Campeonato Carioca de 1906: o primeiro título estadual é tricolor!
A próxima coleção de uniformes do Fluminense homenageará os 115 anos do primeiro título oficial do clube, o Campeonato Carioca de 1906.
O campeonato foi disputado por 5 times do Rio de Janeiro (além do Flu, Bangu Athletic Club, Botafogo, Football and Athletic Club, Paysandu Cricket Club e Rio Cricket and Athletic Association) e 1 de Niterói (Rio Cricket and Association). Os jogos tinham 80 minutos, 40 em cada tempo. Foi o primeiro dos quatro títulos consecutivos conquistados pelo Tricolor (1906/7/8/9). Era o início também da “era tricolor”, já que, em 1904, por conta de dificuldades para adquirir o tecido cinza, aprovaram a mudança nos uniformes.
Esse estadual marcava o primeiro jogo oficial de competição no campo da Rua Guanabara, que viria a ser o endereço do futebol carioca, não só pela hegemonia tricolor construída naqueles tempos, mas porque times como América, Botafogo, Flamengo, Football & Athletic, Haddock Lobo, Internacional, Mangueira e Paysandu não possuíam estádio e então realizavam seus jogos lá.
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
O Fluminense estreou no campeonato diante de cerca de mil espectadores e goleou o vizinho Paysandu por 7 a 1. Foi um jogo movimentado, com gol contra dos adversários, pênalti e gol anulado por impedimento. Mas a história começaria a se escrever dos pés de Herácio, que marcou o primeiro gol do Campeonato Carioca, além de ter aberto o placar da partida após um chute bem colocado.
Herácio esteve presente em três das quatro conquistas estaduais consecutivas do início do século XX e foi artilheiro da primeira edição com 19 gols, uma média de 2 por jogo. Sua história no Fluminense começou antes mesmo da existência do clube, já que, em 1902, abriu sua casa para a reunião que ajudaria a fundar o Tricolor.
Sobre a estreia, o Paysandu ainda conseguiu empatar, mas o domínio tricolor era efetivo e o segundo gol veio rapidamente com Emile; o terceiro, de falta, foi marcado novamente por Herácio, que marcou também o sexto; o quarto foi contra de Murray; o quinto veio de pênalti dos pés de Emile; o último, mas não menos importante, foi marcado por ninguém menos que Edwin Cox.
A campanha do Fluminense teve nove vitórias e apenas uma derrota, sendo campeão com uma rodada de antecedência após vencer o Rio Cricket.
O time era composto por: Francis Walter, goleiro e então presidente do clube, Victor Etchegaray, Salmond Naegeli, Buchan, Edgard Gulden, Duque Estrada, Herácio Costa Santos, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Félix Frias. Quem também estava no time era o fundador Oscar Cox.

Demais jogos do campeonato:
13/5 – Fluminense 8 x 0 Botafogo – Rua Guanabara – gols: Horácio Costa Santos (3), Buchan, Gulden, Porthos Duque Estrada, Edwin Cox e Félix Frias.
10/6 – Bangu 0 x 4 Fluminense – Rua Ferrer – gols: Horácio C. Santos (2), Edwin Cox e Emile Etchegaray. Fonte: O Paiz.
14/07 – Fluminense 7 x 0 Football & Athletic – Rua Guanabara – gols: Horácio C. Santos (2), Edwin Cox (2), Félix Frias (2) e Gulden.
05/08 – Fluminense 1 x 3 Paysandu – Rua Guanabara – gols: Edwin Cox (Fluminense); McCullock (2) e Leo Yeats (Paysandu)
12/08 – Fluminense 2 x 1 Rio Cricket – Rua Guanabara – gols: Félix Frias e Edwin Cox (Fluminense); Vero (Rio Cricket).
09/09 – Football & Athletic 0 x 11 Fluminense – Rua Guanabara – gols: Horácio C. Santos (4), Edwin Cox (2), Buchan (2), Emile Etchegaray (2) e Félix Frias.
