Campello, presidente do Vasco e da comissão de clubes na CBF, pretende pedir antecipação de receitas da Globo
O presidente vascaíno Alexandre Campello, que também é o presidente da comissão de clubes na CBF, pretende solicitar à Rede Globo, uma antecipação de receitas para os clubes da Série A do Brasileiro. A ideia do dirigente é aumentar o fluxo de caixa dos clubes que, após a nova fórmula de pagamentos das Cotas de TV, tiveram grande parte destas receitas concentradas no final do ano.
Com o argumento de que todos os clubes receberão premiação pela participação e colocação no campeonato – este ano todos, inclusive os rebaixados – recebem pelo menos R$ 4,6 milhões (premiação para quem chegar em 20°), Campelo entende que como todos tem esse direito, a emissora poderia antecipar esse valor e aliviar o fluxo de caixa dos clubes. Contudo, ainda não é certo que isso vá acontecer.
Primeiro porque esse modelo ainda não foi aprovado, de forma oficial, pelos clubes. A maioria deles já concordou com o novo modelo e será apenas questão de tempo para que isso seja oficializado. E segundo pois a Globo entende que as receitas são provenientes do próprio campeonato, que só inicia em maio, razão pela qual a concentração dos maiores pagamentos no segundo semestre. A emissora já sabe do pleito e promete estudar a situação, mas não garante que haverá a antecipação:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
– A gente vai conversar com a Globo. Eu estou incumbido de fazer esse trabalho. Já que existe um mínimo garantido esse fluxo pode ser distribuído ao logo do contrato. Não há possibilidade de chegar ao final e o clube não receber – disse Campello ao portal UOL.
A mudança na fórmula de pagamento das Cotas foi uma sugestão da própria Globo e aceita pelos clubes que, evidentemente, sabiam que as receitas viriam mais concentradas no final do ano. Ainda não há uma data precisa para que seja decidido se haverá ou não a antecipação destas receitas. Mas a expectativa é que se resolva antes mesmo do início do Brasileirão, marcado para o dia 03 de maio.
ST
Fonte: Bolg do Rodrigo Matos, UOL.