminense é ninguém menos que Nílton Santos.
De acordo com a inteligência artificial, o Fluminense tem “uma rica história e vários jogadores lendários ao longo dos anos”, porém, “muitos apontam” o ex-lateral-esquerdo “como o maior ídolo da história”. A IA ainda se justifica dizendo que “A Enciclopédia do Futebol” defendeu o Fluminense “por quase 20 anos, entre 1943 e 1963”, além de lembrar de sua participação nas Copas do Mundo de 1958 e 1962 com a Seleção Brasileira.

Contudo, como sabemos, Nílton Santos nunca vestiu a camisa do Flu. Os quase 20 anos citados foram todos por um rival, o Botafogo, único clube que o lateral defendeu na carreira e onde é considerado o maior ídolo da história.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
Ao ser corregido, o ChatGPT então lamentou por esse “erro grave” e prometeu evitar novos equívocos no futuro.

Depois de corrigida, ChatGPT elege Fred como maior ídolo da história do Fluminense
Como toda inteligência artificial, o ChatGPT está em constante aprendizado. Por isso, logo após ser corrigida, a IA respondeu a mesa pergunta de forma diferente. Desta vez, o modelo de linguagem escolheu o ex-centroavante Fred como maior ídolo do clube.

Contudo, o Chat voltou a errar em partes da justificativa. Em primeiro lugar, ao chamar o ex-camisa 9 de “Imperador”, além de afirmar que o centroavante atuou entre 2005 e 2013, voltando entre 2015 e 2018.

Novamente, após ser retrucada, a IA se corrigiu e ainda acrescentou mais títulos de Fred pelo Tricolor, como Brasileirão de 2012, além dos Cariocas de 2012 e 2022.

Criada pela OpenAI — empresa de pesquisa britânica — o modelo de linguagem baseado em inteligência artificial recentemente se tornou uma febre por sua capacidade de interação. O “Fantástico”, por exemplo, já havia pedido para compor canções para os cantores Péricles e Sorocaba (da dupla Fernando & Sorocaba) em uma reportagem, assim como o “ge” a utilizou para eleger qual o maior clássico do futebol brasileiro.
ST