Cariocas e cariocas… que saudades do nosso campeonato

Compartilhe

Podem me chamar de saudosista. Mas quando eu olho para esse Maracanã desfigurado, recebendo jogos de um campeonato sem sentido, e tendencioso, me dá uma vontade de chorar. Chorar mesmo, e de tristeza. O que eles fizeram com nosso Campeonato? De uns tempos para cá ficou clara uma tendência horrorosa, mas que a grande mídia não fala, pois o protegido dela é o beneficiário desse escárnio.

Erros flagrantes marcam o campeonato. Juízes comemorando gols em campo e não há repercussão, não na medida correta. Pois esse erro foi determinante ao título de 2017. Ganhávamos por 1 x 0 e a decisão seguiria para os pênaltis, quando Réver atropela Henrique e na sequência sai o empate. Falta pra caramba à beça, ignorada pelo torcedor que apitava o clássico.

Sinto saudades dos verdadeiros clássicos, que eram definidos ali, na bola. Ainda bem que o de 95 não era contaminado como o de hoje. Eu não tenho a menor dúvida que se fosse nos dias atuais marcariam ou toque de mão do Renato; ou impedimento; ou perigo de gol. Sei lá. Mas iam dar um jeito de anular o gol e entregar o título do centenário deles para eles, e para que todos eles comemorassem. E até acredito que a comemoração nem seria tão velada assim.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Em 2018, contra o mesmíssimo Vasco, o árbitro inverte uma cobrança de lateral, no finzinho do jogo, e os caras, na sequência, pegam uma defesa desacordada e marcam o gol que nos tirou da Final. Alias que meleca de regulamento é esse? O campeão da Taça Rio e o Campeão da Taça Guanabara não estiveram presentes na final. Mas afinal, o que se esperar de uma entidade ultrapassada e que se acha dona da verdade.

A FERJ quer é saber de espremer o que puder do Carioca e dane-se o resto. Nesse campeonato, por exemplo, enquanto o Flu acumula quase 1 milhão de reais em prejuízos, a dona da razão (doses cavalares de sarcasmo, por favor) acumula mais de R$ 1.250.000,00 de lucro. É o tal do poste urinando no cachorro. Nada mais absurdo que isso. Mas ela fez por onde.

Com a chegada no poder dessa trupe que ai está, não se pode esperar grandes coisas. O que vimos na arbitragem de ontem é tão somente o reflexo desse campeonato falido e que só traz prejuízos aos clubes. Imaginem só se um atleta importante se machuca nesse campeonato horroroso e desfalca o time na temporada. Ah, nem precisa imaginar, basta lembrar quando o Scarpa sofreu aquela entrada criminosa do Douglas, do Madureira, no brilhante estádio de Los Lários – que é longe pra boneco – sob olhares atentos de 1.992 pagantes e uma renda: R$ 49.940,00. Para quem não se lembra, esse jogo era uma SEMI-FINAL!

Dois fatos curiosos sobre esse assunto aí, do paragrafo anterior. O primeiro que essa renda não paga a ida do Flu para lá. Tem concentração, deslocamento e toda a logística que envolve o jogo. O segundo, o jogador que deveria ter saído algemado de campo, por tentativa de homicídio, na falta que quebrou o Scarpa, só levou amarelo.

Então galera, há algo mais para se impressionar? No Carioca? Acho que não né. Já vimos a bola entrar e “assistente de linha” com astigmatismo; já vimos jogador ser expulso por chutar a bola após lance parado; já vimos árbitros comemorarem gols, e/ou pousarem com a camisa do time do coração em redes sociais. Nada mais me impressiona.

Ainda assim, no próximo Domingo, estarei lá para apoiar o Flu. Pois  aonde o Flu jogar, é pra lá que eu vou!

Contra eles, contra os outros eles, contra a arbitragem, contra a mamãe rede famosa e todo o resto.

ST

Washington de Assis


Compartilhe