Boca Juniors vai para sua sétima final de Libertadores contra uma equipe brasileira – Veja o retrospecto
O Fluminense vai enfrentar o Boca Juniors pela final da Libertadores no dia 4 de novembro, às 17h, no Maracanã. A equipe Argentina irá encarar um brasileiro na decisão deste torneio pela sétima vez em sua história.
Dos seis títulos dos Xeneizes, quatro foram em cima de brasileiros e em duas ocasiões ficaram com o vice-campeonato. Coincidentemente, as derrotas foram na primeira e última final que enfrentaram equipes do Brasil. Em 1963, perderam para o Santos e em 2012, para o Corinthians.
Confira as finais de Libertadores que o Boca Juniors enfrentou brasileiros:
Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram
1963 – Santos x Boca Juniors
O Boca enfrentou o atual campeão da época, o Santos. A equipe contava com craques, como: Pelé, Coutinho e Pepe. O Alvinegro Praiano se sagrou campeão vencendo por 3 a 2 no Maracanã e depois por 2 a 1 na Bombonera.
1977 – Cruzeiro x Boca Juniors
O Boca mais uma vez enfrentou o atual campeão da Libertadores, mas dessa vez consquistou seu primeiro título. No primeiro jogo, na Bombonera, os Xeneizes venceram a equipe do Cruzeiro por 1 a 0 e no Mineirão, a equipe Celeste devolveu o placar. A decisão foi para o terceiro jogo em campo neutro e terminou em 0 a 0. Na cobrança de pênaltis os argentinos venceram por 5 a 4 e conquistaram pela primeira vez a América.
2000 – Palmeiras x Boca Juniors
Mais uma vez o Boca Juniors enfrentrava a equipe que havia ganho a última edição da Libertadores. De um lado tinha o Palmeiras com Marcos, Alex e César Sampaio, do outro os argentinos com Riquelme, Palermo e Walter Samuel. O primeiro jogo, na Bombonera terminou em 2 a 2 e a volta no Morumbi foi 0 a 0. Assim, a decisão foi novamente para os pênaltis e o Boca foi campeão ao ganhar por 4 a 2.

2003 – Santos x Boca Juniors
Neste ano, o Boca conseguiu a vingança contra o Santos após perder a final de 1963. Os argentinos ganharam na Bombonera por 2 a 0 e no Morumbi por 3 a 1. Os Xeneizes contavam com um excelente time, o goleiro Abbondanzieri e os atacantes Marcelo Delgado e Tévez eram alguns dos craques.
2007 – Grêmio x Boca Juniors
Em 2007, o Boca ganhou do Grêmio com o incrível placar agregado de 5 a 0. O primeiro confronto na Bombonera terminou em 3 a 0 e no Olimpo por 2 a 0. Os Xeneizes tinham na equipe Palermo, Palácios e Riquelme que acabaram com a decisão.

2012 – Corinthians x Boca Juniors
Pela primeira vez a equipe do Boca enfrentou na final um brasileiro que nunca havia ganho a Libertadores e teve uma experiência negativa. Empataram o primeiro jogo por 1 a 1, na Bombonera e no Morumbi perderam por 2 a 0 com dois gols do Emerson Sheik.